Crack vira tema de uma aula diferente

Alunos do Caic aprendem desde cedo a combater as drogas

Os vereadores da Câmara Municipal de Itaúna fizeram nessa sexta-feira (21/03) uma mobilização na Escola Municipal Dona Cota (Caic), no bairro Morada Nova.

De sala em sala os vereadores visitaram as classes de alunos para mobilizar educadores e estudantes e familiares a unir forças Í  campanha: “Crack: A uma pedra da morte!”, realizada pela Câmara Municipal de Itaúna.

Cartilha contra a pedra do mal

Durante a aula os alunos e educadores discutiram a respeito de uma cartilha elaborada pelo Legislativo Itaunense, contendo informações a respeito do Crack.

Foram feitas análises ligadas aos gêneros textuais, contextualização e alerta sobre as drogas. Além disso foi feita uma analogia entre a droga “crack” com o craque que se sobressai e vence na vida, mostrando as formas de se evitar um para ser o outro.

Itaúna contra o crack

Uma das professoras que desenvolveram o trabalho com a cartilha em sala de aula lembrou a importância dessa atividade para a sociedade como um todo. Giovana Rodrigues, professora do 4º Ano considerou esse trabalho como muito pertinente visando levar Í s famílias esse desejo de se livrar das drogas. Ela ressaltou que a campanha está sendo uma forma de fazer dos alunos dissipadores de opinião positiva em toda a nossa cidade.

A Secretária Municipal de Educação Virgínia Morais presenciou essa ação dos vereadores e classificou como “uma bela iniciativa e um modo de incentivar as crianças de forma positiva.”

Os vereadores ressaltaram a importância da Câmara Municipal de Itaúna realizar a campanha contra o crack e ainda fazer essa ação com os alunos. Para eles esses estudantes precisam ser alertados desde cedo a respeito desse mal que atinge muitas famílias e destrói vidas.

A pedagoga Alessandra Moreira, que acompanhou toda a ação no Caic, ressaltou ser preciso conhecer o problema das drogas, para se fortalecer e não usar. Alessandra lembrou que ações como essa fazem parte do trabalho da escola e o combate precisa continuar, pois o crack não escolhe idade. Para ela essa é uma forma do Poder Público mostrar que está inserido nessa luta.

E os alunos demonstraram ter aprendido muito bem a lição. Rian Henrique Duarte, aluno do 4º Ano, deixou bem claro que “essa pedra leva para a cadeia ou para o cemitério”. Ele lembra que “é importante livrar a família do crack por ser um causador de muito mal”.

Para os alunos Christopher Rian, Mateus Henrique e Leandro Nogueira o aprendizado, através dessa aula diferente, foi mais do que importante. Eles lembraram que as drogas separam famílias, causam brigas, doenças e morte.

Outros alunos relataram problemas relacionados Í s drogas e pediram: “vamos tirar essa pedra do nosso caminho!”

A campanha continua

A campanha “Crack: A uma pedra da morte!” prossegue. Escolas, comunidade, igrejas, Prefeitura e outros órgãos públicos estão envolvidos na campanha, que a cada dia recebe mais adeptos de toda a sociedade.

Outras intervenções estão sendo programadas. Uma delas será feita no dia 12 de abril na Escola Estadual Dona Judith Gonçalves, no bairro Santanense.