SALA DE IMPRENSA

Notícias

Lei promulgada prevê Assistência Religiosa em estabelecimentos de saúde

Facebook Twitter Google

Lei promulgada prevê Assistência Religiosa em estabelecimentos de saúde

De autoria do vereador Giordane Alberto Carvalho, foi promulgada a Lei 5812 pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Campos. A referida lei tem o objetivo de assegurar a prestação de assistência religiosa nos estabelecimentos de saúde, públicos e privados, no município de Itaúna-MG.  A assistência religiosa consiste no atendimento religioso voluntário ao paciente e ou aos seus familiares, respeitada a liberdade de crença dos envolvidos e observado o que preceitua o artigo 5º, incisos VI e VII, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Entende-se por estabelecimento de serviço de saúde aquele destinado a promover a saúde do indivíduo, protegê-lo de doenças e agravos, prevenir e limitar os danos a ele causados e reabilitá-lo quando sua capacidade física, psíquica ou social for afetada, conforme artigo 188, §1º, da Lei Complementar Municipal nº 148/2019.  Ao assistente religioso será permitido o acesso aos hospitais públicos ou privados no município, para prestar atendimento religioso ao paciente e aos seus familiares. O assistente religioso deverá, em suas atividades, observar a regulamentação interna de cada estabelecimento de saúde, público ou privado, do município.

 A assistência religiosa somente se dará em comum acordo com o paciente ou seus familiares. Fica  vedado ao assistente religioso interferir nos procedimentos regulares de funcionamento e atendimento dos estabelecimentos de saúde sem a expressa autorização, da direção ou do médico responsável, nos casos graves que envolvam risco de vida dos pacientes.



Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.