Educação é colocada novamente em pauta como solução para combater a violência

A importância da educação para o combate das mais diversas formas de violência veio novamente Í  tona no terceiro e último dia do Ciclo de Debates, promovido pela Câmara Municipal de Itaúna. De acordo com o professor da Universidade de Itaúna e coordenador dos cursos de Pós-Graduação da PUC-Minas, Ronaldo Brêtas de Carvalho Dias, é imprescindível que os direitos fundamentais dos cidadãos sejam respeitados e que isso só será possível por meio da educação. “Nós não vamos conseguir organizar nosso Estado e nem inibir a violência sem um ensino de qualidade. E isso deve começar a partir do primeiro dia da criança na escola, não apenas no Ensino Superior”.

Para permear o debate, que também passou pelo cunho religioso com a mediação de representantes das principais religiões da cidade, o doutor em Ética Teológica e padre, Amarildo José de Melo, falou sobre a presença da violência nos escritos bíblicos e das guerras e lutas envolvendo as crenças. “A religião tem o poder de tornar a violência ainda mais violenta. Por isso, todos nós que somos cristãos, precisamos vivenciar a crença no amor, que deve se manifestar no perdão, generosidade e hospitalidade. Não haverá paz sem desenvolvimento, sem solidariedade”.

O padre ainda lembrou a importância do papel da família que, segundo ele, está em crise como grande parte das instituições de hoje. Para ele, os primeiros responsáveis pela educação são os pais que devem educar nos pequenos gestos por meio dos valores.

Fechando o 1º Ciclo de Debates sobre a Violência, o secretário municipal de Assistência Social, Raimundo José Bernardes, também ressaltou a importância da educação no combate Í  violência. “Precisamos que os educadores tenham condições de passar para as crianças que elas precisam respeitar os limites e amar ao próximo. Sem amor ao próximo não existe convivência com o outro ser humano respeitado”, finaliza.