Centro de Atendimento ao Cidadão já realizou mais de 1.500 atendimentos.

Inaugurado em 2 de agosto de 2023 pela atual mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna, o CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão Maria Emy de Souza), que atualmente funciona em frente à Câmara Municipal, no número 807, segue em pleno funcionamento. Em seis meses de serviço prestado à comunidade, o CAC já demonstrou sua importância para o cotidiano da população itaunense, especialmente para os mais carentes.

Com mais de 1.500 atendimentos realizados, o CAC oferece uma ampla gama de serviços, incluindo emissão de certidões online, quitação eleitoral e antecedentes criminais, segunda via de contas, xerox gratuito, formulários e documentação para retirada de medicamentos na farmácia básica, cadastro e distribuição do cartão de girassol para pessoas portadoras de autismo e outras doenças ocultas, agendamento para emissão de RGs, emissão de carteira de pescador, auxílio na elaboração de currículos, entre outros, todos gratuitos.

O CAC opera em conjunto com a Escola do Legislativo José Luiz Guimarães Filho, que também foi inaugurada em 2 de agosto. A escola, destinada a oferecer cursos e capacitação aos servidores públicos, também está em pleno funcionamento.

De acordo com a Diretora do CAC, Juliana Monique, a criação do CAC representa um grande avanço ao aproximar o cidadão do poder legislativo, fortalecendo assim a iniciativa pioneira da atual mesa diretora. 'Antes, a população tinha pouco contato direto com a Câmara, que não oferecia serviços específicos à comunidade. Existiam apenas pequenos atendimentos individuais nos gabinetes dos vereadores, sem a amplitude que o CAC trouxe', enfatizou a diretora.

O presidente do Poder Legislativo e autor do projeto que originou o CAC, Nesval Junior, ressaltou: 'É muito gratificante ver nosso projeto se concretizando e beneficiando tanto os cidadãos de Itaúna. Este é um trabalho que tem obtido sucesso e que ainda tem muito a evoluir. Estamos em parceria com a Polícia Civil do estado de Minas Gerais para que o CAC seja credenciado não apenas como local de agendamento para confecção de RGs, mas também para realizar todo o processo de emissão dos documentos.'