Informativo Câmara - 12/02/19

Informativo Câmara - 12/02/19

Creches

Câmara cobra celeridade em construção e reforma de creches

Os vereadores cobraram do Executivo maior dedicação na construção e reformas das creches em Itaúna, destacando a situação morosa em que se encontram as construções das creches do bairro Santa Edwiges e do bairro Cidade Nova, com pouca mão de obra disponível para a conclusão dessas obras. Segundo o vereador Silvano Gomes e o vice-presidente Hudson Bernardes, a secretária de Educação e Cultura, Alessandra Araújo afirmou que os atuais repasses financeiros dos governos federal e estadual são insuficientes, mas que as obras serão finalizadas e as creches entregues ainda em 2019. O edil Gleison Fernandes – “Gleisinho afirmou ter visitado as duas creches citadas e não ter encontrado trabalhadores no local, o que facilita roubos de materiais de construção. Pediu ao prefeito que verifique essa situação.  O vereador “Marcinho Hakuna”, salientou a importância das creches para os cidadãos, questionou o baixo valor destinado para essas instituições e pediu apoio a empresas da cidade para a manutenção e melhorias das creches.

Nova Sede da Prefeitura

Vereadores cobram obras para construção de nova sede da Prefeitura

A venda do prédio e a construção da nova sede da Prefeitura de Itaúna voltou a ser tema das reuniões. Segundo o vereador Antônio de Miranda, o Executivo paga atualmente cerca de 1,2 milhão em aluguéis, sendo que este valor seria drasticamente reduzido caso a nova prefeitura já estivesse pronta. O vereador também pediu celeridade nas obras, visto que a Administração já possui valor em caixa para esta construção. O vereador “Marcinho Hakuna”, reiterou ter sido contra a venda do prédio da antiga prefeitura. O vice-presidente, Hudson Bernardes explicou que as obras estão paradas pois nenhuma empresa cadastrou-se para concorrer nos dois processos de licitação abertos anteriormente, mas que em uma terceira tentativa, houve sim uma empresa vencedora, a qual a documentação está sendo analisada pela equipe técnica da Prefeitura e sendo aprovada, será emitida a ordem de serviço para retomada das obras de construção da nova sede.

Av. Walter Mendes

Câmara pede limpeza em avenida e ribeirão

Os vereadores salientaram as constantes cobranças por parte dos moradores do bairro Irmãos Auler e região pela limpeza da Avenida Walter Mendes e do ribeirão Joanica. O vereador Giordane Alberto ressaltou que esta é uma recorrente reclamação e que tem feito frequentes indicações ao Executivo para a limpeza e revitalização dessa região, que sofre com os buracos na via, com o crescimento da vegetação e com a sujeira do local.

Comissão de Ética

Presidente anuncia a nova formação da Comissão Ética

O presidente da Câmara Municipal de Itaúna, Alexandre Campos reiterou a apresentação da nova Comissão de Ética que será instalada nos próximos dias, tendo como membros o ex-presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto – “Marcinho Hakuna” (PSL), Lucimar Nunes - Lucinho de Santanense” (PSB), e o também ex-presidente, Antônio de Miranda – “Toinzinho” (PHS).  O ex vice-presidente, Giordane Alberto (MDB) será o suplente desta Comissão.

Projeto Votado

Processo de Veto - Nº 5/2018

VETO PARCIAL ÀS EMENDAS APOSTAS AO PROJETO DE LEI NO 71/2018, LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA, QUE ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO DE 2019.

Emenda Modificativa Impositiva nº 07 – veto aprovado pela maioria dos presentes, com três votos contrários (Otacília Barbosa, Gláucia Santiago e Alex Artur- “Lequinho”) e uma abstenção (Anselmo Fabiano). Ausência do vereador Antônio José de Faria Júnior – “DaLua”, previamente justificada.

Emenda Modificativa Impositiva nº 08 – veto aprovado pela maioria dos presentes, com três votos contrários (Otacília Barbosa, Gláucia Santiago e Alex Artur- “Lequinho”) e uma abstenção (Anselmo Fabiano). Ausência do vereador Antônio José de Faria Júnior – “DaLua”, previamente justificada.

Emenda Modificativa Impositiva nº 10 – veto aprovado pela maioria dos presentes, com quatro votos contrários (Antônio de Miranda, Otacília Barbosa, Gláucia Santiago e Alex Artur- “Lequinho”) e uma abstenção (Anselmo Fabiano). Ausência do vereador Antônio José de Faria Júnior – “DaLua”, previamente justificada.

Emenda Modificativa Impositiva nº 13 – veto aprovado pela maioria dos presentes, com dois votos contrários (Otacília Barbosa e Alex Artur- Lequinho”) e uma abstenção (Anselmo Fabiano). Ausência do vereador Antônio José de Faria Júnior – “DaLua”, previamente justificada.

Emendas Modificativas Impositivas nº 17, 18 e 19 – vetos aprovados pela maioria dos presentes, com um voto contrário (Alex Artur- “Lequinho”) e uma abstenção (Anselmo Fabiano). Ausência do vereador Antônio José de Faria Júnior – “DaLua”, previamente justificada.

Emendas Modificativas Impositivas nº 20, 21, 22 e 23 – vetos aprovados pela maioria dos presentes e uma abstenção (Anselmo Fabiano). Ausência do vereador Antônio José de Faria Júnior – “DaLua”, previamente justificada.

Emenda Modificativa Impositiva nº 24 – veto aprovado pela maioria dos presentes, com seis votos contrários (Otacília Barbosa, Antônio de Miranda, Gláucia Santiago, Joel Arruda, Márcia Cristina e Alex Artur- Lequinho”) e uma abstenção (Anselmo Fabiano). Ausência do vereador Antônio José de Faria Júnior – “DaLua”, previamente justificada.

Requerente: Fernando Vales Fernandes Corrêa

Tema: Movimento Nacional #euempurroessacausa