Reunião Plenária de 07/04/2015

Parlamentares citam a inauguração da creche do bairro Aeroporto como um grande acontecimento para a população itaunense, já que atenderá as comunidades de vários bairros do município. A solenidade de inauguração da unidade educacional está prevista para sábado (11) Í s 09h30. A espera pela unidade começou há aproximadamente seis anos, quando o governo federal repassou ao Município uma verba no valor de R$ 1,3 milhão.

O objetivo do Pró-Infância é aprimorar a infraestrutura escolar, referente ao ensino infantil, tanto na construção das escolas, como na implantação de equipamentos e mobiliários adequados, uma vez que esses refletem na melhoria da qualidade da educação. O programa além de prestar assistência financeira aos municípios, com caráter suplementar, padroniza e qualifica as unidades escolares de educação infantil da rede pública.

________________________________________________________________________________________________

Vereadores discutiram a situação dos moradores que foram contemplados pelo programa “Minha Casa Minha Vida” no bairro Santa Edwiges. Muitas casas estão abandonadas e os moradores nem sequer conhecem os proprietários. Parlamentares questionaram os critérios utilizados para se contemplar um cidadão com uma moradia no programa do governo federal. Alguns proprietários não moram nas casas e têm outro imóvel, o que causa indignação na vizinhança, já que muitas pessoas que moram de aluguel não conseguiram o benefício.

Para investigar as denúncias dos moradores Conjunto Habitacional Santa Edwiges sobre o grande número de imóveis desocupados, a Caixa contratou a empresa de Consultoria Social e Urbana – URBIS -, que fez um levantamento no local para verificar o destino das casas. Em uma de suas idas Í  Câmara, o diretor municipal de Habitação, Firmino Rocha, afirmou que a URBIS fez um relatório e encaminhou para a Caixa. “Realmente a consultoria conseguiu provar que existem muitos imóveis fechados, que alguns foram alugados e que existem outros sendo utilizados somente no fim de semana”, confirmou. O relatório foi entregue Í  Caixa no final de julho e cabe Í  instituição financeira tomar providências. Mas até o momento nenhum contrato foi rescindido.

Outras reivindicações dos parlamentares

Hélio Machado Rodrigues concedeu voto de congratulações Í  Escola Municipal Artur Contagem Vilaça, pela contribuição da entidade Í  Educação no Município;

Palmira Feliciano da Silva solicitou informações sobre o estágio em que se encontra o asfaltamento das vias do itinerário de ônibus que atende os bairros Murilo Gonçalves, Três Marias, Cidade Nova e Aeroporto; sobre a reforma da creche Santo Agostinho, no bairro Morada Nova.

Adão Batista de Lima solicitouinformaçõessobre critérios usados para escolha dos cidadãos beneficiados pelo Programa “Minha Casa Minha Vida” para aquisição de moradias no bairro Santa Edwiges; solicitou autuação do proprietário de lote localizado na rua Rio Negro, ao lado do número 463, para limpeza do imóvel.

Hudson Bernardes solicitou informações sobre o funcionamento das escolinhas de futebol custeadas pelo Poder Público no Município; solicitando limpeza da área externa do quartel da 5ª Cia. Independente da Polícia Militar de Itaúna.

Antônio José de Faria Júnior solicitou instalação de sistema de “trafficcalming” em frente a entrada da Escola Municipal Dr. Augusto Gonçalves, Centro.

Giordane Alberto Carvalho solicitou limpeza de bocas-de-lobo na rua Dona Neca, bairro Piedade e abertura de via de acesso no canteiro central da Av. JK, em frente a empresa Alfa Engenharia.