SALA DE IMPRENSA

Notícias

Em reunião na Câmara, secretário de saúde fala do Espaço da Mulher e destaca atendimentos realizados do CEMO Dr. Ovídio.

Facebook Twitter Google

Na reunião ordinária da última quinta-feira, dia 21, na Câmara Municipal de Itaúna, o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, compareceu após convocação da câmara para prestar esclarecimentos, especialmente sobre a área da saúde da mulher. Com a presença de todos os vereadores, o encontro foi uma oportunidade para discutir questões cruciais relacionadas à saúde pública do município. O foco principal foi o Espaço da Mulher, localizado no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio Nogueira Machado, inaugurado em 2017.


Fernando Meira enfatizou a importância desse espaço como um local destinado a oferecer atendimento integral e humanizado às mulheres em todas as fases de suas vidas. Ele destacou os números expressivos de atendimentos realizados no local, incluindo consultas pré-natais, exames ginecológicos, mamografias, inserções de DIU, entre outros procedimentos.


Entretanto, o secretário reconheceu os desafios enfrentados pela saúde pública de Itaúna, especialmente a dificuldade na contratação de profissionais da área médica. Ele ressaltou que a escassez de médicos disponíveis tem impactado diretamente na demora do atendimento e na falta de cobertura durante períodos de férias de alguns profissionais.


Durante a reunião, foram discutidas estratégias para melhorar a oferta de serviços de saúde, incluindo negociações com hospitais para ampliar a capacidade de atendimento pré-natal e aquisição de equipamentos, como mamógrafos, para reduzir as filas de espera.


O secretário também aproveitou a oportunidade para fazer um apelo às pessoas com sintomas leves de dengue, orientando-as a procurarem os Postos de Saúde da Família (PSF) para atendimento, aliviando assim a demanda no Hospital Manoel Gonçalves.


Diante dos desafios, Fernando Meira reafirmou o compromisso da Secretaria de Saúde em buscar soluções para garantir um atendimento eficiente e de qualidade à população de Itaúna, especialmente às mulheres, em consonância com as políticas públicas de saúde.


A próxima etapa, segundo o secretário, envolverá o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, visando desafogar os serviços secundários e terciários, além de continuar investindo em ações preventivas e de promoção da saúde no município.


Por fim, ficou evidente durante a reunião a importância do diálogo entre os poderes legislativo e executivo para o enfrentamento dos desafios na área da saúde e a busca por soluções que atendam às necessidades da população de Itaúna.


Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.