Câmara apresenta relatório financeiro e das atividades Legislativas do biênio 2019/2020
* Responsabilidade na Gestão com os recursos públicos foi a tônica dos integrantes da Mesa Diretora
A Câmara Municipal de Itaúna por intermédio da Controladora do Legislativo, Natália Monteiro, elaborou os relatórios financeiro e das atividades do Legislativo do biênio 2019/20. A Mesa Diretora era composta pelos vereadores Alexandre Campos (Presidente), Hudson Bernardes (Vice), Lacimar Cesário e, posteriormente, Silvano Gomes Pinheiro (Secretários). O repasse financeiro oriundo do duodécimo ao que a Câmara tem direito em 2019 foi de R$9.463.000,00. Nesse ano com o trabalho de austeridade fiscal, a Câmara devolveu à Prefeitura um valor R$1.588.639,75. (Um milhão quinhentos e oitenta e oito mil, seiscentos e trinta e nove reais e setenta e cinco centavos). A economia real nesse ano, fruto da determinação dos integrantes da Mesa foi de 16,78%.
Em 2020, o repasse do duodécimo sofreu uma queda considerável, decorrente da ausência do repasse integral aos municípios realizado pelo Governo Estadual. A Mesa Diretora da Câmara determinou aos setores competentes a realização de um levantamento com vistas a apresentar uma planilha de redução de custos. A Câmara recebeu ano passado a quantia de R$8.085.000,00 (Oito milhões e oitenta e cinco mil reais) 14,56% a menos; resultando um valor de R$1.378.0000,00 (Um milhão trezentos e setenta e oito mil reais). No final do exercício, devolveu R$ 950.000,00 (Novecentos e cinquenta mil reais) aos cofres da Prefeitura. Mesmo diante desta queda dos repasses a economia real em 2020 foi de 11,50%. Levando em conta esta queda, a economia total se dá em 26,06%.
Atividades Legislativas do Biênio de 2019/2020
Além da apresentação de requerimentos, pedidos de informações e indicações dos edis, durante o exercício de 2019 foram apresentadas as seguintes proposições pelo Plenário da Câmara Municipal de Itaúna, informações estas prestadas pelo Gerente da Unidade Legislativa:
1- Processos que tramitaram durante o ano de 2019:
Processos que Tramitaram no ano de 2019 |
|||||
Processos |
Aprovados |
Rejeitados |
Retirados |
Tramitação |
TOTAL |
2019 |
Até 31/12 |
||||
Projeto de Lei do Executivo |
98 |
1 |
8 |
2 |
109 |
Projeto de Lei Complementar do Executivo |
11 |
0 |
3 |
2 |
16 |
Projeto de Lei dos Vereadores |
54 |
7 |
9 |
7 |
77 |
Projeto de Lei Complementar dos Vereadores |
3 |
2 |
1 |
0 |
6 |
Projeto de Decreto Legislativo |
2 |
0 |
0 |
0 |
2 |
Projeto de Resolução |
48 |
1 |
0 |
0 |
49 |
Processo de Moção |
21 |
0 |
1 |
0 |
22 |
Proposta de Emenda à Lei Org. |
1 |
0 |
1 |
0 |
2 |
Processo de Veto |
2 |
2 |
0 |
0 |
4 |
2- Nº de Indicações: 884
Pedidos de Informações: 228
3- Nº de Reuniões Ordinárias: 42
Reuniões Extraordinárias: 10
Audiências Públicas: 01
Solenes: 01
A tramitação dos Projetos de Lei, Resolução, Decretos e demais proposições, podem ser acompanhados no site oficial através do link SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
1- Processos que tramitaram durante o ano de 2020:
Processos que Tramitaram no ano de 2020 |
|||||
Processos |
Aprovados |
Rejeitados |
Retirados - Arquivados |
Em tramitação |
TOTAL |
Projeto de Lei do Executivo |
23 |
1 |
3 |
- |
27 |
Projeto de Lei Complementar do Executivo |
6 |
- |
1 |
- |
7 |
Projeto de Lei dos Vereadores |
38 |
10 |
10 |
1 |
59 |
Projeto de Lei Complementar dos Vereadores |
- |
- |
2 |
- |
2 |
Projeto de Decreto Legislativo |
- |
- |
- |
- |
0 |
Projeto de Resolução |
17 |
1 |
1 |
1 |
20 |
Processo de Moção |
6 |
- |
- |
- |
6 |
Proposta de Emenda à Lei Org. |
- |
- |
- |
- |
0 |
Processo de Veto |
4 |
8 |
- |
- |
12 |
2- Nº de Indicações: 362
Pedidos de Informações: 166
3- Nº de Reuniões Ordinárias: 46
Reuniões Extraordinárias: 8
Audiências Públicas: 0
Solenes: 0
A tramitação dos Projetos de Lei, Resolução, Decretos e demais proposições, podem ser acompanhados no site oficial através do link SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DA CONCLUSÃO DO RELATÓRIO
O Controle Interno avaliando o processo de prestação de contas quanto aos diversos aspectos que envolvem a Administração da Câmara de Itaúna no que se refere à eficiência, eficácia e efetividade. Conclui-se pela evolução da gestão administrativa do exercício de 2019/2020, onde o tripé eficiência, eficácia e efetividade, têm sido perseguidos com a busca de resultados, atingimento de objetivos e metas, tornando dinâmicas as políticas públicas.
O órgão de Controle Interno da Câmara de Itaúna tem a preocupação de atuar de forma responsável e comprometida no acompanhamento da execução orçamentária, financeira, patrimonial, administrativa e operacional.
Este Relatório, bem como a Prestação de Contas buscou atender além das exigências da Instrução Normativa do TCE/MG também a todos os mandamentos legais.
É o que coube ao órgão de Controle Interno relatar e levar a apreciação dos órgãos de controle externos e aos cidadãos em geral.
Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.
Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.
Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.
Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.