Nova Mesa Diretora– foi feita a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itaúna Biênio - 2015/2016. A ordem de votação foi definida por sorteio, chegando ao seguinte resultado: como novo Presidente foi eleito o vereador Francis Saldanha- 13 votos. Os vereadores Adão Batista, Joel Márcio, Marcinho Hakuna e Hudson Bernardes tiveram um voto cada. O vereador Édio Gonçaves Pinto foi eleito como Vice-Presidente com 13 votos. Os vereadores Hudson Bernardes e Marcinho Hakuna tiveram um voto cada e o vereador Joel Márcio teve dois votos. O novo Secretário da Mesa será o vereador Gil Máximo, eleito com 13 votos. Para essa função o vereador Adão Batista recebeu dois votos e os vereadores Marcinho Hakuna e Hudson Bernardes um voto cada.
O atual presidente Alex Artur agradeceu o trabalho desenvolvido em seu mandato e parabenizou a nova Mesa Diretora. Ele lembrou que muitos desafios surgirão, o que exige a união de todos. Os vereadores desejaram bons trabalhos Í nova Mesa Diretora. Os novos membros agradeceram os votos recebidos e lembraram a importância de união de toda a Câmara para o bem comum.
Transporte Público-o cidadão Jerry Adriane Teles Magalhães apresentou um abaixo-assinado feito pela equipe do Partido dos Trabalhadores, visando buscar melhorias no transporte público da cidade. Alertou sobre benefícios que não estão sendo concedidos Í comunidade. Ele reconheceu o trabalho da Câmara, através da CPI que chegou a importantes conclusões, como é o caso do valor indevido cobrado pelo serviço. Jerry lembrou das condições péssimas do serviço, relatadas pela comunidade, em levantamento feito: atrasos, ausência de trocadores e má qualidade dos veículos. Ele cobrou fiscalização do Executivo na prestação desses serviços. E ainda cobrou atitude do Executivo em relação aos resultados da CPI. O Presidente Alex Artur parabenizou o trabalho desenvolvido hoje pelo PT em Itaúna. O vereador Hélio Machado parabenizou a apresentação do abaixo-assinado e alertou sobre as péssimas condições do transporte público na cidade. A vereadora Palmira Feliciano também parabenizou a iniciativa e criticou o sistema de transporte público na cidade. O vereador Hudson Bernardes sugeriu que o abaixo-assinado seja apresentado ao Ministério Público. O vereador Maurício Aguiar sugeriu a convocação da empresa prestadora do serviço de transporte público, para apresentar esclarecimentos sobre o setor Í Câmara.
Dia Internacional da pessoa com deficiência- o vereador Gleisinho lembrou do Dia Internacional da pessoa com deficiência, comemorado em 03 de dezembro. Ele citou algumas conquistas para Itaúna nos últimos anos, tais como: van porta a porta, regulamentação das vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência e incentivo e destinação de nova sede Í Associação dos Deficientes Físicos de Itaúna. Gleisinho lembrou que a luta pelas pessoas com deficiência não pode parar, de modo a oferecer dignidade a elas.
Patrimônio Imaterial- os vereadores aprovaram unanimemente o Projeto de Lei Ordinária Nº 107/2014, que institui o Programa Permanente de proteção e Conservação do patrimônio Imaterial do Município de Itaúna. O vereador Hudson Bernardes lamentou que esse projeto tenha sido enviado com atraso Í Câmara, o que pode prejudicar a cultura na cidade.
Tribuna Livre- o cidadão Carlos Roberto Jaci de Melo usou o expediente da Tribuna Livre para agradecer Í Secretária de Saúde por manter no PSF do bairro Parque Jardim, um funcionário que seria demitido. Ele parabenizou a equipe de trabalho do Governo Osmando.
Incentivo ao aleitamento materno- foram aprovados dois projetos, de autoria do vereador Francis Saldanha, relacionados ao aleitamento materno. O projeto de Lei Ordinária Nº 102/2014, que institui a Semana Municipal de Incentivo ao aleitamento materno e o Projeto de Lei Ordinária Nº 103/2014, que institui a Semana Municipal de doação de leite materno. O vereador Francis Saldanha lembrou ter sido procurado por representantes do Rotary de Itaúna Cidade Educativa, solicitando apoio no incentivo Í doação de leite materno. Francis lembrou a necessidade de amamentação e ressaltou processo feito para que o leite seja fornecido com segurança Í s crianças. Ele alertou a necessidade de incentivo Í doação, como forma de garantir a saúde de crianças.
Virada Cultural-foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei Ordinária Nº 105/2014, de autoria do vereador Francis Saldanha, que trata da Virada Cultural. O evento previsto para ocorrer no mês de maio, passa a ser feito de acordo com a programação cultural do Município.
Foi aprovado ainda, o Projeto de Lei Ordinária Nº 106/2014, também de autoria do vereador Francis Saldanha, que denomina logradouro público a Rua José Máximo, no bairro Santa Mônica II.
Confira outras indicações e discussões dos vereadores
O vereador Hudson Bernardes alertou sobre projeto em tramitação que prevê aumento na arrecadação, porém penaliza os cidadãos com mais valores a pagar.
O vereador Adão Batista comentou sobre denúncia em que a Prefeitura de Itaguara é acusada de ameaçar nascentes, com a construção de um Distrito Industrial, o que pode prejudicar o Rio São João. Adão Alertou a necessidade de acompanhamento da Prefeitura de Itaúna. O vereador Joel Márcio informou que será feita audiência na Assembleia de Minas para tratar desse assunto.
O vereador Joel cobrou a instalação de academia ao ar livre no bairro Morada Nova. Ele ressaltou que o benefício já foi conseguido, só não foi instalado pelo Executivo. Ele cobrou ainda informações solicitadas ao Executivo, há 60 dias, a respeito do asfaltamento de 35 ruas na cidade. O vereador lembrou que desatender aos pedidos de informações pode levar Í perda de mandato.
O vereador Giordane Alberto agradeceu ao Executivo pela realização do Governo Itinerante na região do Bairro Padre Eustáquio, para onde foram levados vários benefícios.
O vereador Hélio Machado parabenizou a realização de um Retiro Espiritual, no último final de semana, na Apac.
O vereador Antônio Da Lua solicitou o asfaltamento de um trecho da Rua Zé Cavaquinho, bairro Aeroporto e ainda a pintura de sinalização de “Pare” nas vias do bairro das Graças, priorizando a rua Manoel Corrêa, em frente ao nº 512.
O vereador Leo Bala solicitou a instalação de sinalização de alinhamento Í direita na Av. Dona Cota, defronte ao nº 73, também a instalação de quebra-molas, redutores de velocidade ou “traffic calming” na Rua Benevides Garcias, em frente a creche Estrelinha do Saber, bairro Cidade Nova.
O vereador Lucimar Nunes solicitou operação tapa-buracos na rua Getúlio Vargas, Av. Faria Tavares, e Av. Governador Magalhães Pinto.
O vereador Marcinho Hakuna solicitou a instalação de boca-de-lobo na Rua Sebastião Herculano, bairro de Lourdes.
O vereador Maurício Aguiar alertou sobre o crescimento dos casos de leishimaniose na cidade.
O vereador Hélio Machado cobrou a instalação de placas de identificação de ruas na cidade. Ele ressaltou ser essa uma cobrança constante dos vereadores Adão Batista e Maurício Aguiar.
A vereadora Palmira Feliciano lembrou sobre Projeto elaborado por ela, em tramitação, que visa melhorar a saúde na escola, não só a saúde física, mas também a mental. Ela lembrou o número de crimes que tem ocorrido em Itaúna, o que acredita poder ser reduzido com a prevenção, através desse projeto.
O vereador Marcinho Hakuna cobrou que o Prefeito sancione a Lei que define o novo organograma organizacional. O vereador Nilzon Borges informou que esse projeto deverá ser sancionado no dia 08/12.
Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.
Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.
Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.
Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.