Câmara Municipal de Itaúna realiza noite de homenagens

Evento reconheceu empenho de cidadãos itaunenses

A Câmara Municipal de Itaúna realizou na noite de 1º de novembro de 2014 a solenidade anual de condecorações. O objetivo dos vereadores foi homenagear aqueles que se destacam em trabalhos em prol do bem comum.

Nesse ano foram feitas 33 homenagens, através de condecorações como Cidadãos Honorários ou com o reconhecimento pelo Mérito Cultural, Mérito Desportivo, Mérito Educacional, Voto de Congratulações e Moção de Aplausos.

Os vereadores ressaltaram a importância do trabalho da Câmara Municipal de Itaúna ao criar projetos, fiscalizar os gastos públicos, assim como também repudiar ações indevidas e é claro, reconhecer aqueles que acreditam em uma cidade melhor e se voltam para o bem coletivo. Em seu discurso o Presidente do Legislativo Alex Artur, frisou o trabalho da Câmara junto ao Executivo visando o crescimento do Município. Ele ressaltou o valor das pessoas que se destacam em prol do outro e conclamou que os itaunenses se mobilizem ainda mais nessa causa pelo bem comum.

Pela primeira vez o evento foi realizado no sábado, como forma de facilitar o acesso ao Grande Teatro da Universidade de Itaúna. Uma equipe de apoio composta de colaboradores da Câmara fez a organização do evento.

Atrações culturais

Durante duas horas o público, composto por homenageados, convidados, autoridades, imprensa e comunidade, acompanhou atento Í s homenagens dos vereadores e também foi presenteado com várias atrações culturais.  Foram apresentados diversos números artísticos com alunos e convidados especiais da Escola de Música Teclado. Os participantes apreciaram ainda uma apresentação do Coral do Centro de Formação Artística do Espaço Cultural e também uma declamação de poesias com membros do Sarau de Poesia e Música Maria Esther Mattos. E a noite teve ainda um número de dança da Associação Cultural - Projeto Usina de Sonhos. Os participantes foram presenteados com essa grande diversidade cultural, que enriqueceu o momento e demonstrou a riqueza cultural de nossa cidade.

Reconhecimento e incentivo

A noite de homenagens é um momento criado pela Câmara Municipal de Itaúna como forma de agradecer um pouco de tudo que pessoas, empresas e entidades fizeram com o pensamento coletivo, com a ideia de fazer nosso Município melhor. E os homenageados reconheceram esse momento especial dedicado a eles e demonstraram a gratidão e satisfação em serem valorizados. O Coronel Aviador Arthur Fernando Rocha foi homenageado com a Moção de Aplausos e declarou ser um prazer enorme estar de volta Í  Itaúna. Para ele “mais do que o reconhecimento do nosso trabalho, é eu poder valorizar a terra onde eu nasci.”

A atleta Bárbara Poline recebeu a Moção de Aplausos junto ao irmão Bruno Mendes, ela lembrou que essa condecoração “é o resultado de muito trabalho, muito esforço e dedicação, e também de conciliar o esporte com os estudos. Para Bárbara “essa homenagem da Câmara, nos dá um incentivo de continuar treinando para levar cada vez mais o nome da cidade para diversos locais.”

Edson Clemente Rodrigues, Diretor da Escola Estadual Leonardo Gonçalves Nogueira, lembrou queesse ano a escola completou 25 anos e como presente nós ficamos em 1° lugar em Minas no PROEB. Tivemos um resultado excelente, nota 8, na Prova Brasil e a homenagem, com a Moção de Aplausos da Câmara, veio na hora certa”.

Dona Carmen Schneider, reconhecida como Cidadã Honorária, declarou que receber essa homenagem é uma glorificação de vida. Aos 88 anos de idade, depois de ter criado aqui cinco filhos, tive uma vida maravilhosa com grandes amigos. Agora posso dizer que me sinto completa. Obrigada Itaúna!”

Outros homenageados também deixaram clara a satisfação em participar do evento e serem reconhecidos. “É com muito orgulho que recebo essa homenagem em nome de toda a classe do pessoal com deficiência. Que nós, que temos alguma deficiência não paremos, que sigamos tranquilos e trabalhando, que a vida não pode parar.”, declarou José Antônio Teixeira (Tinoco), homenageado com o Diploma de Mérito Desportivo.

O Deputado Federal Eduardo Barbosa, homenageado como “Cidadão Honorário” lembrou de sua relação histórica com Itaúna, onde tem muitos amigos em diversas áreas. “Durante todos esses anos, enquanto parlamentar, eu sempre tive também uma relação de trabalho, principalmente com as entidades e organizações de Itaúna. Receber essa homenagem da Câmara, através do vereador Gleisinho, é uma honra e me faz ser ainda mais responsável pelo município de Itaúna,” declarou o homenageado.

O Delegado Dr. Diego Almeida, também homenageado como “Cidadão Honorário”, expôs a satisfação em receber a homenagem da Câmara. “Tenho como grande honra, não só o reconhecimento do meu trabalho em particular, mas também de todos os outros colegas da Policia Civil que aqui trabalham”, declarou Dr. Diego.

Confira abaixo os homenageados presentes no evento desse ano:

Homenageados com o Título de “Cidadania Honorária”

Dr. Artur Alberto Neves Vieira

Carlos Alberto Justino Pereira (Carlão)

Carlos Jorge de Sousa Branco

Carmen Schneider Guimarães

Clóvis Freire

Dr. Diego Almeida Lopes Mendonça

Deputado Federal Eduardo Luiz Barros Barbosa

Gervásio Magno de Sousa Guimarães

Pastor Gilberto Máximo Silva

José Maria de Aquino (Bigode)