Reunião Plenária de 05/05/2015

Tribuna Livre- Durante as Reuniões Plenárias o cidadão pode discursar a respeito de temas de interesse coletivo. Para isso, basta se inscrever com antecedência na Secretaria Legislativa. Um dos espaços destinados ao público é o chamado “Tribuna Livre”. Na Reunião Plenária do dia 05 de maio o cidadão Iago Souza Santiago aproveitou esse momento e cobrou mais alternativas de lazer para a cidade. Ele lembrou da importância das ruas de lazer voltarem a ser feitas em Itaúna. O tema foi discutido entre os vereadores como forma de trazer novas alternativas para a nossa cidade. (foto)

Moradia- a cidadã Daniela Maria dos Santos usou o expediente da Participação Popular para reclamar sobre processo de reintegração de posse ocorrido no dia 05 de maio no bairro Garcias. Ela classificou como terrorismo o que fizeram com as famílias e pediu respeito a essas pessoas. Daniela questionou a alegação do Executivo, de que o local é Área de Preservação Permanente. Os vereadores discutiram a respeito desse tema e ressaltaram a importância de buscar alternativas para essas famílias. Moradores envolvidos nesse processo acompanharam a reunião (foto).

Homenagens- os vereadores aprovaram 05 projetos que concedem homenagens a cidadãos e entidades itaunenses. Foi concedido o Diploma de Mérito Desportivo ao jovem  João Pedro Lopes Ferreira. Os vereadores aprovaram a concessão da Cidadania Honorária ao Pastor Marcos Antônio de França e ao senhor Irineu Carvalho de Macedo. Foi concedida a Moção de Aplausos Í  Comunidade Magnificat e ao Grupo de Escoteiros Fênix 64. Essas homenagens serão entregues em cerimônia específica. Alguns homenageados acompanharam a votação. (foto)

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar- os vereadores aprovaram um projeto que cria o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Trata-se de um órgão encarregado do procedimento disciplinar. É destinado Í  aplicação de penalidades em casos de descumprimento, por parte dos edis, das normas relativas ao decoro parlamentar na Câmara dos Vereadores.

Esse Conselho é composto por três membros titulares e três suplentes, designados para um mandato de dois anos.

Caberá ao Conselho, entre outras atribuições, zelar pela observância dos preceitos éticos, cuidando da preservação da dignidade parlamentar

Na reunião Plenária de 05 de maio, os vereadores discutiram e aprovaram outros projetos. Foi aprovado o projeto que abre crédito especial para a Prefeitura de Itaúna, no valor de 152 mil reais. O recurso objeto desta lei será alocado na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Aprovado também o Projeto de Resolução que analisa Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e julga a prestação de contas da Prefeitura Municipal de Itaúna referente ao exercício de 2012. Os vereadores Adão Batista e Gleisinho votaram contrários ao projeto e houve abstenção dos vereadores Marcinho Hakuna e Palmira Feliciano.