Uma história pela paz

Projeto da Câmara Municipal de Itaúna com parceria escolar incentiva a gentileza

Começou nessa sexta-feira 13/11, com grande resultado, um novo desdobramento da Campanha + Gentileza –violência, da Câmara Municipal de Itaúna. Os alunos da Escola Municipal Dona Maria Augusta de Faria tiveram a grande sorte de serem presenteados com uma “contação de histórias.” Um projeto piloto está sendo desenvolvido na Escola, tendo como finalidade a busca pela paz.

“Marshmallow- Uma história que envolve sentimentos” foi contada pela professora Marilene Franco, convidada especialmente para abrir esse projeto em prol da gentileza. A história é sobre “um lugar não muito distante, onde não existia dinheiro e tudo era vendido somente em troca de carinho e gentileza, representados pelo marshmallow. “Tinha que ser uma história bem próxima deles. O doce, ao ser usado como gentileza e o carinho é um jeito mais fácil de tocar no corarão deles e gerar a gentileza” afirma Marilene.

E a narração gerou grandes resultados aos alunos. Adrielle Teixeira, aluna do 3º Ano disse ter aprendido que a gentileza tem que existir em todo o lugar. “Temos que aprender a trocar gentileza”, destacou a aluna. Laís Katlhyn, aluna do 4º ano aprendeu que “temos que ser gentis e tentar ajudar as pessoas. Se a gente usar a gentileza ela volta para nós”.

E a história ainda não terminou. Cada aluno agora vai desenvolver atividades relacionadas ao assunto abordado, sempre com foco na cultura da não-violência. Entre essas atividades estão a confecção de textos e de desenhos. No mês de dezembro será realizada uma apresentação final desses trabalhos, quando serão premiados os alunos de maior envolvimento e destaque nas atividades. Uma comissão julgadora vai analisar os trabalhos desenvolvidos e definir os vencedores.

Para o presidente vereador Francis Saldanha, esse projeto piloto será uma oportunidade a ser aproveitada pelas outras escolas da cidade. “Acreditamos na educação e no envolvimento da escola e de todos os alunos, nessa busca pela gentileza. E a Câmara quer contribuir para essa sociedade de paz”, afirmou o presidente.

A diretora escolar Soraia Graziela de Morais destacou o desempenho da escola, junto aos professores, alunos e familiares em alcançar o melhor resultado com essa campanha.