Nossa História: Jove Soares

Todo mundo conhece a “Prainha”, não é mesmo? Mas quem conhece a história do Cel. Jove Soares Nogueira, a figura que dá nome a uma das principais avenidas da cidade?

É sobre ele que vamos falar hoje. Nascido na fazenda Três Barras, na época em que Sant’Anna do São João Acima ainda era distrito de Pitangui, o Coronel Jove Soares da Nogueira lidava desde cedo com os afazeres da vida na fazenda. Por isso, desenvolveu exímia habilidade com o gado e cavalos, se tornando um fazendeiro e boiadeiro de sucesso.

Chegava a se embrenhar pelos sertões de Goiás e negociava a compra de cabeças de novilhos, trazendo-os de volta a sua fazenda em Itaúna. Com a grande fortuna que conquistou, ajudou a fundar a Cia. Industrial Itaunense e o Banco de Comércio e Indústria de Minas Gerais. Foi vereador na primeira Câmara Municipal em 1902 e Conselheiro Municipal entre 1932 e 1936. Faleceu em 17 de novembro de 1953, com 85 anos de uma vida plena, bem vivida e com um belo legado deixado para a família e a cidade.

#NossaHistória #JoveSoares #CâmaraDeItaúna

Baixar Arquivo