Reunião Plenária de 27/10/2015

Projetos aprovados- os vereadores aprovaram 03 projetos de autoria do Executivo. Foi aprovado o Projeto de Lei Complementar Nº 09/2015 que revoga o dispositivo da Lei Complementar Nº 98, que alterou os Quadros de cargos de provimento em comissão da Administração Direta e Indireta do Município de Itaúna.

Aprovado também o Projeto de Lei Complementar Nº 62/2015, que autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênio com o INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA – IMA, visando a cessão de dois servidores para auxiliar nos trabalhos da entidade. E o Projeto de Lei Ordinária Nº 64/2015, que altera dispositivo da Lei Nº 4775. Ele amplia o prazo Í  Associação dos Aposentados de Itaúna, para a realização das obras de expansão de sua sede no imóvel concedido pela Prefeitura.

Participação da Comunidade- O cidadão Rogério Antunes entregou ao Presidente Francis Saldanha um complemento do Abaixo Assinado contra a cobrança da Taxa de lixo. Ele criticou essa cobrança e pediu que o serviço de limpeza urbana volte a ser feito pela Prefeitura.

O cidadão Guilherme Henrique de Menezes falou a respeito do ponto eletrônico a ser usado pela Prefeitura. Ele questionou se o registro biométrico será feito por todos os servidores ou apenas alguns.  (fotos)

Incentivo ao esporte- o vereador Lucimar Nunes apresentou fotos do Campo de Futebol em Santanense onde foram feitas diversas melhorias. Ele ressaltou a recuperação e limpeza feita no local a pedido dele Í  Cia de Tecidos Santanense e a Prefeitura. O vereador lembrou que agora diversas disputas são realizadas no local, sendo bem utilizado pela comunidade. (foto)

Iluminação Pública- a pedido do vereador Giordane Alberto, o Gestor de Iluminação Pública Geovane Vilela participou da reunião plenária da Câmara para fazer esclarecimentos a respeito da iluminação na cidade.

Geovane relatou obras que estão sendo feitas com melhorias na cidade e o desafio que a atual Administração enfrentou desde o início, devido Í  municipalização da iluminação pública feita pela Administração anterior. Geovane respondeu a diversos questionamentos dos vereadores. (foto)

Combate Í  dengue- O vereador Leo Bala relatou ter acompanhado agentes de saúde no trabalho de combate Í  dengue e identificado o grande desafio de ter acesso Í s residências para fiscalização do ambiente. Ele lembrou dos muitos casos de dengue registrados na cidade. Para ajudar no combate a essa doença e também Í  Febre Chikungunya, Leo Bala apresentou um projeto que cria novas medidas de vigilância sanitária e epidemiológica a serem tomadas.

Acompanhe outras indicações e discussões dos vereadores

O vereador Marcinho Hakuna apelou novamente para que as cirurgias eletivas sejam feitas via Cismep no Município de Itaúna. Ele cobrou essa ação da Secretaria de Saúde.

O vereador Marcinho Hakuna relatou o absurdo do trânsito no bairro Leonane, devido Í  má sinalização. Ele cobrou melhorias e relatou já ter feito isso via indicações.

O vereador Gleisinho falou a respeito de projeto de equoterapia que conheceu em Itatiaiuçu, onde diversos alunos da Apae são beneficiados com o atendimento. Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. Gleisinho Ele lembrou da necessidade de apoio a esse trabalho.

A vereadora Palmira Feliciano lembrou de cobrança da sociedade relacionada aos frequentadores da Praça da Estação. Ela relatou que os hotéis no local funcionam na verdade como motéis, o que precisa ser investigado pela Prefeitura.

O vereador Maurício Aguiar criticou o trabalho feito pela Secretaria de Assistência Social. Ele cobrou medidas urgentes quanto Í  aglomeração de andarilhos nas ruas de Itaúna.

O vereador Joel Márcio cobrou a comemoração da Semana Municipal da Valorização da Família. Ele esperava que a Prefeitura promovesse ações nessa semana com valorização familiar, principalmente nessa época em que família tem sido constantemente bombardeada.

O vereador Alex Artur cobrou que haja contenção de gastos de pessoal na Secretaria de Assistência Social, enquanto pequenos pedidos são negados Í  comunidade.

O vereador Giordane Alberto voltou a cobrar o atendimento de neurologista no Pronto Socorro.

O vereador Antônio Da Lua cobrou que seja feito um muro de arrimo na quadra do bairro São Geraldo. Ele ressaltou sobre evento esportivo feito na Universidade de Itaúna, que gerou recolhimento de alimentos para entidades beneficentes da cidade.

O vereador Giordane Alberto cobrou que os traffic calming sejam construídos com asfalto e não da forma como são feitos atualmente.

O vereador Marcinho Hakuna citou a ação das Polícias Militar e Civil que têm combatido o crime na cidade, inclusive os casos de roubos em residências, feitos por quadrilhas. Marcinho cobrou maior funcionamento do Sistema Olho Vivo.

O vereador Alex Artur comentou sobre melhorias que estão sendo feitas no Centro Comunitário da Comunidade de Brejo Alegre.

O vereador Giordane Alberto cobrou o uso de sopradores para limpeza urbana adquiridos pelo Saae. Ele ressaltou nunca ter visto algum sendo usado.