Reunião Plenária de 20/11/2012.

Câmara Municipal de Itaúna

Remanejamento- após ampla discussão os vereadores presentes aprovaram nessa reunião o Projeto de Lei Nº 86/2012, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito suplementar no orçamento vigente. O projeto foi aprovado com votos contrários dos vereadores Delmo Barbosa, Gleison Fernandes e Alex Artur.

Justa homenagem- o vereador Anselmo Fabiano apresentou para votação dois projetos de denominação de logradouro público no bairro Santa Edwiges, Etapa II. Um deles, o Projeto de Lei Nº 82/2012 denomina como logradouro público a Rua Francisca da Silva Corgozinho. Familiares da homenageada estiveram presentes e manifestaram grande satisfação pelo reconhecimento.

Outro projeto é o de Nº 87/2012, que denomina como logradouro público a Rua Kênia Cristine Guimarães.

O vereador Anselmo Fabiano justificou a homenagem com essas nomeações, por serem pessoas de grande relevância para a cidade.

Tribuna Livre- o cidadão Mateus Alves Penido usou o expediente da Tribuna Livre para falar a respeito da Praça de Esportes de Santanense. Ele comentou sobre o surgimento do clube e a respeito da próxima eleição da diretoria. Mateus pediu mais atenção para a Praça de Esportes e citou inclusive, que o local chegou a ter 6 mil associados e hoje conta com apenas 300. O cidadão discursou ainda a respeito da necessidade de criação de um Conselho Comunitário no bairro Santanense.

Arborização- o cidadão Mateus Penido chamou a atenção para a necessidade de melhor arborização da cidade. O vereador Anselmo lembrou a grande proporção de cortes de árvores na cidade, assunto que foi comentado também pelo vereador Márcio Bernardes. O vereador Antônio de Miranda lembrou que é preciso haver um plantio adequado de espécies e também uma melhor manutenção. O vereador Gleison Fernandes lembrou projeto dele que obriga as concessionárias de automóveis a plantarem na cidade, uma árvore a cada carro vendido e lembrou a necessidade de execução dessa lei. O vereador Alex Artur comentou sobre o risco causado por diversas árvores na cidade devido Í  falta de poda correta.

Consciência Negra- o vereador Márcio Bernardes lembrou a comemoração do Dia da Consciência Negra. Ele criticou o preconceito ainda existente em relação aos negros e a outros segmentos. Para ele, mesmo com as leis favoráveis, as minorias ainda não alcançaram os direitos suficientes.

Gilberto Vilela