A Câmara

Comissão Transporte Público 2021

3ª Reunião da Comissão para estudo acerca da qualidade do transporte público municipal

19/05/2021

Ata de Reunião


Rastreadores Eletrônicos deverão ser instalados na próxima semana afirma representante da empresa



Na tarde da última quarta-feira (19/05) os membros da Comissão Especial instituída para analisar a qualidade do transporte público: Silvano Gomes Pinheiro (Presidente), Nesval Júnior (Relator), Gustavo Dornas, Aristides Ribeiro voltaram a se encontrar para dar prosseguimento aos trabalhos. Desta vez, a reunião contou com a presença do advogado e representante da empresa ViaSul Sr. Jardel Carlos Araújo e José Gomes de Souza (Gerente da ViaSul).


Dando início à reunião, o presidente da Comissão Silvano Gomes passou a palavra ao vereador Aristides Ribeiro (Tidinho). Este, indagou se a empresa havia definido um terminal de embarque e desembarque de passageiros. Segundo Jardel Araújo, a empresa ViaSul fez uma doação à Administração Municipal de um estudo de mobilidade urbana elaborado pelo Cefet MG, mas, em virtude da pandemia da Covid-19 esse projeto ainda não pôde ser implementado. Estudos elaborados, apontam a instalação do terminal na Praça José Flávio de Carvalho. A construção será de responsabilidade da Prefeitura de Itaúna.


Gustavo Dornas, autor do pedido da instauração da comissão, cobrou do representante da empresa a circulação de mais ônibus nos horários de pico para evitar aglomerações e reforçou o pedido da instalação de rastreadores eletrônicos em todos os veículos da empresa.


Jardel Araújo declarou à comissão que em face da pandemia a empresa estaria passando por problemas financeiros, acumulando mais de 4 milhões de reais (R$ 4.624.783,87) de déficit. Anunciou à comissão, a contratação de uma empresa a qual, implantará um sistema de rastreamento eletrônico já na próxima semana.


Outra informação prestada pelo advogado, foi acerca da dos pontos de recarga dos cartões de Ônibus. A empresa conta com dois vendedores no entorno da praça da matriz e estuda ainda uma parceria com a banca de revistas. A possível vacinação dos motoristas também foi solicitada por Jardel Araújo.


Nesval Júnior, membro da comissão e líder do Governo na Câmara, se comprometeu a contatar o Secretário de saúde e apresentar a solicitação.



                                                  (Representantes da ViaSul: Dr. Jardel e Dr. José Gomes)



2ª reunião da Comissão Especial para estudo acerca da qualidade do transporte público municipal

12/05/2021

Ata de Reunião


Comissão Especial do Transporte Público



Gerente do setor de Tecnologia da Informação comparece à comissão


* Rastreadores de fiscalização foi a pauta da reunião


Os membros da Comissão Especial instituída para analisar a qualidade do transporte público ouviram o Gerente do Setor de Tecnologia da Informação - TI da Prefeitura, Cláudio Machado. Este novo encontro da comissão como previsto, foi realizado na tarde quarta feira 12/05 no plenário da Câmara Municipal com transmissão ao vivo. Compõem a comissão os vereadores: Silvano Gomes Pinheiro (Presidente), Nesval Júnior (Relator), Gustavo Dornas, Aristides Ribeiro e Edênia Alcântara.


O vereador Aristides Ribeiro (Tidinho), deu início a série de perguntas, indagando Machado sobre a participação do setor de informática na concessão do serviço de transporte coletivo. Segundo o servidor público, o setor de TI da Prefeitura foi provocado para dar suporte a estudos acerca da implantação de tecnologias na prestação de serviços da concessionária; "não apenas para o funcionamento de equipamentos de rastreamento de veículos, mas também para o desenvolvimento de software de gestão da frota desses veículos, visando a qualidade e a economicidade na prestação dos serviços".


Após pesquisa do setor de TI foi sugerido a realização de uma licitação para escolha de empresa especializada para o fornecimento de equipamentos de rastreamento de veículos e software de gestão da frota. Gustavo Dornas, autor do pedido da instauração da comissão, informou ao Gerente do setor as reclamações dos cidadãos itaunenses sobre o atraso nos horários dos ônibus provocando aglomerações dentro dos veículos. Relatou o trabalho dos fiscais, "mesmo com afinco", não conseguem corresponder as demandas de fiscalizações necessárias. Dornas demonstrou sua insatisfação quanto a retirada dos rastreadores pela empresa com a justificativa de redução de custos, comprometendo uma fiscalização eficiente.


Abordado sobre o valor destes rastreadores, Cláudio Machado recorreu a ata do Pregão de 2019, constatando o valor de R$37,90 por veículos/mês. Enfatizou o gerente da TI que os rastreadores foram adquiridos pela empresa. Gustavo Dornas defendeu no retorno da instalação dos rastreadores, levando em conta o valor baixo dos mesmos. Silvano Gomes Pinheiro foi contundente em atribuir a responsabilidade da fiscalização a empresa. "Ela tem a obrigação Social de atender a população itaunense com a ampliação dos horários". A próxima reunião será realizada dia 19/05 às 13h30 e deve contar com a presença dos representantes da empresa.


                                                                           (Cláudio Silva Machado

                                          Gerente de TI da Secretaria Municipal de Administração da PMI)


1ª Reunião da Comissão Especial Referente ao Estudo da Qualidade do Transporte Público Municipal

06/05/2021

Ata de Reunião


Comissão Especial de Transportes ouve representantes do setor de Trânsito da Prefeitura


Os membros da comissão Especial instituída para realizar estudos acerca da qualidade do Transporte Público de Itaúna se reuniram na tarde de quarta -feira 05/05. O encontro presidido pelo vice presidente da Câmara vereador Silvano Gomes Pinheiro contou com a presença dos seguintes vereadores: Gustavo Dornas ( autor do pedido da instauração da comissão especial), Nesval Júnior – relator da comissão, Edênia Alcântara e Aristides Ribeiro (Tidinho). A comissão recebeu os membros do setor de Trânsito da Prefeitura, responsáveis também pela fiscalização dos transporte público. Cíntia Valadares (Gerente de Trânsito) e os fiscais de concessão: Peri tupinambás Lima e Bruno Siqueira. Estes funcionários foram convidados e responderam a inúmeros questionamentos dos membros da comissão. Terminal de Embarque e Desembarque de passageiros, queda do números de passageiros transportados, dispensa de trocadores, monitoramento de fiscalização, aumento do número de ônibus nos horários de pico foram a tônica do encontro. Muitos Projetos do setor de Trânsito principalmente no tocante a transporte público foram suspensos em face da Pandemia da COVID-19, esclareceram os funcionários presentes. No entanto, afirmaram que não estão parados, as fiscalizações continuam e o trabalho para aumentar o número de horários de ônibus é constante. Um canal de comunicação com os cidadãos foi proposto pelo presidente da comissão Silvano Gomes. Este instrumento seria para a comunidade fazer suas queixas sobre eventuais irregularidades. Sugeriu o mesmo vereador que os fiscais usem crachás e coletes para melhor identificação. Gustavo Dornas defendeu o retorno do monitoramento de fiscalização, considerando um custo baixo e de alta efetividade. A próxima reunião deverá ocorrer na próxima quarta feira 12/05. Deverão ser convidados o responsável pelo setor de tecnologia da informação da Prefeitura, Cláudio Machado e os representantes da empresa Viasul.


                          (Presidente Silvano Gomes, Relator Nesval Júnior, Edênia Alcântara e Aristides Ribeiro)
                                                                    (Gisele Peixoto - Oficial Legislativo)
Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.