Vereadores aprovam projeto de Lei que autoriza repasse financeiro de R$180.000,00 ao Clube Desportivo Inter de Minas.

Na reunião realizada na última terça-feira, dia 9, no plenário da Câmara Municipal, o projeto de lei número 9 de 29/02/2024 não estava inicialmente agendado para votação, mas foi incluído na ordem do dia pelos vereadores. Durante a sessão, o presidente do clube, Thiago Gosling, fez uso da tribuna para abordar os projetos em andamento na Associação Desportiva Internacional de Minas.

A Associação Desportiva Internacional de Minas é uma entidade que participa ativamente do Campeonato Mineiro de segunda divisão da categoria profissional, bem como dos campeonatos Mineiros da primeira divisão das categorias de base. Seus recentes títulos, como o Campeonato Mineiro de segunda divisão na categoria sub-17 em 2021 e o campeonato do interior do Campeonato Mineiro da primeira divisão na categoria sub-20 em 2002, destacam o alto desempenho de suas equipes. Além disso, a participação inédita na renomada Copa São Paulo de Juniores, na categoria sub-20, evidencia a relevância da associação no cenário esportivo.

O texto do projeto prevê que o Executivo Municipal seja autorizado a realizar um repasse de R$ 180.000 no exercício de 2024 à Associação Desportiva Internacional de Minas, destinado a cobrir suas despesas. Durante o debate, alguns vereadores manifestaram apoio à proposta, enquanto outros expressaram dúvidas e questionaram a necessidade do recurso para o clube. No entanto, o projeto foi aprovado por 10 votos favoráveis e 4 contrários.

Ao tomar a palavra, o presidente do clube, Thiago, destacou que o projeto beneficiará mais de 600 alunos no município de Itaúna. A galeria estava lotada de alunos e jogadores do clube. Por outro lado, os vereadores contrários à proposição relembraram a importância de priorizar o apoio aos clubes e escolinhas de futebol municipais por meio do poder executivo. Além disso, questionaram por que não foram repassados recursos para as associações esportivas de Itaúna por meio de emendas parlamentares, indicadas por eles próprios, aguardando ainda que o município efetue tais repasses.

O presidente do clube Internacional de Minas também ressaltou a crescente visibilidade da instituição no cenário estadual e nacional, o que contribui para elevar o nome do município de Itaúna.