Reunião Plenária de 26 e maio de 2015

Câmara Municipa de Itaúna

Redução de gastos- o Presidente Francis Saldanha apresentou em plenário um resumo das despesas da Câmara referentes ao último bimestre de 2015. Ele ressaltou a economia feita pelo Legislativo, com redução de gastos de 37. 488,99 em relação ao primeiro de 2015. Quando já havia economia em relação aos meses anteriores.  O  conteúdo detalhado pode ser verificado no Portal da Transparência www.cmitauna.mg.gov.br

Nossa Escola, nosso espaço- a Secretária Municipal de Educação apresentou na última Reunião Plenária da Câmara de Itaúna o Projeto Nossa Escola, nosso espaço, que pretende atender crianças e adolescentes com idade entre 04 e 17 anos, no Caic, aos sábados de 8H Í s 12H. Segundo a Secretária o novo projeto é uma oportunidade de trabalhar as áreas de esporte, lazer e cultura. Desenvolver habilidades e criar atletas, artistas e jovens bem formados.Atividades como música, dança e capoeira serão desenvolvidas através de oficinas, procurando envolver mais a comunidade na escola, unir forças e criar novas oportunidades, com melhor formação dos cidadãos . E as inscrições já podem ser feitas no Caic.

A Secretária ressaltou a importância dos pais acompanharem mais a educação dos filhos e frisou que a comunidade precisa se apropriar da escola, de forma positiva. Aproveitar  oportunidade de compartilhar conhecimento, descobrir talentos e fortalecer a autoestima. Virgínia informou que parcerias serão feitas e os profissionais da Prefeitura serão utilizados, gerando um custo bem inferior e um atendimento superior ao do Projeto Escola Aberta.

Utilidade Pública- foram aprovados 03 projetos que declaram entidades como de utilidade pública as entidades Caixa Escolar Municipal Ismael de Souza  Arruda,  Caixa Escolar João Nogueira e Caixa Escolar Modestino Francisco Rabelo. Esses projetos são de autoria do vereador Antônio Da Lua.

Redução de vagas – foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei Complementar Nº 03/2015, que reduz o número de vagas do cargo de vigilante. Os vereadores Marcinho Hakuna, Joel Márcio, Adão Batista, Hudson Bernardes e Palmira Feliciano votaram contra esse projeto.

Espaço Popular- os cidadãos Valdilene Gonçalves, Daniela Maria dos Santos, Marco Antônio de Almeida e Gilberto Eustáquio Bernardes se manifestaram nos espaços destinados Í  comunidade.

Não dê esmolas- o vereador Gleisinho classificou como crítica a situação dos andarilhos na cidade. Ele lembrou que  a comunidade precisa se conscientizar e não dar esmolas, pois a doação motiva a permanência de andarilhos nas ruas. Gleisinho lembrou de lei criada por ele, em que a Prefeitura deve instalar placas na cidade proibindo dar esmolas. O Secretário Gil Máximo lembrou ser preciso ajudar as pessoas de outra forma e assim desmotivar a simples doação de esmolas e ressaltou a preocupação também da Polícia Militar relacionada a esse assunto.

Acompanhe as indicações e pedidos de informações feitos pelos vereadores

O vereador Lucimar Nunes apresentou Votos de Congratulações para com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, sr. Antônio Mariano, e para a Secretária Municipal de Saúde, sra. Ângela Gonçalves do Amaral, pela realização da 6ª Conferência Municipal de Saúde.

O vereador Hudson Bernardes solicitou informações sobre as políticas adotadas pela Administração com relação aos moradores de rua em Itaúna. Ele solicitou ainda cópia do termo de dispensa de licitação 339/2015, firmado entre o Saae e a Cemig para fornecimento de energia elétrica.

O vereador Joel Márcio solicitou informações sobre os gastos mensais realizados pela Administração Municipal com despesas de pessoal.

O vereador Leo Bala solicitou informações sobre o destino dado Í  madeira proveniente do corte de árvores no Município.

O vereador Adão Batista solicitou que seja feita a captação pluvial das ruas Higino de Faria, Travessa Nely de Faria e Marcílio Parreiras, no bairro de Lourdes.

O vereador Alex Artur solicitou a sinalização da Rua Virgílio Gonçalves, bairro Garcias e da Rua Treze de Maio, bairro Piedade.

O vereador Antônio Da Lua solicitou a pintura da quadra de esportes do Bairro das Graças.

O Presidente Francis Saldanha solicitou a recuperação de bocas-de-lobo na Av. Manoel da Custódia, bairro Novo Horizonte e Reformas na Escola Municipal Pedro Aleixo, na comunidade de Retiro dos Farias.

O vereador Giordane Alberto solicitou a revitalização da praça localizada na rua Manoel Ribeiro, bairro Santa Edwiges e solicitou ainda a Operação tapa-buraco nas ruas dos bairros Padre Eustáquio, Vila Tavares, Vila Vilaça, Irmãos Auler, Leonane e Várzea da Olaria.