Espaço cidadão- a cidadã Maria do Carmo Conrado utilizou o espaço da Tribuna Livre para reclamar sobre um problema na saída de água pluvial em sua residência. O cidadão Guilherme Henrique de Menezes questionou o estado de conservação do prédio da Secretaria de Infraestrutura. Ele ressaltou a existência do foco de dengue, paredes trincadas e muitos outros problemas e pediu análise técnica do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes. Guilherme relatou já ter tentado tomar atitudes através da Cipa, “mas não passaram de atas e reuniões”. Ele cobrou providências relacionadas a essa situação.
Votos aprovados- os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 77/2015 que dispõe sobre a desafetação de um lote no bairro JK, a ser permutado com outro imóvel, no mesmo bairro, de propriedade da empresa Imobil Ltda. Aprovado ainda o Projeto de Lei Complementar 10/2015, que classifica como Zona de Expansão Urbana um imóvel denominado Grota da Cana. Os vereadores Giordane Alberto, Alex Artur, Palmira Feliciano, Maurício Aguiar, Marcinho Hakuna, Adão Batista e Hudson Bernardes votaram contrários ao projeto, alegando defesa ao meio ambiente. Foi aprovado também o Projeto de Lei Ordinária 76/2015 que permite a desafetação de um imóvel localizado na Av. São João, sendo destinado Í permuta com outro imóvel da empresa Arquê. O imóvel permutado será concedido ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaúna e Itatiaiuçu. Os vereadores ressaltaram a importância desse sindicato para a nossa cidade. Representantes da entidade acompanharam a votação (foto).
Desenvolvimento Rural- os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 80/2015, que institui a Política Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar. O autor Gil Máximo, relatou ser esse um projeto adaptado de acordo com uma Lei Estadual e visa fortalecer a agricultura familiar e desenvolver o meio rural de modo sustentável e solidário.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência- O vereador Gleisinho comentou sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 03 de dezembro. Ele lembrou sobre as atuais discussões acerca dos problemas relacionados a essas pessoas, principalmente as barreiras nos meios de transportes e comunicação. Ele ainda ressaltou o preconceito e a falta de vontade política que impede o desenvolvimento e a autonomia das pessoas com deficiência. Muitas vivem confinadas em casa, sem recursos. Ele alertou Í Administração Municipal sobre a necessidade de maior busca de políticas públicas nesse sentido.
Acompanhe outras discussões dos vereadores- o vereador Hudson Bernardes solicitou cópias das atas do Conselho Administrativo do Instituto Municipal de Previdência (IMP) de 2011 até a presente data.
O vereador Adão Batista solicitou informações sobre Aposentadoria Especial do Regime Próprio de Previdência.
O Secretário Gil Máximo apresentou Voto de Congratulações para com o sr. Manoel Bernardes, por seu trabalho e dedicação cultural desempenhado em nosso Município e por toda Minas Gerais.
O vereador Giordane Alberto apresentou Votos de Pesar pelo falecimento da sra. Helena Maria de Fátima.
O vereador Giordane Alberto comentou sobre a reinauguração do Centro Comunitário e do Posto de Saúde da comunidade de Vista Alegre, com maior benefício para a comunidade.
O vereador Lucimar Nunes solicitou o cancelamento da cobrança de taxa de coleta de lixo nos casos de imóveis fechados e não ocupados e a instalação de traffic calming na Av. Manoel da Custódia, bairro Vila Nazaré.
O vereador Nilzon Borges solicitou a religação da iluminação pública da Praça Elielson Gilson de Morais no bairro Irmãos Auler.
O vereador Édio Gonçalves solicitou a instalação de rede wi-fi aberta na Praça Juvenal Pereira, bairro Santanense e a poda de árvore na Rua José Amâncio de Oliveira, bairro Santanense.
O vereador Gleisinho solicitou a sinalização de vaga para deficientes na Av. Jove Soares, em frente ao nº 249.
O vereador Leo Bala alertou sobre o problema do grande índice de portadores do vírus HIV.
A vereadora Palmira Feliciano da Silva solicitou que seja feita a capina na rua Alberto Herculano, bairro Garcias. Ela cobrou ainda estruturação do Parque Ecológico do bairro Três Marias. Ela alertou sobre o grande número de cães doentes nas ruas, aumentando a proliferação de doenças.
O vereador Leo Bala sugeriu que seja feito um projeto para acolher animais silvestres em recuperação no Horto Municipal, de modo a melhorá-los e devolvê-los Í natureza.
O vereador Alex Artur agradeceu por diversas indicações dele que estão sendo atendidas pela Administração Municipal.
O vereador Maurício Aguiar sugeriu que sejam tomadas providências para maior identificação dos visitantes Í Câmara, de modo a garantir maior segurança aos frequentadores da Casa. Outros vereadores reforçaram essa necessidade.
O vereador Édio Gonçalves parabenizou o para-atleta Tinoco, por representar Itaúna em competições e divulgar o nome da cidade de forma positiva.
O vereador Hudson Bernardes lamentou a possibilidade de as eleições em 2016 serem feitas através de cédulas de papel.
A próxima reunião plenária acontece no dia 08/12/15. Participe !
Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.
Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.
Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.
Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.