Equipe da Secretaria de Infraestrutura abordou na última reunião plenária, 28/11, sobre obras de prevenção aos alagamentos no município de Itaúna.

Na última reunião ordinária realizada no plenário da Câmara Municipal de Itaúna em 28/11, os vereadores convocaram o Secretário Municipal de Infraestrutura, Rosse Andrade, que compareceu acompanhado de seus gerentes, Cícero Tavares, Anna Corradi e Gláucio Martins. Também estiveram presentes os gerentes da Defesa Civil, Fábio Menezes e Moacir Herculano.

Durante a apresentação, o Secretário abordou os pontos de alagamento na cidade, especialmente em trechos mais propensos a inundações durante as recentes chuvas. Por meio de slides, ele detalhou as ações da Secretaria, destacando a desobstrução e ampliação de bocas de lobo e redes de captação pluvial nos bairros Olímpio Moreira, na Avenida São João, Lourdes, Nova Vila Mozart, Sion, e diversos outros bairros.

O engenheiro da secretaria de infraestrutura, Gláucio Martins falou do projeto para a Avenida Jove Soares, que inclui a ampliação do canal da Jove Soares (Prainha) em seu trecho final, próximo à Rua Manoel Correa. Ele explicou que o canal do córrego Sumidouro na Jove Soares possui atualmente 1,33m de largura e 3,20m de altura, com formato trapezoidal e aproximadamente 6 m². No entanto, o plano é ampliar a vazão de 6 m² para 15 m² no final da avenida, proporcionando um maior escoamento de água até desaguar no Rio São João, com o objetivo de minimizar alagamentos. Outras medidas, como lagoas de contenção em pontos estratégicos, também estão sendo consideradas.

O Secretário Rosse, por meio de sua gerente Ana Corradi, apresentou obras de duplicação de pontes, incluindo a ponte da Bagaginha próxima à comunidade rural de São José de Pedras e a ponte sobre o Rio São João, na Avenida Santana. Além disso, foram demonstradas obras de instalação de aduelas no Fundão e no córrego onde atualmente está a ponte quebrada na Avenida Manuel da Custódia, assim como na Avenida Ana de Faria Dornas, próxima ao bairro Santa Edwiges.

O Secretário destacou a necessidade de ampliar o Lago no Parque Cordovil Fonseca e viabilizar a criação de outros para recepção de águas pluviais, visando reduzir o acumulo concentrado de águas no córrego Sumidouro na Avenida Jove Soares, assim como a criação de cacimbas em pontos estratégicos. Todas essas ações estão sendo pensadas e estudadas em conjunto com a equipe técnica. O Secretário informou que, em uma viagem recente, visitou o município de Limeira, no interior de São Paulo, para conhecer um projeto similar e analisar a possibilidade de aplicação de algo semelhante em Itaúna.