Entre os dias 19 e 21, a Câmara Municipal de Itaúna promoveu o 1º Ciclo de Debates sobre a Violência. Com o tema “+ Gentileza, – Violência”, o evento reuniu autoridades de segurança pública do município, representantes do Legislativo e Executivo, líderes religiosos e comunidade, em prol da discussão sobre a atual situação da cidade com relação Í criminalidade e o que pode ser feito para combatê-la.
Confira um pouco do que aconteceu em cada dia de debate
O primeiro dia foi dedicado Í apresentação dos números da violência no município com a participação das Polícias Militar e Civil e do Conselho Tutelar. De acordo com Capitão Alexsandro da PM, houve uma redução de 25% nos crimes violentos de janeiro a julho deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Na zona rural, a diminuição neste mesmo tipo de crime chega a 42%. “As melhorias notadas até o momento são resultado da ação conjunta dos profissionais de segurança pública e do envolvimento da comunidade na busca de uma sociedade de paz”, afirma o Capitão. Outra razão apontada pela PM como motivadora dos bons resultados é o aumento de 6% nas operações desenvolvidas pelo órgão, com uma frota bem posicionada e preparada.
Representando a Polícia Civil, o delegado Dirceu Ribeiro da Costa, apresentou dados sobre os inquéritos instalados esse ano. “Até agosto lavramos 108 prisões em flagrante, foram 20 inquéritos por tentativa de homicídio, 92 inquéritos com relação Í lei Maria da Penha, 86 sobre tráfico, 60 sobre furto, 67 sobre roubo, 25 por estelionato, 23 por embriaguez ao volante, dentre outros”. Ainda segundo ele, muitas vezes a liberação dos infratores se dá em função das leis, já que grande parte dos crimes é afiançável.
As conselheiras tutelares Michele Cristina Souza Cruz e Maria do Rosário Saldanha Faria falaram sobre os tipos de violência e os casos mais comuns no Conselho da cidade, que são: o não cumprimento dos deveres dos pais, violência psicológica, violência física, evasão escolar, abuso sexual, abandono e exploração do trabalho. “Para trabalharmos com a prevenção e conscientização, precisamos do exemplo e da cobrança diária dentro das famílias sobre a gentileza”, afirma Maria do Rosário.
Após as palestras, foi aberto o debate para a participação do público presente.
Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 17h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.
Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.
Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.
Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.