Informativo Câmara - 05/02/19

Informativo Câmara - 05/02/19

Barragens de Rejeitos

Câmara cobra segurança e maior fiscalização em barragens de rejeitos da região

Diante da tragédia ocorrida com o rompimento de uma barragem de rejeitos do Grupo Vale na cidade de Brumadinho / MG, os vereadores da Câmara Municipal passaram a cobrar mais fiscalização pelos órgãos responsáveis e pelas próprias empresas que atuam no setor de mineração em Itatiaiuçu e em outras cidades da região, inclusive em Itaúna.

Os edis cobraram ações do setor de Meio Ambiente, para que procurem informações oficiais e documentos que atestem a segurança das barragens de empresas vizinhas, como da empresa MMX, localizada em Itatiaiuçu.

Câmara cobra agilidade e análise especializada do Plano Diretor

Os edis cobraram agilidade do Executivo no envio do Plano Diretor para apreciação e votação, mas pediram que antes fosse contratada uma empresa especializada e que pudesse assessorá-los de maneira técnica, visto a complexidade e importância deste tema que influencia diretamente na vida dos cidadãos itaunenes. O vereador Iago Santiago sugeriu que a análise técnica do Plano Diretor fosse feita por uma empresa terceirizada, sem participação política.

Os vereadores reforçaram ainda a preocupação com a aproximação do prazo legal para envio e aprovação desta matéria, que deve ser feita com grande urgência.

Saúde

Câmara questiona a qualidade do transporte prestado aos pacientes da saúde pública

Alegando constantes reclamações dos cidadãos, os vereadores pediram fiscalização pelo Executivo e cobraram melhorias no transporte oferecido aos pacientes que utilizam a rede pública de saúde. Segundo os vereadores, os pacientes que tratam de doenças em outras cidades estão sofrendo com a mudança feita nos horários de transporte e chegam a esperar por várias horas após a finalização do tratamento, visto que o ônibus/van só retorna ao final da tarde, independente da quantidade e horários dos exames. De acordo com o vereador Antônio de Miranda, os pacientes que fazem hemodiálise são os que mais estão sofrendo com essa situação e que também questionaram a retirada da alimentação anteriormente fornecida a eles.

Saúde

Câmara pede alteração na escala de médicos em PSFs da cidade

Alguns vereadores alertaram para as recorrentes cobranças feitas pela população acerca da falta de médicos disponíveis para atendimentos em PSFs da cidade. Segundo a vereadora Márcia Cristina, no mês de janeiro, cinco PSFs ficaram sem alguns atendimentos médicos, pois os profissionais estavam de férias. A vereadora pediu que a Secretaria de Saúde reveja a escala de férias para que este déficit não se repita. Ainda na Saúde, o vereador Gleisinho informou ter conseguido uma verba de 100 mil reais, junto ao deputado federal Eduardo Barbosa e que o secretário municipal de Saúde, Dr. Fernando Meira destinou esse valor para a compra de medicamentos e insumos, como gazes, agulhas, curativos, etc.

Tiro de Guerra

Câmara pede meia passagem para atiradores do TG-04-009

Os vereadores Antônio José de Faria – “DaLua” e Hudson Bernardes enviaram uma indicação ao Executivo pedindo a concessão aos atiradores do Tiro de Guerra 04-009, fardados e em serviço, o benefício do desconto de 50% do valor vigente da tarifa de transporte coletivo urbano de passageiros, oferecidos pelo decreto nº 6607, de 20/09/2017, entendendo que estes, em sua maioria vivem em condições socioeconômicas semelhantes Í s dos estudantes.

Requerente: João José Joaquim de Oliveira

Tema: Barragem de Rejeitos e Departamento de Cultura