SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária de 22/05/12

Facebook Twitter Google

Acesso a praças de esportes- foi apresentado pelo Executivo o Processo de Veto Nº 03/2012, que opõe veto ao projeto de Lei Nº 15/2012, que assegura o direito de acesso amplo e irrestrito dos associados aos Centros Desportivos, Associações Desportivas e praças de Esportes subvencionadas com recursos públicos. O veto foi votado e mantido com cinco votos contrários e 05 favoráveis. O vereador Antônio de Miranda manifestou seu apoio a esse projeto, sendo contrário ao veto. O vereador Anselmo Fabiano lamentou a decisão de manter o veto, para ele o projeto seria uma forma de interação e facilidade que só beneficiaria a população, porém com esse veto a cidade perde mais uma vez.


Acessibilidade- o vereador Anselmo Fabiano comentou sobre a falta de acessibilidade na obra de reforma da Praça Dr. Augusto Gonçalves, ele lembrou que desde 2010 a lei exige que as obras sejam feitas com adaptações para pessoas com deficiências e comparou Itaúna com outras cidades, onde logradouros são todos adaptados a essas necessidades.


O vereador Delmo Barbosa ressaltou que diminuíram as críticas em relação Í  reforma da Praça da Matriz. Ele elogiou a obra feita, inclusive por retirar os carros do centro da praça e também pela captação pluvial. Delmo frisou que algumas mudanças podem trazer ainda mais melhorias, como por exemplo, adaptações no trânsito com a volta do Estacionamento Rotativo e um rodízio de placas de veículos circulantes para enfrentar a situação do trânsito caótico na cidade.


O vereador Gleison Fernandes comentou a respeito de uma Emenda Parlamentar sugerida junto ao Deputado Eduardo Barbosa destinada a construção de uma passarela em frente ao Completo Esportivo da Universidade de Itaúna. Gleison justificou que o local tem grande movimentação de cadeirantes e pacientes de fisioterapia com necessidades especiais e a passarela existente no local não atende Í s condições adequadas para travessia dessas pessoas. Ele lembrou ainda que a Prefeitura já recebeu o ofício enviado pelo deputado para que seja feito o cadastramento e os demais procedimentos para a comunidade ter acesso a esse benefício. O Presidente Édio Gonçalves lembrou que a passarela existente no local foi construída na época em que ainda não havia o atendimento de fisioterapia no local, agora a utilização da passarela se intensificou e a adequação se faz necessária. Para o vereador Delmo Barbosa a passarela instalada no local está em boas condições e é o suficiente para atender Í s necessidades. 


Ônibus- o vereador Márcio Bernardes lembrou uma antiga reivindicação da Associação Comunitária do bairro Centenário e Jadir Marinho: fazer adaptações no itinerário dos coletivos para atender melhor a comunidade. Márcio relatou que agora o pedido será atendido e o ponto final do ônibus será no bairro Centenário a partir do dia 04 de junho. O vereador Antônio de Miranda elogiou a mudança no itinerário dos ônibus, o que vai beneficiar muito a comunidade. Ele lembrou a necessidade de fazer melhorias nas vias onde os ônibus vão passar. O vereador Márcio comentou ainda que assim que as obras da Praça da Matriz forem finalizadas os coletivos voltarão a circular no local, como anteriormente ocorria.


Bueiro- o vereador Gleison Fernandes solicitou Í  Prefeitura que se construa um bueiro na Rua Maria do Carmo Myrrha, próximo ao número 453, no bairro Aeroporto. Segundo Gleison no período chuvoso há muito acúmulo de água na região e alguns moradores já relataram que já tiveram suas residências danificadas.


Casas populares- o vereador Márcio Bernardes falou a respeito da distribuição de casas populares, que será feita a partir de um sorteio, de modo a atender as normas. Márcio relatou também que a distribuição das residências será uma forma de atender a muitos itaunense e ajudar a resolver parte do problema de habitação na cidade.


O vereador Antônio de Miranda comentou a respeito do recadastramento solicitado pela Prefeitura, a ser feito pelas pessoas concorrentes Í  casa popular. Ele foi procurado por populares e esses alegaram que o prazo destinado foi curto para fazer o procedimento, como inclusive havia sido antecipado pelo vereador Anselmo Fabiano. Antônio disse ainda que pretende protocolar requerimento junto ao Ministério Público para que o órgão acompanhe esse processo de sorteio das casas e as pessoas não sejam iludidas como em outras situações. O vereador Alex Artur reforçou essa necessidade e frisou querer acompanhar bem de perto esse processo.


Concurso duvidoso- o vereador Alex Artur comentou sobre mais um concurso duvidoso realizado na cidade: o do Saae, onde pessoas que hoje ocupam cargos comissionados de alto escalão concorreram a cargos com formações inferiores. Ele chamou a atenção para essas suspeitas de que essas pessoas possam tirar o direito Í  vaga, dos cidadãos aprovados.


Ocorrências policiais- o vereador Delmo Barbosa disse ter sido informado que a Polícia Militar só comparece em ocorrências de colisões de veículos em que há vítimas. Ele solicitou então ao Presidente Édio Gonçalves que convide o Major Marciel para esclarecer a respeito dessa situação. Ele disse ter tido conhecimento que isso ocorre somente em Itaúna, e que não acredita ser uma ordem superior da PM.


Ete- o vereador Alex Artur comentou a respeito da construção da Estação de Tratamento de Efluentes e salientou que a Prefeitura estaria descumprindo Ordem Judicial e prosseguindo na obra. O vereador Antônio de Miranda se lembrou de um pedido de informações feito por ele a respeito de valor pago pela Prefeitura Í  Construtora Aterpa. Ele quer saber a finalidade desse pagamento, já que não há serviços executados. Ele comentou ainda a respeito de obras particulares que estariam sendo executadas pela Prefeitura, enquanto vários serviços necessários são deixados de lado. Para o vereador Delmo Barbosa impedir a construção da Ete é tirar um benefício da comunidade itaunense, ele lembrou ainda que as autorizações legais permitiram o prosseguimento.

Gilberto Vilela

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.