Câmara recebe visita de alunos da Escola Estadual Santana

Uma oportunidade de conhecimento e desenvolvimento da cidadania

A Câmara Municipal de Itaúna recebeu na manhã dessa terça-feira (08/04) alunos e educadores da Escola Estadual Santana, do bairro Padre Eustáquio.

A iniciativa teve como objetivo conhecer os trabalhos do Poder Legislativo Itaunense, desenvolvendo junto aos alunos a cidadania. Os visitantes foram recebidos pelos vereadores Alex Artur, Antônio Da Lua, Édio Gonçalves, Francis Saldanha, Gleisinho, Hélio Machado, Hudson Bernardes, Palmira Feliciano e colaboradores da Câmara Municipal de Itaúna.

Momento Cívico

Inicialmente os alunos participaram de um Momento Cívico que contou com a presença do Tiro de Guerra 04-009. Durante o momento eles acompanharam a execução do Hino Nacional e cantaram o Hino de Itaúna, cuja apresentação foi preparada especialmente pelos professores.

Da sala para o Plenário

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a sede da Câmara. Durante a visita os alunos estiveram nos gabinetes dos vereadores, no Plenário e nos demais setores da Câmara. Eles puderam trocar ideias e tirar dúvidas com os vereadores e demais servidores sobre todo o processo no Legislativo e ainda tiveram a oportunidade de discutir sobre projetos e iniciativas para a cidade. No Plenário os estudantes ocuparam as cadeiras dos vereadores e vivenciaram um pouco do que é ser um legislador.

Os vereadores lembraram aos alunos a importância deles sempre acompanharem o trabalho da Câmara e reforçaram o quanto o Legislativo está aberto a receber a comunidade como forma de acompanhar as ações do legislador e também levar suas ideias de melhorias para o povo.

Dever cumprido

E para a escola a visita foi mais do que uma aula de cidadania. A professora Maria Geralda Ferreira Ribeiro lembrou que a iniciativa dela gerou ótimos resultados aos alunos que ficaram encantados ao saírem da teoria para a prática prazerosa e de grande utilidade. “Estamos amando, fomos muito bem recebidos. Nos sentimos privilegiados” lembra a professora. Ela ressalta ainda que “Os meninos estão adorando e aprendendo muito. Puderam simular como é ser um vereador e isso contribui muito para a cidadania.”

E os alunos fizeram bem a lição e provaram ter aprendido bem esse exercício. Gustavo Henrique, aluno do 4º ano foi vestido a caráter, representando o Presidente da Câmara. E ao final ele avaliou a ação como nota 10. “Achei muito boa a visita, porque aprendemos tudo o que os vereadores fazem, entramos nas salas deles, conhecemos toda a Câmara e o Plenário. Foi muito legal e acho que deveria acontecer mais vezes”, ressaltou Gustavo.

Micaela Bruna Almeida e Silva aluna do 5º ano também fez bem o seu dever junto dos demais alunos e disse ter achado muito interessante. Micaela ressaltou ter sido “um prazer enorme conhecer todo esse trabalho que é feito. Foi muito interessante conhecer todo esse processo”.

E ao final os alunos levaram como dever de casa o compromisso de praticar ainda mais a cidadania.

Campanha contra as drogas

A visita dos alunos e educadores da Escola Estadual Santana foi também uma oportunidade para ser feito um alerta contra as drogas. O Presidente Alex Artur discutiu junto aos estudantes, e educadores e demais vereadores a importância de se combater e lutar contra as drogas e convidou a todos a se engajar na campanha: “Crack: A uma pedra da morte!” Todos os participantes receberam material sobre essa campanha.

Visitas agendadas

A Câmara Municipal de Itaúna está de portas abertas. Visitas por ser agendadas por escolas, empresas e demais grupos. Basta fazer contato pelo telefone 37 3249 2050. A cidadania agradece.