Audiência Pública discute concessão de subsídio para empresa de transporte coletivo, Viasul

Na noite da última segunda-feira, 28, uma Audiência Pública realizada no plenário da Câmara de Itaúna, trouxe à tona discussões sobre a concessão de subsídio para a empresa de transporte coletivo Viasul. A sessão contou com a participação de representantes da Viasul, incluindo o advogado Dr. Jardel Araújo e o controlador da Empresa, Ramom Pinheiro. Além disso, marcaram presença a gerente de trânsito, Cíntia Valadares, o secretário de regulação urbana, Tiago Araújo, o professor e engenheiro do Cefet, Renato Ribeiro, e diversos vereadores, entre eles Alexandre Campos, Lacimar (O Três), Léo Alves da rádio, Aristides Ribeiro (Tidinho), Antônio da Lua, Giordane Alberto, Gleison Fernandes, Márcia Cristina e Edênia Alcântara.

Os representantes da Viasul utilizaram a oportunidade para defender a necessidade de um subsídio, apontando os impactos econômicos sofridos pela empresa, principalmente durante a pandemia. Esta alegação foi reforçada pela gerente municipal de trânsito e pelo professor Renato, do Cefet, que expuseram gráficos sobre as perdas da Viasul. Entretanto, tanto os vereadores presentes quanto a opinião pública expressaram insatisfação com os serviços prestados pela empresa. Os vereadores Alexandre e Márcia foram enfáticos ao sugerir que, se para a Viasul está sendo tão complicado financeiramente operar na cidade, seria mais apropriado abrir mão de Itaúna e dar espaço para outros concorrentes por meio de um novo processo de licitação.

Os cidadãos presentes na audiência também tiveram a oportunidade de se manifestar, destacando a importância de evitar um impacto maior nas finanças dos cidadãos de Itaúna com possíveis aumentos tarifários. Preocupados com a possibilidade de aumento das tarifas.

O procurador e representante da Viasul, Dr. Jardel, respondeu às críticas dos vereadores e do público, enfatizando a existência de um contrato firmado em 2016, com vigência de 20 anos, que estabelece obrigações para ambas as partes, tornando a situação mais complexa do que parece. Não sendo tão simples assim como sugerem, abrir mão do serviço na cidade. O procurador ainda criticou vereadores que não estiveram presentes na audiência.

O professor Renato Ribeiro, do Cefet, também trouxe sua perspectiva, apontando que a má qualidade dos serviços de transporte público e as críticas a eles não são uma questão restrita a essa região, mas sim uma realidade em várias partes do mundo.

Populares também defenderam a criação de uma tarifa zero na cidade, voltada para atender à população mais carente. Essa sugestão foi apoiada pela vereadora Edenia Alcântara, que também levantou questões sobre as condições de trabalho exaustivas dos funcionários da Viasul.

Apesar das expectativas iniciais de que o projeto 104/2023  de subsídio de R$ 10.000.000, para este ano de 2023, proposto pelo prefeito, estivesse disponível para votação dos vereadores na reunião ordinária desta terça-feira, 29, foi comunicado que a pauta não entrará em discussão na ordem do dia, porém irá para votação a LDO, (lei de diretrizes orçamentarias) para o exercício de 2024, no qual, em seu artigo 8º inciso II, prevê a concessão de outro subsídio financeiro à empresa de transportes ViaSul.

Clique aqui para assistir a íntegra da Audiência no Youtube.