Reunião Extraordinária: Emenda do Executivo à LDO é derrubada e votação do subsídio para a ViaSul é adiada.

Ocorreu na noite desta sexta-feira, 1 de setembro, reunião extraordinária no plenário da Câmara de Itaúna. Os principais projetos discutidos foram o PL 52, referente à Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2024, e o projeto nº 104 de 2023, de autoria do Executivo, que visava conceder um subsídio financeiro de 10 milhões para a Empresa de Transportes Viasul.

O projeto da LDO, contava com a emenda nº 100, igualmente de autoria do Poder Executivo, que estabelecia a possibilidade de deixar aberto o valor do subsídio necessário para a empresa de transporte coletivo Viasul para o ano de 2024. Anteriormente, falava-se de um orçamento de cerca de 16 milhões de reais, portanto com a emenda o valor seria deixado em aberto. Esta emenda foi rejeitada pelos vereadores em Plenário.

Quanto ao projeto de número 104 de 2023, que previa um subsídio financeiro no valor de dez milhões de reais para a Via Sul ainda para o ano de 2023, houve uma solicitação de adiamento da decisão sobre esse projeto. O adiamento foi aprovado em plenário pelos vereadores Alexandre Campos, Antônio de Miranda, Antônio da Lua, Giordane Alberto, Gleison Fernandes, Joselito, Lacimar Cezário, Leo Alves da Rádio e Silvano Gomes, com votos contrários dos vereadores Ana Carolina, Aristides Ribeiro, Edênia Alcântara, Ener Batista, Gustavo Dornas, Kaio Guiamarães e Marcia Cristina. A decisão pelo adiamento se deu pela necessidade de analisar melhor o impacto que essa medida teria para os usuários do transporte coletivo de Itaúna. Isso ocorreu após o prefeito de Itaúna, Neider Moreira, informar, em entrevista coletiva realizada na última quinta-feira, 31, que se o projeto do subsídio fosse aprovado, poderia haver uma diminuição no valor da tarifa do transporte coletivo, passando de R$ 5 para R$ 4,50.

Portanto, como a inclusão da emenda às LDO não foi aprovada e o projeto referente aos 10 milhões de subsídio para a Via Sul foi adiado, permanece a incerteza quanto a um possível aumento na tarifa para R$ 6,50 nos próximos dias, como já havia sido informado anteriormente pelo chefe do Poder Executivo.

Isso foi demonstrado por meio de estudos realizados pela CEFET, que indicaram prejuízos financeiros, e caso a empresa Via Sul não conte com o subsídio do Poder Executivo, o prejuízo seria repassado aos usuários, elevando o valor da passagem de R$ 5 para R$ 6,50.

Clique aqui e assista à íntegra da reunião