Reunião Plenária de 25/10/2016

Câmara Municipal de Itaúna

Benefícios para entidades- os vereadores aprovaram 03 projetos em benefício de entidades de Itaúna: O Projeto de Lei Ordinária 79/2016, autoriza ao Executivo o repasse de recursos para a manutenção dos serviços da Emater, visando a execução do Programa de Desenvolvimento Rural no Município. O Projeto de Lei Ordinária 83/2016, que autoriza a Prefeitura a conceder subvenção social ao Instituto Santa Mônica- Apae Itaúna e o Projeto de Lei Ordinária 84/2016 que autoriza o Executivo a repassar recursos oriundos do Fundeb Í  Escola Municipal Dr. Lincoln Nogueira Machado. O recurso visa a construção de cobertura metálica na quadra do prédio escolar. A votação foi acompanhada por Onice Couto- membro do colegiado, Juliana Moreira- vice-diretora e Regina Célia- diretora da escola beneficiada. (foto)

O Presidente Francis Saldanha relatou ter buscado recursos junto ao Estado para beneficiar a Escola Dr. Lincoln e também a Escola Municipal Dona Maria Augusta de Faria. Portanto a verba ainda não foi disponibilizada, então o Presidente indicou ao Prefeito que destinasse recursos a essa finalidade.

O vereador Joel Márcio discursou sobre a importância desse tipo de repasse para as escolas e assim a educação no Município.

Os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei Ordinária 75/2016, que revoga dispositivos da Lei 1385, relacionada Í  cobrança da taxa de conservação de calçamentos ou pavimentações em vias de Itaúna. Aprovado também o Projeto de Lei Ordinária 78/2016, que autoriza a cessão de servidor Í  Emater, por meio de convênio com a Prefeitura de Itaúna.

Concertos Didáticos- o Presidente Francis Saldanha discursou sobre a participação de itaunenses no Concerto Didático da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Câmara conseguiu levar Í  Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, 80 pessoas para assistirem a uma apresentação no dia 25 de outubro. Francis ressaltou que o evento ocorre somente duas vezes por ano e a Câmara conseguiu esta participação, como incentivo Í  cultura. Ele ressaltou a grandeza do evento e a importância de buscar alternativas de formação como esta. (foto)

+ Gentileza- o Presidente Francis Saldanha convidou a todos para participarem do evento + Gentileza - violência a ser realizado na Câmara Municipal de Itaúna no dia 09/11, Í s 19 horas. No encontro serão premiados alunos de escolas municipais de Itaúna, participantes do Concurso de slogans e desenhos, relacionados Í  gentileza. Será também uma oportunidade das escolas relatarem as experiências vivenciadas com o projeto. Francis relatou ainda sobre projeto que deverá tramitar na Câmara relativo Í  proibição de venda de réplicas de armas como brinquedos.

Acompanhe outras indicações e discussões dos vereadores

O vereador Nilzon Borges salientou que foi assinada a Ordem de Serviço para construção da nova sede da Prefeitura. O vereador Hudson Bernardes alertou sobre ação que tramita relacionada Í  esta construção.

O vereador Alex Artur cobrou mais recursos estaduais para a educação e segurança no Município.

O vereador Nilzon Borges ressaltou a importância dos imóveis cedidos pela Prefeitura, como forma de incentivo Í  geração de emprego e renda.

O vereador Hudson Bernardes relatou preocupação acerca do processo licitatório relacionado ao transporte público na cidade. Segundo ele, a empresa atual, não pode mais renovar o contrato e então questionou como ficará o cidadão em relação ao serviço de transporte público em 2017.

O vereador Leo Bala alertou sobre a necessidade de união para a reconstrução da Igreja do Morro do Bonfim e a construção de um Parque Ecológico com área de lazer na Av. JK.

O vereador Antônio Da Lua comentou sobre solicitação feita por ele na busca de recursos para melhorias no Hospital Dr. Ovídio.

O vereador Lucimar Nunes apresentou Votos de Congratulações para com o Sr. Emerson de Faria Melo, odontólogo especializado em implantodontia, pelos relevantes serviços prestados Í  comunidade itaunense.

O vereador Marcinho Hakuna solicitou informações sobre a receita do Município com a CIP  (Contribuição de Iluminação Pública) nos últimos 6 meses.

O vereador Gleisinho pediu detalhes sobre reunião realizada pelo Poder Executivo Municipal no dia 05 de setembro de 2016, quando foi debatido sobre a concessão do serviço de transporte coletivo no  Município.

O vereador Antônio Da Lua solicitou que seja instalado um Redutor de velocidade na Rua João Ferreira da Silva, próximo ao nº 420, bairro Veredas.

O vereador Alex Artur solicitou a complementação do asfaltamento da Rua Olímpia Soares, bairro  Cerqueira Lima e da Rua Jesus Alves da Silva, bairro Garcias.

A próxima Reunião Plenária será realizada no dia 03/11/2016, Í s 17 horas.

Crédito de fotos da Orquestra: Alexandre Rezende

Demais fotos: Câmara Municipal de Itaúna