Câmara Municipal de Itaúna
Projetos aprovados- os vereadores aprovaram unanimemente 05 Projetos: o 17/2015, trata sobre o Plano Plurianual de Ação Governamental. O 28/2015 que denomina Logradouro Público a Rua Ângelo Antônio Mascarenhas. O Projeto 29/2015 denomina Logradouro Púbico a Praça Geraldo Vieira do Amaral. O Processo de Moção 16/2015, que concede a Moção de Aplausos para com o Padre Chrystian Shankar de Oliveira Lima, pelo trabalhado de evangelização realizado em Itaúna e região. O Projeto de Resolução 18/2015, que concede o Título de Cidadão Honorário ao Sr. Delmo Gonçalves Barbosa. Foi aprovado ainda o Projeto de Lei Complementar 03/2015, que reduz o número de cargos de vigilantes. Os vereadores Adão Batista, Hudson Bernardes, Joel Márcio, Marcinho Hakuna, Maurício Aguiar e Palmira Feliciano votaram contrários a esse projeto.
Uaitec- o vereador Francis Saldanha comentou a respeito da inauguração da UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, feita em Itaúna nessa terça-feira. Onde serão disponibilizados cursos gratuitos para a comunidade. Ele lembrou que a sede recebeu o nome de Vicente Castanheira, grande educador itaunense. O vereador Gleisinho salientou ter solicitado ao Estado, esse recurso em 2013 e agora vários jovens poderão ser beneficiados com cursos técnicos, graduação e Pós-Graduação gratuitos. Gleisinho agradeceu o apoio da Prefeitura e do Estado para a concretização desse Polo de Apoio Presencial, que vai permitir formação inclusive Í s pessoas com deficiência. O vereador Nilzon Borges classificou o UAITEC como um grande ganho para a cidade e parabenizou o vereador Gleisinho pela conquista.
Espaço ao cidadão- a cidadã Eciléia Freitas de Oliveira usou o expediente da Tribuna Livre para agradecer o apoio dos vereadores sobre a adequação do Plano de Cargos e Salários das Monitoras de Creches. Ela sugeriu que sejam feitas adequações ao Projeto de Lei Complementar 04/2015, para ser votado, de modo a não prejudicar as monitoras. O cidadão Noel Marcelo de Almeida discursou no expediente da Participação Popular sobre o grande número de demissões que já tem causado grandes problemas na cidade e pode se tornar uma calamidade. Ele citou exemplos de pais demitidos que possuem muitas dívidas. E demissões tem atingido inclusive os diretores sindicais. Ele sugeriu maior debate sobre o assunto e relatou que o Sindicato dos Metalúrgicos é contrário Í terceirização e não visa flexibilizar direitos trabalhistas. O cidadão Valdilene Gonçalves de Oliveira agradeceu apoio dos vereadores e do Secretário Municipal de Assistência Social, sobre a questão das moradias no Bairro Santa Edwiges. A Participação Popular foi usada ainda pelo taxista Eliesse José de Morais.
Acompanhe outras discussões e indicações dos vereadores
O vereador Lucimar Nunes comentou sobre o Plantão em Terceiro Turno que poderá ser uma opção de melhoria para o atendimento da saúde em Itaúna.
Os vereadores debateram a respeito da Ideologia de Gênero e salientaram a necessidade de tratar desse tema com grande cautela.
Os vereadores comentaram a respeito da assinatura da Ordem de Serviço para término das obras da Estação de Tratamento de Esgoto, que vai trazer muitos benefícios para a cidade.
O Presidente Francis Saldanha parabenizou a iniciativa da Igreja Católica em promover aproximação junto Í comunidade e Í s autoridades para unir forças e resolver questões sociais.
O vereador Marcinho Hakuna alertou sobre necessidade urgente de uma política municipal para a geração de emprego em Itaúna.
O vereador Giordane Alberto criticou a retirada da rotatória da Rua Silva Jardim, no bairro Universitário. O local apresenta grande risco de acidentes.
O vereador Lucimar Nunes criticou o fato de a Cia de Tecidos Santanense manter ônibus estacionados na Rua Dr. Alcides Gonçalves, gerando grande risco de acidentes. Ele sugeriu que esses veículos sejam estacionados na Portaria II da empresa.
O vereador Édio Gonçalves solicitou a pintura da quadra do Poliesportivo da Praça de Esportes de Santanense.
Votos de pesar- o vereador Giordane Alberto apresentou Voto de Pesar pelo falecimento da Senhora Oraida dos Santos. O vereador Leo Bala apresentou Voto de Pesar pelo falecimento do Senhor Djamin Carlos Ribeiro.
Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.
Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.
Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.
Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.