Reunião Plenária de 12/05/2015

Câmara Municipal de Itaúna

Reunião Plenária de 12/05/2015

Profissionais de fisioterapia e terapeutas- foi apresentado pelo vereador Gleisinho um Processo de Moção junto ao Congresso Nacional, solicitando que seja agilizada e votada a Emenda do Projeto que dispõe sobre o piso salarial dos profissionais de fisioterapia e terapeutas ocupacionais. Gleisinho lembrou do acompanhamento desses profissionais, com tratamento essencial Í  reabilitação. E ressaltou a necessidade de garantir os direitos da classe, como incentivo e reflexos positivos no atendimento da comunidade. Ele cobrou ainda atendimento de fisioterapeutas nos PSF`s, o que ajuda muito a comunidade, principalmente as pessoas idosas e deficientes, devido Í  dificuldade de locomoção.

Tribuna Livre- o cidadão Renilton Pacheco discursou sobre a taxa de lixo criada recentemente. Ele comentou sobre as críticas surgidas a respeito desse assunto e frisou a responsabilidade da Câmara na criação dessa taxa. Ele cobrou que os vereadores defendam mais os interesses do povo. Relatou fato de publicação de conta de água no jornal. Renilton disse acreditar que essa taxa vai parar na Justiça e alertou que a comunidade está sufocada por essa cobrança.

Participação Popular- esse expediente foi usado por três cidadãos. Noel Marcelo de Almeida salientou que as empresas continuam a lucrar, mesmo com a crise. Noel identificou os metalúrgicos como explorados e prejudicados com os baixos reajustes salariais e más condições de trabalho. Pediu apoio aos vereadores para aumentar o debate a respeito de negociações trabalhistas para a categoria de metalúrgicos. Ele pediu ainda salários dignos para as enfermeiras servidoras da Prefeitura. A cidadã Daniela Maria dos Santos pediu moradias dignas para diversas pessoas na cidade. Ela cobrou responsabilidade da Prefeitura em relação a isso. O cidadão Marco Antônio de Almeida criticou o mau uso da máquina pública, onde há excesso de servidores em determinados locais e faltam pessoas para atuar pela cidade. Marco Antônio criticou também o baixo salário recebido pelas enfermeiras.

Veja algumas indicações e discussões feitas pelos vereadores

A vereadora Palmira Feliciano levantou novamente um problema: o acúmulo de lixo em diversas vias da cidade, o que tem facilitado a proliferação da dengue e destruição de nascentes. O vereador Leo Bala criticou a prática de espalhar lixo pela cidade.

O vereador Giordane Alberto relatou demora no atendimento do serviço de enfermagem do Plantão 24 horas.

O vereador Hélio Machado lembrou de notificações relativas a lotes sujos, feitas a mais de 500 proprietários na cidade.

O vereador Antônio Da Lua lembrou de inauguração da Unidade Básica de Saúde, que será feita no próximo sábado, no bairro São Geraldo.

O Secretário Gil Máximo informou ter sido nomeada a nova Comissão da Câmara, destinada aos trabalhos relacionados Í  Agricultura e Desenvolvimento Rural. Ela é composta pelos vereadores Leo Bala, Gleisinho e Joel Márcio.

O vereador Joel Márcio solicitou informações sobre o termo de convênio assinado em 04/05/2009 entre a Prefeitura e o Sindimei, para intervenções no Parque Socioambiental Affonso Lima. Ele solicitou ainda dados sobre as empresas fornecedoras do Saae.

O vereador Marcinho Hakuna solicitou informações sobre o processo de retificação de área do Parque Ecológico Sindimei.

O vereador Adão Batista solicitou ao Executivo a elaboração de projeto de lei criando teto salarial máximo para aposentadoria no IMP, a exemplo do que ocorre com o INSS.

O vereador Alex Artur solicitou a limpeza e capina da rua Alfredo Lopes, bairro Itaunense.

O vereador Antônio Da Lua solicitou diversos serviços Í  Prefeitura: Limpeza dos bueiros do bairro Olímpio Moreira; Instalação de medidas de redução de velocidade no cruzamento da Rua Mozar Machado com a Av. Dorinato Lima; Revitalização da Praça Vânia Marques, bairro Morada Nova;Limpeza da Praça em frente Í  igreja do bairro Aeroporto.

O vereador Giordane Alberto solicitou a reforma dos passeios, bancos e luminárias da Praça Cilico, no Centro e a reforma dos passeios, bancos e luminárias da Praça 02 de Janeiro, no Centro.

O vereador Hudson Bernardes solicitou alterações na sinalização no trecho da Av. São João em frente ao Sesi, visando melhorias na segurança do trânsito local, ampliação e otimização dos espaços de estacionamento.

O vereador Leo Bala solicitou a permanência de enfermeiro atuando no distrito de Vista Alegre. Ele solicitou ainda a instalação de corrimão na Rua Eliza Inácia Soares, número 86, Fundos, no Alto do Rosário.