SALA DE IMPRENSA

Notícias

Primeira Reunião Plenária de 2015

Facebook Twitter Google

Os vereadores da Câmara Municipal de Itaúna se reuniram no dia 03 de fevereiro de 2015 para a primeira Reunião Plenária do ano. O Presidente Francis Saldanha deu as boas-vindas e desejou ótimo trabalho a todos.


Foram lidos alguns projetos que agora passam a tramitar na Câmara para futura votação.


Na próxima semana serão realizadas duas reuniões plenárias. A de terça-feira (10/02) e uma outra na quinta-feira (12/02), Í s 17 horas, como antecipação da que ocorreria na semana de carnaval.


Praça de Esportes- a cidadã Daniela Maria dos Santos, Tesoureira da Associação Comunitária do Bairro Garcias, utilizou o expediente para questionar um Decreto que retirou da Associação Comunitária a coordenação da Praça de Esportes do bairro. Ela comentou a respeito do trabalho desenvolvido pela Associação, com melhorias e cobranças em prol da comunidade. Comentou sobre a coordenação da Praça que passou novamente para a Prefeitura e sobre o bar que está fechado. Alegou que boa parte dos materiais usados na Praça de Esportes é da Associação Comunitária do bairro e que a Prefeitura não pode cobrar entrada dos usuários. Daniela cobrou fiscalização dos vereadores em relação ao Decreto da Prefeitura, que passou a coordenar o local. A vereadora Palmira Feliciano lembrou Í  cidadã Daniela que trabalhos destinados Í s melhorias na comunidade são sempre perseguidos e criticados. O cidadão Cochise César, usou o Expediente da Participação Popular e criticou o Decreto que retira da Associação Comunitária a coordenação da Praça de Esportes em Garcias. Ele classificou essa iniciativa como perseguição, questionando se isso será feito também em relação Í s demais Praça de Esportes da cidade.


Reajuste nas passagens- o recente reajuste no preço das passagens foi assunto na primeira reunião plenária de 2015. O cidadão Jerry Adriane usou o expediente da participação Popular e criticou o aumento. Para ele, o valor da passagem não corresponde aos serviços prestados e o transporte não é oferecido de acordo com o conteúdo exigido no contrato. Disse esperar que a nova composição da Mesa Diretora traga melhores resultados em relação Í  CPI dos Transportes. Jerry cobrou providências em relação Í  causa do povo, por melhores serviços e menores preços das passagens. Ele criticou o aumento no preço das passagens, autorizado pelo Prefeito. O vereador Nilzon Borges lembrou que um dos piores momentos do Prefeito é autorizar reajustes, mas a empresa não sobrevive sem correções diante de tantos aumentos de gastos. O vereador Joel Márcio considerou como abusivo o novo valor da passagem em Itaúna. A vereadora Palmira Feliciano lembrou da antiga prática de se divulgar que a passagem terá altos reajustes e na verdade ocorre de forma diferente. Ela criticou as condições do transporte público na cidade. O vereador Alex Artur defendeu o aumento das passagens e lembrou os grandes aumentos nos preços de combustíveis e outros gastos criados pela atual Presidenta. O vereador Hudson Bernardes lembrou do reajuste ocorrido nas passagens em 2012 e lembrou existir uma CPI sob judicie e que o aumento só deveria ocorrer quando o processo se concluísse. O vereador Joel Márcio cobrou atitude em relação ao aumento no preço das passagens, principalmente por ter sido algo amplamente debatido pela CPI dos Transportes Públicos. O vereador Leo Bala lembrou dos aumentos nos combustíveis e na arrecadação do Governo e ressaltou o alto custo com o transporte público. O vereador Maurício Aguiar classificou como alto o aumento no preço das passagens e salientou a falta de respeito da empresa prestadora de serviços em relação aos usuários. O Presidente Francis Saldanha salientou a dificuldade enfrentada atualmente pelo Executivo em relação a esse aumento.


Carnaval- o vereador Marcinho Hakuna lembrou que várias cidades não terão o tradicional carnaval, o que certamente vai direcionar muitos foliões para Itaúna. Marcinho alertou para a necessidade de aumentar o efetivo de policiais na cidade.


Água- o vereador Adão Batista lembrou da grande crise e preocupação nacional: a água. Ele ressaltou que o Carnaval será um risco de grande gasto na cidade e alertou a necessidade de conscientização da comunidade relacionada ao consumo. O vereador Maurício Aguiar cobrou mais ação dos governantes em relação ao problema da falta d`água. O vereador Nilzon Borges lembrou que nossa cidade ainda não enfrenta problema em relação Í  água, devendo portanto sempre economizar. Ele relatou que o Carnaval é uma oportunidade de maior arrecadação na cidade. O vereador Leo Bala lembrou ser preciso resgatar o sucesso do carnaval em Itaúna e acolher bem os turistas. O vereador Gleisinho lembrou que continuará a luta pelas pessoas com necessidades especiais, portanto ainda é preciso lutar mais pela questão ambiental, como no caso dos problemas de poluição do Rio São João e falta d’água. A vereadora Palmira Feliciano apresentou fotos de lixo espalhado na Rua Chico Morais- “Estrada dos Campos”. Ela cobrou maior conscientização da comunidade e ação do Executivo para evitar que esse lixo polua a região. (foto)


Facebook- o vereador Gleisinho alertou sobre problemas que as pessoas têm enfrentado com comunidades na internet como o Facebook. Gleisinho relatou entender um pouco de informática e ter conhecimento de pessoas que usam essa ferramenta de forma errada. Gleisinho classificou o Facebook como inseguro e alertou para medidas que devem ser tomadas para que o sistema não seja usado indevidamente por cidadãos, que têm acesso Í s senhas e outros dados.


Acompanhe outras solicitações dos vereadores


O vereador Marcinho Hakuna cobrou providências relacionadas Í  iluminação na cidade, que possui vários pontos escuros, o que propicia aumento da criminalidade. Ele lembrou de vários pedidos já feitos em relação a isso. Marcinho apresentou um Pedido de Informações sobre o processo licitatório e o contrato firmado pela Prefeitura para terceirização do serviço de iluminação pública.


O vereador Gleisinho lembrou de importantes conquistas relacionadas Í  acessibilidade como no caso das rampas na Jove Soares e o transporte porta a porta.


O vereador Adão Batista cobrou a instalação de placas de identificação nas ruas, devido Í  dificuldade que as pessoas enfrentam para encontrar os endereços. 


O vereador Giordane Alberto lembrou de Academias ao Ar Livre que estão sendo instaladas na cidade trazendo mais benefícios Í  comunidade.


O vereador Hudson Bernardes solicitou a retirada do Projeto de Lei nº 93/2014, que versa sobre a Planta Genérica de Valores.


O vereador Adão Batista solicitou ao executivo informações sobre o aluguel de máquinas fotocopiadoras alugadas pela Prefeitura e suas autarquias.


O vereador Hudson Bernardes solicitou detalhes a respeito do número de imóveis cadastrados no Município e sobre a arrecadação de IPTU nos últimos 6 anos. Ele solicitou ainda informações sobre os cargos de arquiteto existentes na estrutura organizacional da Prefeitura de Itaúna. Hudson solicitou também informações sobre o reajuste do preço da tarifa de transporte coletivo.


O vereador Marcinho Hakuna solicitou informações sobre a contratação de empresa para implantação de faixa de travessia de pedestres em diversas vias do Município. Ele solicitou também informações sobre as condições jurídica, fiscal e física das Associações Comunitárias existentes no Município. Marcinho solicitou ainda informações sobre a contratação da empresa de consultoria em Administração Pública para assessoramento do Departamento de RH da Prefeitura e do Saae.


Indicações


O vereador Adão Batista solicitou: limpeza em terreno público na rua Santa Helena, bairro de Lourdes; Intimação do proprietário do terreno ao lado do nº 100 da rua Santa Helena, bairro de Lourdes, para que o mesmo proceda Í  limpeza do lote.


O vereador Édio Gonçalves solicitou a revitalização e melhorias na Praça Dona Ladica, bairro Santanense.


O vereador Giordane Alberto solicitou: Restauração do calçamento da rua Uberaba, na Vila Vilaça; Reforma das tampas de bocas de lobo das ruas do bairro Vila Tavares; Construção de meio-fio e calçamento na Av. Dr. Valter Mendes Nogueira, bairro Vila Tavares; Poda de árvores da Av. Central, bairro Padre Eustáquio; Asfaltamento das ruas do bairro Vila Vilaça; Revitalização da praça Moacir Marinho e limpeza de bocas de lobo nas vias do bairro Vila Tavares; bairro Vila Tavares; Construção de quadra de futsal e instalação de sinalização horizontal nas vias do bairro Vila Tavares; Reforma da faixa de pedestres ao lado da fundição para as pessoas que vêm ao Hospital Dia; Continuação do asfalto da Marechal Floriano Peixoto até a rua João Enock, bairro Irmãos Auler; Tapa-buracos na rua Mateus Leme, bairro Parque Jardim; Asfaltamento da Rua do Ouro, bairro Padre Eustáquio e capina das ruas do bairro Santa Edwiges.


O vereador Marcinho Hakuna solicitou recapeamento de pavimentação asfáltica e drenagem pluvial nas vias da cidade.


O vereador Hélio Machado solicitou que seja feita a reforma da quadra esportiva do bairro Aeroporto e a limpeza geral das ruas Helena de Carvalho Aguilar e Teotônio Pereira, bairro Cidade Nova.


O vereador Leo Bala solicitou a retirada dos indivíduos que se encontram em mendicância no entorno da estação rodoviária e a instalação de lixeiras e campanha de conscientização dos trabalhadores que se encontram na entrada da cidade pela rua Silva Jardim.


O vereador Lucimar Nunes solicitou limpeza geral nas ruas do bairro Santanense; Instalação de sistema de traffic-calming na rua João Patrício – bairro Residencial Santanense; Limpeza geral da rua Joaquim Soares Nogueira, bairro Itaunense; Asfaltamento da rua Lizandro Santos, bairro Parque Jardim e a implantação de PSF no bairro Residencial Santanense.



O vereador Maurício Aguiar solicitou a instalação de serviço de água e esgoto para os moradores do sítio “Brejão”, na Comunidade Rural de Marques; Maurício sugeriu ainda a criação de um Crematório no Município de Itaúna.

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.