Homenagens- o Vice presidente Gil Máximo apresentou para votação o projeto de Resolução Nº 22/2014, que concede o Título de Cidadã Honorária de Itaúna Í senhora Lílian Valéria Alves Coelho. O proponente Gil Máximo discursou a respeito do destaque da homenageada em colaboração com a cultura da cidade. O vereador Marcinho Hakuna ressaltou que a história da homenageada se confunde com a de nossa cidade. Os vereadores parabenizaram a escolha dessa nova cidadã itaunense. A homenageada acompanhou a votação do projeto junto aos seus filhos (foto). Foi homenageada ainda a Loja de Ferragens XV de Novembro, pelos relevantes e diferenciados serviços prestados Í comunidade itaunense em seus 15 anos de existência. A homenagem foi feita através do Processo de Moção Nº 11/2014 de autoria do Vice-presidente Gil Máximo. Ele lembrou os serviços diferenciados dessa loja e ressaltou que a iniciativa de apresentar esse projeto ocorreu a partir de sugestões da comunidade. O proprietário da empresa, Ari Eustáquio da Fonseca, acompanhou a votação (foto). Os vereadores homenagearam ainda o Deputado Federal Eduardo Barbosa concedendo a ele o título de Cidadão Honorário, através do Projeto de Resolução Nº 23/2014, de autoria do vereador Gleisinho.
Dia Municipal das Artes- os vereadores criaram, a partir do Projeto de Lei Ordinária Nº 69/2014, o Dia Municipal das Artes, de autoria do vereador Marcinho Hakuna. A data será comemorada em Itaúna no dia 06 de outubro, data do nascimento da artista itaunense Ilma Nogueira da Fonseca. O vereador Marcinho Hakuna salientou a importância da arte para as pessoas e lembrou o quanto Itaúna tem vocações nessa área, o que poderá ser motivado com essa data. Ele citou ainda a importância de Ilma Nogueira, a eterna Emengarda, falecida em junho do ano passado. Os vereadores parabenizaram a iniciativa e ressaltaram o valor das artes como forma de inserção social. O vereador Hudson Bernardes sugeriu discutir esse projeto junto ao Conselho Municipal de Cultura.
Apoio Í agricultura- foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei Ordinária Nº 71/2014, que declara de utilidade pública a Amafi- Associação Municipal dos Agricultores Familiares de Itaúna. O autor, Gil Máximo, ressaltou a utilidade desse projeto para reconhecimento e fortalecimento dessa entidade, valorizando assim a agricultura familiar. Ele lembrou da importância de ser criado um departamento ou uma Secretaria destinada Í região rural. O projeto foi discutido entre os vereadores e aprovado por unanimidade.
Logradouros públicos- foram aprovados dois projetos de denominação de logradouros públicos. Um deles é a nomeação da Praça Romeu Moreira, através do Projeto de Lei Ordinária Nº 55/2014, de autoria do vereador Hélio Machado. Um outro, o Projeto de Lei Ordinária Nº 72/2014, de autoria do vereador Édio Gonçalves, denomina logradouro público a Rua Geraldo Flausino Soares. O vereador Adão Batista cobrou que a Prefeitura faça a instalação e a troca de placas de identificação na cidade. Ele lembrou que muitos profissionais que atuam com entregas passam por dificuldades para encontrar endereços, desafio vivido também por visitantes de outras cidades. O vereador Maurício Aguiar citou a Rua Santana e outras, onde a numeração das construções não segue uma ordem lógica.
Vivo- o vereador Hélio Machado deu nota zero para a operadora Vivo pelos péssimos serviços que tem sido prestados na cidade. Ele lembrou ainda da dificuldade de se cancelar um número dessa prestadora. O vereador Lucimar Nunes lembrou das várias reclamações feitas pelos usuários da Vivo. O vereador Leo Bala citou uma Moção de Repúdio sugerida por ele Í Vivo.
Novos bairros- o vereador Maurício Aguiar cobrou que a inauguração de novos bairros na cidade traga junto os benefícios necessários aos moradores, como postos de saúde e creches. O Presidente Alex Artur salientou que essa é uma preocupação do atual Prefeito, sendo programados novos bairros com melhor estrutura.
Sala de projetos- o vereador Nilzon Borges informou sobre a criação da Sala de Projetos destinada Í criação de empreendimentos da Prefeitura, o que vai permitir muitas melhorias para a cidade. Para o Presidente Alex Artur essa será uma forma de aproveitar e criar mais oportunidades e assim poder buscar mais recursos para Itaúna.
Centro de Formação de Atletas- o vereador Leo Bala informou ter apresentado para o Conselho da Granja Escola São José o Projeto de criação do Centro de Formação de Atletas, que foi aprovado, conseguindo assim um local para receber esse investimento. Para Leo essa será uma forma de tornar nossa cidade referência no esporte, acrescentando muito para a comunidade ao ser concretizado.
Plebiscito- o vereador Hudson Bernardes manifestou apoio ao Plebiscito Constituinte previsto para ocorrer na primeira semana de setembro desse ano. Ele propôs uma Moção de Apoio ao evento e destacou ter participado de reuniões com a diretoria do Sind-Ute em Divinópolis e Itaúna, quando pediram apoio na divulgação. Hudson esclareceu que o Plebiscito é uma iniciativa dos movimentos sociais e das igrejas, visando uma consulta popular em todo o País sobre a reforma política. A principal pergunta sobre o plebiscito será: "Você é a Favor de uma Constituinte Exclusiva sobre o sistema político? Hudson defendeu que respondamos “sim". A meta é coletar 10 milhões de assinaturas por todo o País. Foi solicitado pelo vereador, ao Presidente Alex Artur, a instalação de uma urna na Câmara Municipal, para que o cidadão possa manifestar o seu voto.
Esclarecimentos -o vereador Marcinho Hakuna solicitou que seja convidado o sr. João Teixeira, diretor da empresa Irmãos Teixeira, para comparecer ao Plenário da Câmara de Itaúna no dia 19 de agosto de 2014, a fim de prestar esclarecimentos sobre as alterações de horários da linha 3559 (Divinópolis / Itaúna). Ele solicitou ainda que seja convidado o sr. Clelton de Faria Pacheco, Coordenador Regional do Samu, para comparecer Í próxima reunião da Câmara para receber Voto de Congratulações de sua autoria, pelos relevantes serviços prestados pelo Samu ao Município de Itaúna e região.
Acompanhe outras indicações dos vereadores
O Presidente Alex Artur informou sobre verbas conseguidas para asfaltamento de dois quilômetros da via entre a comunidade de Campos e Garcias. Ele informou ainda que a Rua Maria do Carmo Mirra, no bairro Aeroporto também será asfaltada nos próximos dias.
O vereador Joel cobrou sinalização nas vias que estão sendo asfaltadas na cidade. Ele solicitou Í Prefeitura informações sobre o contrato celebrado com a empresa Embraurb, para obras de asfaltamento na cidade.
O vereador Hudson Bernardes solicitou ao Executivo cópia do convênio nº 02/2014, firmado entre o Saae e a Universidade do Norte do Paraná (Unopar).
O vereador Marcinho Hakuna solicitou detalhes sobre a destinação dada aos postes e lâmpadas de iluminação pública retirados do antigo trevo do entroncamento das rodovias MG-050 e MG-431.
O vereador Adão Batista solicitou a notificação do proprietário de um lote na rua José Viana da Fonseca, bairro Garcias, para limpeza do imóvel. Ele solicitou ainda Í Prefeitura a instalação de proteção em boca-de-lobo na Travessa Aurélio Campos, no bairro Piedade.
O vereador Antônio Da Lua indicou a instalação de poste de iluminação no campinho de futebol da rua Palmeiras, s/nº, bairro São Geraldo e também o asfaltamento da rua Padre Marcos Heleno, bairro das Graças. Da Lua solicitou que seja desativado o bueiro em frente ao nº 407 da rua Nelson Penido, bairro Aeroporto e dos postes de energia elétrica situados atrás do imóvel nº 26 da rua Osvaldo Mariano de Souza, no bairro Veredas.
O Vice-presidente Gil Máximo fez várias solicitações para a Comunidade de Vista Alegre: disponibilização de um jardineiro para cuidar da praça, poda e capina das árvores da praça, manutenção de todas as estradas da comunidade e melhorias na iluminação.
O vereador Hélio Machado solicitou que sejam feitas melhorias na rua Nelson Penido, bairro Aeroporto e também a limpeza geral nas ruas Gesner de Faria Matos, Helena de Carvalho Aguilar e Teotônio Pereira, no bairro Cidade Nova. Ele solicitou ainda a instalação de passeios na Av. Lenhita, bairro Padre Eustáquio e a cobertura e iluminação na quadra de esportes no bairro Leonane.
O vereador Hudson Bernardes solicitou a instalação de redutor de velocidade na Av. Getúlio Vargas, em frente Í Igreja de Santo Antônio. Ele citou a ocorrência de diversos acidentes no local.
O vereador Joel Márcio solicitou providências da Prefeitura quanto Í existência de árvores de eucalipto muito altas e antigas em um terreno do Auto Forno Minas Gusa, no bairro Jadir Marinho, que estão trazendo riscos aos moradores da vizinhança.
O vereador Leo Bala solicitou que seja feito o recapeamento da Rua Marechal Deodoro, no Centro e a revitalização da Praça Francisco Marques (Praça da Lagoinha), no Centro.
Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.
Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.
Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.
Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.