SALA DE IMPRENSA

Notícias

Notícias da Câmara 19/02/13

Facebook Twitter Google

Reconhecimento - o presidente Alex Artur apresentou para votação o Projeto de Lei Nº 02/2013, que denomina logradouro público a Estrada Juarez Alves Pereira, que liga a comunidade rural de São José de Pedras Í  comunidade de Britos. Alex justificou ter sido Juarez Alves um homem dedicado Í  família e Í  comunidade, com grande empenho inclusive para a educação de seus conhecidos. Outra de suas lutas também foi para levar energia elétrica até a região rural onde morava. 

Tribuna Livre - semanalmente a Câmara abre espaço para a comunidade se manifestar durante as reuniões. Nesse dia 19 de fevereiro o expediente foi usado pelo cidadão Gilmar Barboza de Abreu. Ele comentou sobre o caos da saúde em nossa cidade e falou sobre a situação do Conselho Municipal de Saúde, que está em processo de reconstituição. Gilmar comentou ainda sobre os 1.028 trabalhadores que devem ser direcionados Í  nossa região para construção da barragem de rejeitos da MMX, o que pode gerar ainda maior necessidade de atendimentos médicos. Gilmar sugeriu que todos se informem ao máximo sobre a construção da barragem para que os devido questionamentos sejam feitos em caso de realização de audiência pública. A vereadora Palmira Feliciano se manifestou informando que os vereadores tem se mantido na busca de informações sobre esse e outros assuntos. (foto) 

Segurança - os vereadores Francis Saldanha e Leonardo Rosenburg comentaram a respeito do encontro feito pelos vereadores em Divinópolis, com o Secretário de Defesa Social Rômulo Ferraz, em que foi agendada para março uma discussão maior a respeito da segurança pública em Itaúna. 

Horta Comunitária - o vereador e secretário da Mesa Giordani Alberto sugeriu Í  Prefeitura a instituição de um Programa de Horta Comunitária no Município, onde poderão ser usados os lotes vagos para plantação de alimentos. Para Giordani essa seria uma forma de manter os lotes vagos mais limpos, além de poder destinar alimentos Í s escolas e melhorar a alimentação escolar e a saúde e renda da comunidade. 

Mercado Central - o vereador Joel Márcio Arruda alertou sobre a necessidade de reforma do prédio do Mercado Central. O secretário Giordane também sugeriu essa reforma, transformando o local em área útil para o Município. 

Pedido de Informações

O vereador Márcio Gonçalves Pinto solicitou informações sobre as verbas que serão destinadas para a manutenção das atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social, e sobre a situação em que se encontram os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente, de Assistência Social e o Conselho Tutelar. 

O vereador Francis José Saldanha Franco solicitou que seja emitido relatório acerca da situação em que se encontra o maquinário da Secretaria Municipal de Infraestrutura, bem como sobre o uso do mesmo. 

O vereador Adão Batista de Lima solicitou informações sobre possível projeto de construção de barragem na comunidade rural de Cachoeirinha, sobre possível projeto de desassoreamento da barragem velha e questionando se de fato as barragens existentes no Município pertencem a empresas particulares. 

Esportes - o secretário de Esportes Rosse Andrade Participou da Reunião Plenária da Câmara Municipal nesse dia 19 de fevereiro, a convite dos vereadores. Ele fez uma explanação a respeito da situação caótica atual da secretaria, principalmente dos clubes esportivos. O secretário informou que algumas ações estão sendo planejadas e serão implantadas a curto, médio e longo prazo. Ele ressaltou também a falta de compromisso das pessoas que cuidaram desse setor anteriormente, deixando tudo abandonado. Rosse comentou sobre a alta cobrança nesse setor e o baixo investimento de 2% do orçamento municipal. Ele comentou sobre a previsão de buscar recursos através de leis de incentivo ao esporte e conclamou os vereadores e toda a população a trabalhar junto pelo esporte. (foto) 

Os vereadores parabenizaram a escolha de Rosse para a Secretaria de Esportes e de toda a equipe. Eles comentaram também sobre a importância de valorização do esporte e educação. 

O secretário da Mesa Giordane Alberto sugeriu a criação das Olimpíadas entre bairros. Para ele essa seria uma forma de envolver a comunidade e incentivar principalmente os jovens e crianças na educação esportiva. 

O vereador Gleison Fernandes chamou a atenção para a necessidade de dar atenção ao esporte destinado Í s pessoas com necessidades especiais. O vereador Édio Gonçalves também chamou a atenção para esse segmento e complementou a importância do time de futebol para deficientes de Itaúna, que precisa ser reativado. 
O vereador Hélio Machado sugeriu que sejam feitos convênios com empresas para apadrinhar atletas e assim haver divulgação desses patrocinadores e investimentos para o esporte. 
O vereador Hudson Bernardes sugeriu que seja composto o Conselho Municipal de Esportes. O Secretário Rosse informou que isso vai ocorrer até dia 22/02. Hudson comentou ainda sobre um projeto de autoria dele que entrará em tramitação em breve visando a criação do Fundo Municipal do Esporte. 

Cemitério - o vereador Édio Gonçalves chamou a atenção para a descaracterização dos túmulos no cemitério do parque Jardim. Segundo ele, o local está sendo utilizado de forma diferente do projeto inicial. 

Dengue - o vereador Nilzon Borges chamou a atenção para o problema da dengue na cidade. Ele ressaltou que já há 40 registros de casos de dengue e a comunidade precisa se envolver para não se tornar epidemia. 

Lotes vagos - o vereador Maurício Aguiar sugeriu que houvesse um maior rigor na punição das pessoas que mantem lotes sujos na cidade e comprometem a saúde da população. O vereador disse que vai sugerir, através de projeto, aplicação de penalidade, como forma de garantir mais saúde Í  comunidade. 

Indicações

O vereador Antônio José de Faria Júnior solicitou manutenção nas ruas Maria do Carmo Myrra e Jorge Antônio da Fonseca, no bairro Aeroporto. 

O presidente Alex Artur da Silva solicitou capina e limpeza do terreno da Escola Estadual São José, no bairro Garcias. Também pediu que fosse disponibilizada uma caçamba para recolhimento de entulho no condomínio Estância das Acácias, no Córrego do Soldado. Alex solicitou ainda asfaltamento da Rua Alfredo Lopes, no bairro Itaunense, limpeza e capina da Rua Leopoldina Correa, bairro Santanense, poda das árvores das Ruas Antônio Pércope e Nelson Nogueira Araújo, recapeamento da Av. Tereza Xavier dos Santos, no bairro Residencial São Geraldo, ligação de água e esgoto na Rua 1, bairro Cachoeirinha, realização de mutirão de limpeza e operação tapa-buracos no bairro Três Marias. Alex solicitou também manutenção nas vias do Distrito Industrial. 

O vereador Márcio Gonçalves Pinto solicitou a mudança das Ruas Gioconda Corradi, Marcelino Corradi e João Dornas para vias de mão única. 

O vereador Hudson Bernardes solicitou a instalação de para-raios no cemitério do Parque Jardim e também empenho do Deputado Neider Moreira junto ao Governo do Estado para contratação de médico legista para atendimento Í  comunidade itaunense. 

O vereador Giordane Alberto solicitou limpeza em torno do campo do Flamengo e iluminação da Praça José Beghini. 

O vereador Édio Gonçalves solicitou que sejam disponibilizados varredores para atuar na limpeza das ruas do bairro Santanense. Solicitou ainda asfaltamento e retirada do canteiro central da Av. Magalhães Pinto, no bairro Santanense, criação de um Centro Cultural a ser instalado no prédio da Estação Ferroviária do bairro Santanense. Édio pediu obras de contenção de enchentes no Ribeirão das Gorduras, no bairro Santanense, também melhorias no campo do Lixão, no bairro Santanense e na capela velório do bairro Santanense. 

O vereador Adão Batista de Lima solicitou inclusão de um abaixo-assinado contendo assinatura de 240 moradores do bairro Morro do Sol, solicitando alterações no trânsito de várias ruas daquele bairro. Também reformas gerais no prédio e na quadra do Centro Comunitário do Morro do Sol e Pio XII, identificação e notificação do proprietário do lote localizado entre da quadra do “Ralf” e uma serralheria na Av. Jove Soares, para que o lote seja limpo imediatamente. Adão solicitou ainda troca de luminária em poste da Av. Jove Soares, próximo ao Supermercado Epa, instalação de placa com o nome da pequena rua que liga a Av. Jove Soares Í  rua Ovídio Silva, instalação de placas nas seis ruas do novo bairro Cidade Nova 2, designação de um jardineiro para cuidar das praças Manoel Alfaiate e José Corradi, bairro Novo Horizonte e instalação de boca-de-lobo na rua Antônio Jacob, bairro Jadir Marinho. 

O vereador Francis José Saldanha Franco solicitou limpeza e capina no final da Rua Santana, operação tapa-buracos e recapeamento das vias do Distrito Industrial, criação de pontos de depósito de lixo nas áreas rurais, principalmente próximo Í  fábrica Pirobrás, limpeza e capina da Av. São João próximo ao entroncamento com a MG-431. 

O vereador Joel Márcio Arruda solicitou transformação da Rua Ronei José Corradi Fonseca em via de mão única. 

Os vereadores Adão Batista de Lima, Alex Artur da Silva, Antônio José de Faria Júnior e Édio Gonçalves Pinto solicitaram que o Executivo Municipal elabore projeto de lei regulamentando a cessão de vale transporte em pecúnia para os servidores públicos. 

A vereadora Palmira Feliciano da Silva solicitou construção de lombada nas ruas Glaucus Corradi Mello, Geraldo Gonçalves de Sousa e Benevides Garcia. Também poda de árvores das ruas Marieta D'Ângelo Moreira, Vovó Benvinda Parreira e Vovó Nair, iluminação e capina do passeio da rua Marieta D'Ângelo, alteração do sentido do trânsito da rua Rolney Corradi Fonseca, bairro Morada Nova, transformando-a em via de mão única, recolhimento de objetos e rejeitos jogados em vias públicas e em imóveis da municipalidade. 

O vereador Nilzon Borges Ferreira solicitou alteração do trânsito das vias de acesso ao Colégio Santana, propondo a criação de uma rotatória de embarque e desembarque em frente ao Colégio. 

O vereador Gleison Fernandes de Faria solicitou limpeza de lotes e ruas do bairro Antunes, limpeza no terreno localizado na esquina das ruas Arnaldo Lima com Dona Augusta, no bairro Cerqueira Lima. 

Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.