Representantes de Itaúna fazem reivindicações para o combate Í  violência

Autoridades participam de encontro para buscar alternativas de melhorias

Autoridades itaunenses participaram na tarde dessa quarta-feira (08/07) de um encontro em busca de melhorias na segurança pública em Itaúna. Uma reunião realizada na Cidade Administrativa discutiu os problemas relacionados a esse assunto e as necessidades de recursos.

No encontro, Itaúna esteve representada pelo Prefeito Municipal Osmando Pereira da Silva, o Vice-Prefeito Antônio Miranda Silva, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Francis José Saldanha Franco, o Juiz de Direito Paulo Antônio de Carvalho e o senhor Maurício Gonçalves Nazaré, representando a sociedade civil e o Centro de Desenvolvimento Econômico e Social de Itaúna-CDE.

A comitiva se reuniu na Secretaria de Estado de Defesa Social, com o Secretário Adjunto, Rodrigo de Melo Teixeira e os Subsecretários Antônio Armando dos Anjos, do Atendimento Í s Medidas Socioeducativas e Wilson Gomes da Silva Júnior, de Inovações e Logística. Participou ainda o Chefe de Gabinete Antônio Ramos, representando o Deputado Estadual Dirceu Ribeiro.

Solicitações feitas pela segurança em Itaúna

No encontro foi discutida a construção de um presídio em Itaúna. O compromisso assumido pela Secretaria de Defesa Social foi de incluir o projeto nas prioridades a serem executadas. Outra reivindicação foi a destinação de recursos para a construção da APAC-Juvenil. Um outro ponto discutido foi a transformação da 3ª Delegacia de Polícia de Itaúna em Delegacia Regional.

Resultados esperados

A presença dos representantes de nossa cidade nesse encontro gera uma possibilidade de diminuição Í  violência, seja pela estruturação dos mecanismos de combate, seja pela prevenção. Dentre as reivindicações temos a Apac-Juvenil, um projeto inovador em Itaúna, para a ressocialização de 200 menores em conflito com a lei. O exemplo da Apac já tem mostrado excelentes resultados e com custos muito abaixo daqueles verificados nos regimes tradicionais. A criação da Delegacia Regional tem um grande significado para a comunidade, pois visa dotar a Polícia Civil de mais recursos para desempenhar o seu papel, não só do ponto de vista dos recursos físicos – veículos, informática, equipamentos – como de recursos humanos – delegados, agentes investigadores, e escrivães. De acordo com o Secretário Rodrigo de Melo Teixeira, todos os esforços serão feitos para que esses investimentos aconteçam e, dessa forma, somada a maior presença do Estado nos esforços que Itaúna já vem fazendo para que os índices de violência diminuam.

A Câmara Municipal de Itaúna apoia iniciativas de combate Í  violência e busca alternativas para melhorar a segurança em nosso Município.