SALA DE IMPRENSA

Notícias

Informativo Câmara - 30/04/19

Facebook Twitter Google

Informativo Câmara – 30/04/19



Câmara aprova gratificação para servidores

A Câmara aprovou projeto que altera a lei que criou a Junta de Recursos Administrativos de Infração, Jari. Pela proposição os servidores terão um acréscimo de 20% na remuneração quando participarem em cada sessão de julgamento de recursos. O valor acrescido será em torno de R$ 240,00, gerando um impacto financeiro mínimo, ao munícipio, segundo o vice-presidente da Casa, Hudson Bernardes.

Joel Arruda afirmou que é praxe aprovar este tipo de acréscimo, uma vez que é um serviço extra das atividades dos servidores. “Essas Comissões devem ser gratificadas”, reforçou o vereador.

A vereadora Otacília Barbosa declarou que é justa a gratificação, mas pediu isonomia para outros cargos, como por exemplo, serventes que trabalham em cantinas escolares.  O edil Antônio de Miranda também afirmou que a bonificação é devida e cobrou a extensão para outros cargos.



Risco de desabamento no Nogueirinha

O vereador Joel Arruda solicitou fiscalização na Rua Otoniel Mendes, no bairro Nogueirinha. A rua e algumas residências no local estariam em risco. Em um determinado ponto, um barranco cedeu com as chuvas e parte da via já desabou.

Em outro ponto, uma residência corre o risco de ser invadida pela terra. O muro de arrimo cedeu e a casa pode vir a ser soterrada. “Fui à Defesa Civil e fui informado que a Infraestrutura e a Assistência Social já foram notificadas. Entrarei em contato com os secretários para que ambos procedam as ações que precisam ser feitas”, declarou o edil.

Os vereadores pediram agilidade em ações para manter a segurança dos moradores deste e de outros locais que registraram o mesmo problema, cerca de setenta pontos em todo o Município.



Câmara quer ampliar serviços na Saúde

O vereador Anselmo Fabiano solicitou que a Secretaria de Saúde aumente o número de servidores no Posto Central e na Policlínica Dr. Ovídio. A demanda faz-se necessária porque nestes dois locais também são atendidos os moradores do Recanto das Peixotas, visto que ainda não há posto de saúde neste novo bairro e seus moradores são encaminhados para estas unidades.

Anselmo Fabiano afirmou que é preciso aumentar o número de servidores para melhor atender a população ou transferir os atendimentos para o PSF do Cidade Nova, mais próximo ao Condomínio Recanto das Peixotas.

Os vereadores aproveitaram para pedir mais atenção e investimentos na Saúde de toda a cidade, destacando a grande demanda do plantão 24h e um possível surto de dengue, como vem ocorrendo em todo o Estado.



Manutenção de academias ao ar livre

O vereador Giordane Alberto cobrou manutenção dos equipamentos das diversas “academias ao ar livre” instaladas na cidade. O parlamentar lembrou que a instalação foi intensificada nos últimos anos e que é preciso fazer a manutenção para se evitar acidentes. “Pessoas idosas estão utilizando os equipamentos. Crianças brincam nos aparelhos e os equipamentos ficam debaixo de sol e chuva. É preciso dar manutenção para evitar acidentes”, declarou o edil.

O pedido é um reforço de solicitações anteriores feitas pelos vereadores Antônio José de Faria Júnior -  “Da Lua” e Gláucia Santiago.



Câmara quer ampliar oferta de trabalho para jovens

A inserção dos jovens no mercado de trabalho é um dos grandes desafios da atualidade. Trata-se de público vulnerável, que enfrenta maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho e tende a encontrar ocupações mais precárias.

Com o objetivo de fomentar mais políticas públicas de incentivo ao jovem, a vereadora Otacília Barbosa quer que a Secretaria de Assistência Social trabalhe em prol da inclusão do Jovem, cumprindo a lei 10.097/2000, que incentiva a contratação deste público. “Os jovens itaunenses não estão conseguindo emprego. O poder público precisa intervir nesta questão, fazendo com que a lei seja cumprida”, declarou a edil.

O vereador Anselmo Fabiano ressaltou que a Secretaria de Assistência Social já está de olho na demanda e se mobilizando para ampliar o programa Jovem Aprendiz.



Dengue preocupa vereadores

O aumento no número de focos do mosquito da dengue no município e dos casos confirmados da doença preocupa os vereadores.

Os parlamentares solicitaram ao Poder Executivo que amplie os serviços, orientação e notificação dos proprietários de terrenos baldios e outros que não estão tendo as atenções necessárias para não haver proliferadores de mosquito da dengue, e também amplie os serviços de acolhimento no setor da Saúde.

O vereador Antônio de Miranda pediu que fosse reativado o SOS Dengue e lembrou que a contribuição dos cidadãos é de grande importância.

Ao se manifestar, a vereadora Otacília Barbosa explicou que o hospital já solicitou uma campanha para doação de sangue, pois os estoques estariam baixos e pediu para que o prefeito reative o serviço de acolhimento às vítimas de Dengue no posto de saúde Central, como feito em anos anteriores.

O edil Giordane Alberto lembrou que há pouco mais de um mês solicitou um acompanhamento e campanhas de conscientização contra o mosquito Aedes Aegypti e que é preciso fazer parcerias junto às associações comunitárias.

O vice-presidente Hudson Bernardes trouxe dados atualizados da doença na cidade. 186 casos foram notificados à Secretaria Estadual de Saúde, destes, 67 testaram positivamente, 35 descartados e 84 aguardando resultados. O parlamentar lembrou que em anteriormente chegava-se em torno de três mil notificações anuais.

O vereador Anselmo Fabiano também ressaltou que o trabalho de conscientização da população é essencial.



Participações Populares

Requerente: sr. Dênio José de P. Parreiras

Tema: Reforma da Previdência



Requerente: sr. Antônio Claret de Assis Júnior

Tema: Denúncia Protocolada na Casa – Decreto Lei 201/67



Projetos Votados

PLO 39/2019 - Projeto de Lei Ordinária

ALTERA O ART. 32 DA LEI Nº 5172/2017, QUE "DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES E DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÕES - JARI, CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES, O FUNDO MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES E A DIRETORIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS"

Autor: Prefeito

Aprovado por unanimidade. Ausência dos vereadores Anselmo Fabiano e Iago Souza.



PLO 34/2019 - Projeto de Lei Ordinária

AUTORIZA CONCESSÃO DE DIREITO REAL DE USO DE IMÓVEL PÚBLICO PARA OS FINS E NAS CONDIÇÕES QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (SOLITEC ELETRÔNICA INDUSTRIAL EIRELI)

Autor: Prefeito

Aprovado por unanimidade. Ausência do vereador Iago Souza.



PLO 38/2019 - Projeto de Lei Ordinária

AUTORIZA CONCESSÃO DE DIREITO REAL DE USO DE IMÓVEL PÚBLICO PARA OS FINS E NAS CONDIÇÕES QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (TRANSMARTI LTDA)

Autor: Prefeito

Aprovado por unanimidade. Ausência do vereador Iago Souza.



PLO 28/2019 - Projeto de Lei Ordinária

DISPÕE SOBRE A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES REFERENTE À APLICAÇÃO DE RECURSOS DERIVADOS DE MULTAS DE TRÂNSITO APLICADAS NO MUNICÍPIO DE ITAÚNA

Autora: Márcia Cristina

Pedido de vistas pelo vereador Hudson Bernardes, aprovado por unanimidade. Ausência do vereador Iago Souza.


Baixar Arquivo

Galeria de Fotos

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.