Reunião Plenária de 19/05/2015

Logradouros Públicos- foram aprovados pelos vereadores dois projetos de denominação de logradouro público. Ambos de autoria do vereador Antônio Da Lua, denominam logradouros a Rua Alcides Moreira de Abreu, no Conjunto Habitacional Jadir

Marinho de Faria e Estrada Rural Juca do Ziquinha, localizada nas comunidades rurais de Vista Alegre, Retiro dos Farias e Brejo Alegre.

Saúde- participaram da Reunião a Secretária Municipal de Saúde Ângela Gonçalves do Amaral e os representantes do I. Cismep Geraldo Rodrigues – Assessor Técnico e Ricardo Cabral- Diretor Clínico do Pronto Socorro. Foram apresentados dados sobre o funcionamento do I.Cismep, maior consórcio de saúde de Minas Gerais, que envolve hoje 27 municípios. Foram apresentados ainda as especialidades atendidas e os programas e projetos desenvolvidos. A Secretária Ângela ressaltou as melhorias ocorridas após a implantação do I. Cismep e que hoje o processo não gera prejuízos para o hospital. Ela solicitou ajuda dos vereadores para conseguir recursos para a saúde e alertou para a situação em que se encontra a saúde pública. Foram ouvidos questionamentos e reclamações dos vereadores.

Confira outros detalhes da Reunião Plenária de 19/15

Os cidadãos Daniela Maria dos Santos e Valdilene Gonçalves de Oliveira, utilizaram os expedientes destinados Í  população. Daniela falou sobre um direito de resposta ao Executivo em relação Í  Associação Comunitária do Bairro Garcias e Valdilene discursou a respeito de lotes vagos e a ocupação do bairro Santa Edwiges.

O vereador Hudson Bernardes solicitou informações sobre as entidades enquadradas na Resolução nº 109/2009, do Conselho Nacional de Assistência Social e sobre o Contrato 80/2014, firmado pela Prefeitura. Hudson solicitou ainda informações sobre recursos oriundos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica que a Prefeitura tenha eventualmente recebido e sobre as notificações feitas e os valores arrecadados pela Prefeitura em relação ao que determina a Lei Complementar nº 84/2013.

O vereador Marcinho Hakuna solicitou a lista dos servidores ocupantes de cargos designados da Prefeitura Municipal. Ele solicitou ainda informações sobre o “desincramento” de faixa de terreno na Av. Miguel Augusto Gonçalves (Reta de Santanense).

O vereador Giordane Alberto solicitou que seja feita a instalação de tampa em bueiro da rua Noé Anunciação Prado, em frente ao nº 525, bairro Universitário; Também a limpeza de bueiros na Rua Manoel Correia, esquina com Av. Jove Soares e a instalação de tampa em bueiro da Rua José Caetano Moreira, bairro Irmãos Auler.

O vereador Leo Bala solicitou a limpeza de três bueiros em frente ao prédio da Câmara.

O vereador Lucimar Nunes solicitou a presença do Sr. Raimundo Bernardes, Secretário Municipal de Assistência Social,  para debater com os vereadores sobre as demolições de casas, ocorridas no bairro Garcias. Para isso deverá ser suprimido o Grande Expediente da Plenária do dia 02/06/15.

O Pequeno expediente da próxima Reunião Plenária também deverá ser suprimido para a participação da Secretária Municipal de Educação Maria Virgínia Morais Garcia. A finalidade é apresentar um novo Programa a ser implantado na cidade, em substituição ao Escola Aberta.

Conferência Municipal de Saúde- o Presidente Francis Saldanha lembrou da realização da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Itaúna, no dia 23 de maio de 2015, no Colégio Sant`Ana. Francis alertou para a necessidade de apoiar essa ação e se envolver nesse processo que busca resultados pela saúde em nossa comunidade.

Semana do Meio Ambiente- o vereador Nilzon Borges convidou a todos para participarem da Semana do Meio Ambiente, a se realizar entre os dias 1º e 05 de junho, com diversas ações em Itaúna.