SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária de 12/02/2015

Facebook Twitter Google

Câmara Municipal de Itaúna


Aplausos Í  Arquê – os vereadores aprovaram o Processo de Moção 04/2015 que prestigia a empresa ARQUÊ – Projetos e Construções, pelo importante trabalho social desenvolvido em prol da comunidade itaunense. Leo Bala, idealizador do projeto, falou sobre a importância da empresa, devido aos trabalhos que presta para a sociedade. Destacou a participação da empresa na pintura da Igreja Matriz- trabalho social muito bem desempenhado pelo município. Leo parabenizou os senhores Samuel Herculano e Walber Guimarães, dirigentes da empresa. O Secretário Gil Máximo também elogiou a restauração da igreja e falou que a empresa sempre se colocou Í  disposição para esses benefícios. Os vereadores Marcinho Hakuna e Francis Saldanha parabenizaram a atuação da empresa.


Conselho Municipal de Saneamento Básico de Itaúna - os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária Nº 116/2014, que cria o CMSB (Conselho Municipal de Saneamento Básico). O projeto tem como autor o Prefeito Osmando Pereira da Silva. O vereador Nilzon Borges lembrou da finalidade do projeto: garantir a gestão democrática e transparência da gestão pública, com políticas públicas de saneamento básico. Nilzon ressaltou o papel importante do Conselho sobre ações e recursos a respeito do saneamento do município, criando maior relação entre poder público e sociedade.


O vereador Hudson Bernardes apresentou uma Emenda, inserindo um Membro da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal de Itaúna para fazer parte do Conselho. Hudson justificou que o objetivo é valorizar Legislativo Itaunense, iniciativa elogiada pelos vereadores Nilzon Borges e Marcinho Hakuna.


Associação Comunitário do Bairro Garcias – a cidadã Daniela Maria dos Santos, na Participação Popular, defendeu que essa Associação tenha o seu espaço para desenvolver atividades, hoje paralisadas. Ela ressaltou que o povo da região de Garcias está prejudicado. Daniela também reivindicou sinalização na Rua São José e alertou sobre semáforo que não funciona e coloca a vida das pessoas em risco. Daniela cobrou o funcionamento da creche e PSF em Garcias. O vereador Édio Gonçalves informou que será contratado vigia para atuar nessa creche. O vereador Antônio Da Lua informou já ter solicitado melhor sinalização de ruas em Garcias.


Morte de bebês- os vereadores discutiram a respeito de denúncia de que uma médica seria responsável pela morte de bebês na cidade de Nova Serrana e a mesma estaria atuando no Hospital Manoel Gonçalves. O vereador Antônio Da Lua relatou reclamações de pacientes em relação ao assunto e cobrou providências. Para o vereador Leo Bala há muitos médicos exercendo mal a profissão, colocando em risco a integridade física dos cidadãos. Para o vereador Hudson Bernardes essa questão deveria ter sido avaliada antes da contratação. O vereador Joel Márcio ressaltou que o Município poderia demitir a médica. O vereador Giordane Alberto sugeriu agendar reunião com membros do hospital para ver a quem cabe a responsabilidade pela médica e sua atuação. Os vereadores Hudson Bernardes e Lucimar Nunes relataram que a Comissão de Direitos Humanos deverá se envolver nessa situação. O vereador Marcinho Hakuna sugeriu rigor nessa análise, por se tratar de vidas em risco. Para o vereador Maurício Aguiar esse tipo de profissional não passa credibilidade. O vereador Nilzon Borges relatou que o caso deve ser investigado, ouvindo as duas partes.



Escola Artur Contagem Vilaça- A vereadora Palmira Feliciano solicitou reforma e ampliação da Escola Municipal Artur Contagem Vilaça, no Cidade Nova. A vereadora ressaltou que essa escola atende cerca de 200 alunos da região e é referência de qualidade em ensino. Segunda ela, não há condições das crianças estudarem, devido Í s salas interditadas, com problemas no telhado e na rede elétrica. Ela sugeriu a instalação de laje no local e citou outros problemas na entidade, pedindo urgência no atendimento. O vereador Hélio Machado comunicou Í  vereadora Palmira ter sido informado por um engenheiro da Prefeitura, que serão feitas melhorias no forro da escola.




Acompanhe outras reivindicações e discussões dos vereadores


Foi feito um minuto de silêncio e apresentado Voto de Pesar do vereador Giordane Alberto, para com a senhora Alice Cândida Amaral, falecida no dia 11/02/15, mãe do senhor “Chico” funcionário do Canteiro de Obras.


O Presidente Francis Saldanha apresentou Pedido de Informações sobre os questionamentos feitos pelos cidadãos José Alves Capanema Júnior e Cochise César de Monte Carmo, a respeito dos Decretos Municipais nº 6.095/2015 e nº 6.097/2015.


O vereador Giordane Alberto solicitou reforma do passeio na rua Bonfim, no bairro das Graças.


O vereador Adão Batista solicitou a instalação de “traffic-calming” em dois pontos da rua Lagoa da Prata, bairro Morro do Sol.


O vereador Antônio Da Lua solicitou o asfaltamento da rua Dona Augusta, bairro Cerqueira Lima e também da rua Marcos Vasconcelos, bairro Morro do Engenho. Da Lua solicitou ainda a instalação de “traffic-calming” na Av. Dr. Miguel Augusto Gonçalves, no bairro São Judas Tadeu.


O vereador Nilzon Borges discursou a respeito da preocupação com meio ambiente e preservação da água. Ele lembrou de diversos trabalhos que estão sendo feitos nesse sentido. O vereador Leo Bala parabenizou a iniciativa de reflorestamentos realizados e alertou sobre as nascentes que secaram. Nilzon lembrou ainda que a realização do Carnaval em Itaúna será possível devido aos investimentos feitos na preservação da água.


O vereador Alex Artur destacou que a falta de estagiários cedidos pela Câmara Í  Polícia Civil pode prejudicar os trabalhos da Delegacia.  


O Secretário Gil Máximo agradeceu pelas mudanças feitas no trânsito em vias como a José Flávio Aguilar e Maria de Castro no bairro de Lourdes, que passarão a ter sentido único de circulação, trazendo mais segurança Í  comunidade.


O Secretário Gil ressaltou a importância de implantação de telefonia fixa em área rural.



O Presidente Francis Saldanha informou que o Pequeno Expediente da próxima reunião, em 24/02, será suprimido para a prestação de contas anual da Emater.  

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.