Câmara Municipal de Itaúna
Geração de emprego e renda-os vereadores aprovaram três projetos autorizando a concessão de direito real de uso de imóveis. A partir desses projetos foi concedido um imóvel no bairro Piaguassu Í Modelagem Visão Ltda. Concedido ainda um imóvel localizado no Distrito Industrial de Itaúna Í Júnia Araújo Fonseca Dornas- ME e outro nesse mesmo distrito, Í empresa Canaã Indústria de Tubos Ltda. Os vereadores relataram a oportunidade de crescimento que está sendo dada a essas empresas, como incentivo Í geração de emprego e renda.
Segurança pública- o vereador Alex Artur relatou queixa do Delegado de Polícia Civil, Dr. Dirceu Ribeiro, devido Í falta de funcionários na Delegacia da cidade, que necessita de, no mínimo, mais 12 servidores. O Presidente Francis Saldanha falou sobre reunião ocorrida na CDL para discutir sobre segurança pública, onde foi proposta a Rede de Comerciantes Protegidos e outras alternativas para coibir os crimes na cidade. Segundo ele, foi discutido ainda a respeito de parcerias para a instalação de câmeras de segurança em Itaúna. Francis relatou também os esforços que têm sido feitos pela segurança na cidade, inclusive com a criação da Apac Juvenil, e que novas ações precisam ser tomadas para reduzir a violência. Ele defendeu que a construção do Fórum junto Í nova sede da Prefeitura vai gerar um avanço na segurança de Itaúna.
Saúde - o vereador Marcinho Hakuna criticou a situação do Pronto Socorro da cidade, que segundo ele chegou a um ponto de caos absoluto e depois do fim do contrato com o Cismep piorou ainda mais. Ele exibiu imagens da recepção do hospital cheia de pessoas e cobrou mais profissionais para atuar Í noite. O vereador Giordane Alberto disse também ter se deparado com situação complicada do Plantão 24 Horas, onde inclusive sua filha esteve para ser atendida e passou apenas pela triagem e foi embora devido Í demora. Giordane lembrou do grande número de pessoas que tem procurado o serviço de saúde por causa da dengue e alertou a necessidade de criação de um atendimento específico para esses casos. O vereador Hudson Bernardes relatou ainda queixas registradas pela comunidade devido aos médicos de PSF`s que se ausentam por motivo de férias e não são substituídos.
Carnaval 2016- o vice-presidente Édio Gonçalves discursou a respeito do bloco do Babaloo, ocorrido em Santanense na última quarta-feira. Segundo ele, a festa transcorreu de forma positiva, mas devido Í ação de vândalos, houve confusão altas horas da noite, o que independe do poder público. O vereador Antônio Da Lua parabenizou a Prefeitura pela organização do carnaval e criticou esses atos de vandalismo. O vereador Nilzon Borges defendeu o investimento no carnaval e parabenizou o trabalho dos foliões como uma ação cultural. O vereador Marcinho Hakuna defendeu que Itaúna tem vocação para o carnaval e considerou o valor investido razoável. Ele parabenizou a organização da festa.
Tribuna Livre- a cidadã Maria Roseli Elias dos Santos utilizou esse expediente. Ela criticou a cobrança da taxa de lixo e a falta de limpeza ideal na cidade. Ela criticou ainda o projeto de venda do imóvel onde está situada a Prefeitura. Para ela esse não seria o momento de venda desse local. Roseli criticou a instalação de uma guarita na Reta de Santanense. Segundo ela a obra não ficou adequada e foi feita em lugar indevido. Ela lembrou ainda da inutilização do Centro Comunitário do bairro e se prontificou a cuidar do local.
Acompanhe outras discussões e indicações dos vereadores
O vereador Adão Batista relatou que a comunidade tem cobrado providências a respeito do Parque Socioambiental Sindimei. Ele cobrou ainda melhorias nas estradas rurais e alertou sobre a quantidade de lotes sujos existentes na cidade.
O vereador Maurício Aguiar relatou sobre a invasão de escorpiões no bairro Santanense e cobrou providências.
O vereador Nilzon Borges cobrou que seja feita a cobertura correta da área usada para jogadores de baralho na Praça da Matriz.
O vereador Alex Artur cobrou que seja feito calçamento nas vias principais do Vale dos Ipês e cobrou também a identificação de ruas com placas.
O Vice-Presidente Édio Gonçalves relatou sobre locais da cidade que estão sendo contemplados com melhorias na iluminação pública.
O vereador Maurício Aguiar lembrou do trabalho social desenvolvido pelo Dr. Célio de Castro, ex-prefeito de BH, que sempre atuou voluntariamente no atendimento da comunidade. Ele cobrou consciência da classe médica, principalmente nesse período de crise.
O vereador Giordane Alberto cobrou fiscalização a respeito de caminhões carregados com entulhos que não usam proteção adequada do material transportado e geram risco Í comunidade. O Vice-Presidente Édio Gonçalves sugeriu que um fiscal fizesse esse trabalho no local onde são depositados os entulhos, de modo a coibir a ação indevida.
O vereador Hudson Bernardes solicitou informações sobre as providências tomadas com relação Í s irregularidades verificadas na prestação de contas da Associação Comunitária e Desportiva Lourdes Tênis Clube.
O vereador Gleisinho solicitou iluminação pública na Av. Vó Norvina, nas proximidades do número 661, Bairro de Lourdes.
O vereador Adão Batista solicitou poda de árvores nas Ruas México e São Lourenço, bairro Pio XII.
O vereador Antônio Da Lua solicitou a manutenção da estrada rural que liga as comunidades rurais de São José de Pedras, Brejo Alegre, Retiro dos Farias e Vista Alegre.
A próxima reunião plenária será realizada no dia 16 de fevereiro, Í s 17 horas.
Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 17h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.
Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.
Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.
Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.