Reunião Plenária de 17/12/15

Benefício para a Assevi- o pastor Gilberto Máximo Silva usou o expediente da Tribuna Livre para falar sobre a Assevi- Associação dos Evangélicos de Itaúna. Ele relatou que a entidade necessita possuir um terreno para construir a sede própria e assim poder desenvolver vários projetos. Ele lembrou do trabalho social desenvolvido pela entidade, como auxílio a idosos e combate Í s drogas.

Projeto contra o preconceito- a cidadã Laysse Caroline Silva Matias utilizou o expediente da Participação Popular para defender os direitos da classe denominada GLBTS. Laysse relatou o preconceito existente em relação a esse grupo de pessoas e os desafios enfrentados por eles, principalmente a dificuldade de se conseguir emprego.

Ela informou que pretende apresentar em 2016 um projeto para a busca de direitos municipais e federais aos travestis, gays, transexuais, bissexuais e lésbicas. Laysse ressaltou que não importa a definição sexual "o que vale é o caráter das pessoas".

Veja outros assuntos discutidos

O vereador Joel Márcio cobrou novamente critérios igualitários na a votação de projetos para concessão de imóveis.

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 91/2015, que autoriza a doação de um imóvel localizado no bairro Santanense Í  Cerâmica Santos Anjos Ltda. Foi aprovado ainda o Projeto de Lei Ordinária 93/2015, que transfere para a Alfa Caldeiraria e Montagens Ltda, uma área doada anteriormente Í  Frama Confecções Ltda.

A vereadora Palmira Feliciano apresentou imagens de vias da cidade onde foi realizada a operação tapa-buracos, mas não foi feita a captação pluvial e o serviço não atende, "colocando a sociedade em situação de risco".

O vereador Gleisinho lembrou do projeto "Olho Ativo" criado por ele, destinado a disponibilizar exames de vistas e óculos para estudantes. Gleisinho pediu ao líder do Prefeito para que busque a execução desse direito.

O vereador Adão Batista relatou que na Rua José Flávio Aguilar, uma criança teve de ser socorrida, devido ao risco de cair em bueiro, em dia de forte chuva. Ele solicitou acompanhamento da situação de todos os bueiros da cidade.

O vereador Nilzon Borges lembrou de vários recapeamentos feitos pelo SAAE na cidade.

A vereadora Palmira Feliciano criticou a política atual e se declarou desmotivada com esse seguimento.

O vereador Alex Artur comentou sobre obra que está sendo feita na Rua Maria do Carmo Myrra, um benefício tão esperado pela comunidade.

O Presidente Francis Saldanha relatou sobre a inauguração do novo espaço para a Biblioteca Municipal, na Praça da Estação. Francis destacou o valor da leitura para a sociedade.

O Secretário Gil Máximo homenageou o cidadão Manoel Bernardes com um Voto de Congratulações pelo seu trabalho e dedicação cultural desempenhado em nosso Município e por toda Minas Gerais.

O vereador Marcinho Hakuna apresentou pedido de informações a respeito do Projeto de autoria do Executivo, que "Autoriza concessão de direito real de uso de imóvel público municipal Í  Assevi.

Marcinho Hakuna solicitou a retirada do Projeto de Lei nº 79/2015, de sua autoria, que "Institui o Programa Municipal de Prevenção e Controle do Diabetes no Município de Itaúna".

A vereadora Palmira Feliciano solicitou a capina na Av. Albino Santos, bairro Santanense.

O vereador Marcinho Hakuna solicitou o recapeamento e pavimentação asfáltica na rua Melo Viana-Centro, e a sinalização vertical, melhorias na sinalização de piso e implantação de sistema de "traffic calming" na Av. Getúlio Vargas, altura do nº 1401.

O vereador Leo Bala solicitou a instalação de traffic-calming na Av. Manoel Ribeiro da Silva, altura do número 1028, bairro Santanense.

O Presidente Francis Saldanha agradeceu o trabalho de todos os colabores e vereadores da Câmara Municipal de Itaúna nesse primeiro ano em que ele foi presidente. Francis desejou um feliz 2016 a todos os cidadãos, com mais saúde e disposição para continuar a luta por Itaúna.

No dia 22 de dezembro, Í s 17 horas, haverá Reunião Extraordinária para a votação de seis projetos.