Informativo Câmara 11/12/2018

Informativo Câmara 11/12/2018

URBANIZAÇÍO REGULAMENTADA

Vereadores aprovam proposta do Executivo que regula loteamentos

O projeto de número 18/2018, de autoria do Executivo, que propõe alterações na legislação que regulamenta a implantação de loteamentos em ZPA1 (Zona de Proteção Ambiental 1) no Município de Itaúna foi aprovado. Conforme pedido do vereador Hudson Bernardes, foi lido trecho da justificativa ao projeto que explicou as alterações propostas. Antônio de Miranda e Joel Arruda teceram comentários, apontando a necessidade de se aprovar as alterações até que a revisão ao Plano Diretor seja votada. Colocado em votação o projeto foi aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes*.

BONS SERVIÇOS PRESTADOS

Repasse Í  Emater é aprovado na Câmara

Após vários elogios dos vereadores quanto aos bons serviços prestados pela EMATER-MG a Itaúna, foi aprovado por unanimidade dos presentes*, o projeto do Executivo, de número 106/2018, que pede autorização para o repasse de recursos Í quela entidade, conforme convênio celebrado com a EMATER-MG. O valor aprovado é de R$ 64.794,00, que dá média de R$ 5.400 mensais de investimentos, o que na opinião dos vereadores traz muito retorno ao Município. Manifestaram-se sobre a proposta os vereadores Joel Arruda, Hudson Bernardes, Silvano Gomes e Antônio de Miranda.

CIDADÍO HOMENAGEADO

Proposta aprovada dá nome Í  rua da região do Bairro Vitória

A proposta do vereador Hudson Bernardes, que dá o nome de Jeferson Antônio Maia a uma rua da região do Bairro Vitória foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Conforme o proponente, “é a oportunidade que temos de prestar esta homenagem a um cidadão que muito fez por Itaúna”. O projeto será encaminhado ao Executivo para sanção.

FBAC E REAL GANHAM PRAZO

Propostas estendem em 12 meses o prazo para ocupação de terrenos

Duas propostas que concedem extensão no prazo para a ocupação de terrenos que foram cedidos pelo Município deram entrada na Câmara e foram aprovadas pelos vereadores. A primeira delas concedeu o benefício Í  FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), para que a entidade possa concluir a construção de sua sede em terreno cedido pela Prefeitura. No segundo caso a extensão do prazo foi concedida Í  empresa Real Locadora Indústria e Comércio que, segundo informado em Plenário, está com cerca de 90% da construção concluida. Ambos os projetos receberam a aprovação unânime dos vereadores presentes*.

Foram aprovadas, ainda, as tramitações em Regime de Urgência, para os projetos de número 114 e 116 de 2018, de autoria do Executivo, que abre crédito especial no orçamento vigente. Com a aprovação, os projetos terão sua apreciação em tempo reduzido no Legislativo.

PARTICIPAÇÍO POPULAR

Cidadão critica postura e faz cobrança aos vereadores

Emanuel Barbosa da Silva ocupou o espaço “Participação Popular, na reunião ordinária do Legislativo, na terça-feira, 11, quando expressou a indignação de parte da população com os episódios ocorridos nos últimos dias em torno da eleição da Mesa Diretora da Câmara. A fala do cidadão cobrou lisura, honestidade e atitudes de alguns vereadores e um fez aviso a todo o Legislativo, de que a população está alerta e acompanhando as ações de seus representantes e que vai cobrar dos edis uma postura digna do cargo que ocupam. Para participar desse expediente os interessados devem comparecer previamente Í  Câmara e se inscreverem. É preciso informar o tema a ser abordado.

*ausência do vereador Iago Souza, previamente justificada.

Baixar Arquivo