Reunião Plenária de 24/11/2015

Consciência Negra- a vereadora Palmira Feliciano comentou a respeito do “1º Encontro da Consciência Negra” realizado na Câmara Municipal de Itaúna no último sábado. Ela relatou a significativa participação nesse encontro, onde foi gerada grande bagagem de informações. O conhecimento da realidade dos negros foi um dos pontos fortes do evento. A vereadora agradeceu as participações dos debatedores que enriqueceram o evento.

Projetos aprovados: os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 74/2015 que abre crédito especial no orçamento do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos. A finalidade é o pagamento de adicional especial de Compensação Previdenciária ao INSS, referente aos ex-servidores municipais. Foi aprovado ainda o projeto de Resolução 31/2015 que altera o artigo 9º da Resolução 04/2015.

Acompanhe outras discussões e solicitações dos vereadores

O cidadão Guilherme Henrique de Menezes utilizou o espaço da Participação Popular e alegou ter sido ameaçado pelo Secretário Municipal de Infraestrutura. O vereador Hudson Bernardes sugeriu que a Comissão de Direitos Humanos averiguasse essa situação. Outros vereadores discutiram sobre essa questão.

O vereador Marcinho Hakuna comentou sobre o trabalho social desenvolvido pelo Projeto Usina de Sonhos e ressaltou a necessidade, tanto do Executivo quanto do Legislativo, apoiarem essa causa.

A vereadora Palmira Feliciano alertou sobre o grande número de carrapatos na região do bairro Residencial Três Marias. Ela ressaltou a necessidade de uma ação imediata da Prefeitura para resolver esse caso emergencial. Palmira citou a presença de capivaras e cavalos no local, que pioram situação.

O vereador Alex Artur cobrou que seja instalado traffic calming no cruzamento das ruas Altair Gonçalves Franco e Delmira Gonçalves, no bairro Garcias. Ele relatou o grande perigo desse local.

Sobre o Cismep o vereador Alex Artur cobrou apuração e que as pessoas sejam penalizadas e o serviço melhore.

O vereador Leo Bala lembrou de projeto dele que autoriza o uso de força policial para ter acesso Í s residências onde há impedimento. O objetivo é combater a dengue e outras doenças. Para Leo Bala essa é uma forma de dar mais segurança para população. Ele sugeriu ainda que os agentes de saúde sejam treinados para essas situações.

O vereador Antônio Da Lua cobrou sinalizações nos locais onde são instalados os traffic calmings.

O vereador Giordane Alberto pediu, em nome dos Moradores do bairro Irmãos Auler, que seja providenciada iluminação na área da academia ao ar livre do bairro. Para ele "essa é uma questão de segurança para o local".

O vereador Hudson Bernardes apelou ao Prefeito que nomeie os demais conselheiros tutelares eleitos, como forma de atender Í s demandas existentes e amenizar a situação da única conselheira atuante.

O vereador Hélio Machado sugeriu que fosse feita uma reunião especifica com a Secretária Municipal de Saúde Ângela Amaral para que sejam feitos esclarecimentos sobre a saúde no município.

O vereador Marcinho Hakuna solicitou que seja resolvida a situação da Taxa de Lixo relacionada aos imóveis fechados.

O Presidente Francis agradeceu a todos da Câmara Municipal pelo empenho e dedicação Í s metas alcançadas para economizar e assim devolver R$ 1.528.000,00 Í  Prefeitura.

O vereador Lucimar Nunes apresentou Voto de Congratulações ao servidor Emerson Hortenciano (Toninho) pelos serviços públicos prestados.

O vereador Gleisinho solicitou informações sobre as obras e o repasse de verbas relacionadas a uma Academia de Saúde que foi disponibilizada para Itaúna, mas até o momento não foi montada no bairro Várzea da Olaria. Ele mostrou fotos do local, onde deveria ser instalado esse recurso.

O vereador Antônio Da Lua cobrou que sejam feitas obras no Posto de Saúde da Comunidade Rural de Freitas.

O Presidente Francis Saldanha comentou sobre evento realizado pela Escola Celuta das Neves, onde esteve presente discursando sobre violência e gentileza. Ele relatou sobre os desdobramentos da campanha realizada pela Câmara Municipal de Itaúna.

O vereador Hudson Bernardes cobrou trabalho de comissão para acompanhamento do contrato feito com o Cismep.

O Presidente Francis Saldanha relatou ter sido convidado pelo promotor de Justiça Dr. Enéias Xavier Gomes para uma despedida dos trabalhos em Itaúna. O Presidente ressaltou o grande trabalho feito em conjunto com a Câmara e Ministério Público.

O vereador Antônio Da Lua solicitou que seja feito o calçamento das ruas Walter Mendes e Wimilce de Castro Antunes, no bairro Antunes. Ele solicitou ainda a instalação de ponto de wifi na Praça dos Ipês, no bairro São Geraldo e a pintura da sinalização horizontal em frente a E. E. Manoel da Costa Rezende, Várzea da Olaria.

O vereador Giordane Alberto solicitou que seja feita a repintura da faixa de pedestres e a instalação de traffic-calming em frente ao Hospital Manoel Gonçalves. Solicitou ainda a repintura de sinalização horizontal na rua Cândido Bernardes, esquina com Ana Faria Dornas

O vereador Édio Gonçalves solicitou o corte de árvore na Rua Vasco Mendes, no bairro Morro do Engenho.

O vereador Hélio Machado solicitou a instalação de bancos de alvenaria e reformas na praça do final da Rua Heli Loureiro, bairro Morada Nova e a operação Tapa-buracos na Av. Manoel da Custódia próximo ao nº 95, bairro Piedade.

O presidente Francis Saldanha solicitou a operação tapa-buracos na Rua Professora Maria Linda, bairro Residencial São Geraldo.