Alunos e comunidade reforçam conhecimento na luta contra as drogas

Ação faz parte da Campanha “Crack: A uma pedra da morte!”

O último sábado (12/04) foi dia de aula para educadores, alunos e comunidade do bairro Santanense e região. Um encontro foi realizado na Escola Estadual Dona Judith Gonçalves como ação preventiva da campanha “Crack: A uma pedra da morte!” realizada pela Câmara Municipal de Itaúna.

Matéria de prova

A ação contou com o apoio da psicóloga Anaflávia Perilo e do Técnico de Enfermagem Alex Velasco, profissionais do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial especializado no atendimento ao usuário de Álcool e outras Drogas), um serviço de saúde vinculado Í  Prefeitura de Itaúna.

Os profissionais do CAPS AD trocaram muitas experiências com os participantes a respeito dos fatores de risco para o uso de drogas e ainda sobre os tipos e os males causados pelos entorpecentes químicos ou naturais. Além disso foi mostrado aos participantes sobre a Rede de Apoio Antidrogas em Itaúna composta pelo CAPS AD, Comunidades Terapêuticas, Proerd, Alcoólicos Anônimos, Comad, Amor Exigente e Narcóticos Anônimos. O uso indevido de substâncias químicas que se tornam drogas também foi discutido pelos profissionais do CAPS AD, que ainda esclareceram diversas dúvidas sobre tóxicos de um modo que despertou muito interesse nos alunos dando grande atenção ao assunto.

Castigo social

O Advogado Dr. Jason Vidal levou até os participantes conhecimentos a respeito das penalidades previstas na Lei Nº 11343/2006, para quem usa e ou trafica drogas. Jason discursou a respeito dos problemas sociais gerados pelo consumo de crack e outras drogas. Ele alertou aos alunos sobre a realidade horrível de quem se envolve com entorpecentes, algo que não deve fazer parte da realidade de ninguém, pois o envolvimento leva a perder a vida e a liberdade. Jason alertou ainda sobre o quanto as pessoas envolvidas com drogas se tornam escravas e motivo de chacota. Para ele “se droga fosse algo bom, teria outro nome.”

Crack: A uma pedra da morte!

O vereador Francis Saldanha comentou sobre a importância da Câmara alertar sobre as drogas e ressaltou o quanto os pais precisam cuidar de seus filhos para que o “mundo lá fora” não fique com essa função.

O Presidente da Câmara Municipal de Itaúna, vereador Alex Artur, falou sobre sua experiência de vida e sobre a importância da parceria entre a Câmara, Prefeitura, as escolas, movimentos e a sociedade no combate Í s drogas. Ele alertou os alunos a não se envolverem com as drogas e serem profissionais e pessoas dignas e de um melhor futuro.

Lição aprendida

Nesse encontro vários casos e situações foram discutidos, trazendo o tema Í  realidade.  Para a diretora da Escola Dona Judith Gonçalves, Tatiane Gonçalves, esse trabalho foi de extrema importância, pois “a informação serve como alerta para as pessoas vulneráveis Í  situação das drogas”. Tatiane ressaltou que é preciso atingir mais alunos e esses serão multiplicadores da mensagem discutida. Ela salientou ser essa uma iniciativa que hoje faz parte do trabalho preventivo da escola.

Materiais sobre a campanha “Crack: A uma pedra da morte!” foram distribuídos aos participantes, que classificaram a atividade como de grande importância social. Para a aluna do 7º Ano, Taís Resende, “a atividade foi um grande alerta contra as drogas, que fazem muito mal Í  sociedade.” O aluno do 1º Ano Nielson Gabriel alertou que é preciso desenvolver mais esses trabalho, pois há muitos jovens e crianças envolvidos.

Aula em família

A atividade desenvolvida além de envolver palestrantes, educadores, vereadores e alunos foi também uma oportunidade de envolvimento de familiares. Maria Claret, acompanhou a ação junto de seu filho, Marcos Estevão, aluno do 6º ano. Ela ressaltou o quanto é preciso estar atenta a essas questões. Claret lembrou que esse assunto não era muito discutido, mas hoje já existe maior abertura para isso. Ela ressalta: “gosto muito de acompanhar para entender e poder discutir o assunto com os meus filhos, principalmente a respeito desses perigos.” A ação na escola foi muito valiosa para Claret que disse ter aprendido muitas coisas sobre o tema. E o apoio da mãe fez o filho também reter melhor o conteúdo. Marcos levou para a casa a mensagem de que “o uso de drogas é algo muito errado e só traz resultados que acabam com a vida das pessoas”.

Itaúna contra o crack:

A luta dos vereadores e sociedade contra as drogas continua. As escolas interessadas em desenvolver atividades como essa de combate Í s drogas poderão fazer contato com a Câmara Municipal de Itaúna, através do telefone 37 3249 2050.