Diretoria do Saae e Gerência de Meio Ambiente Compareceu no Plenário

Na última terça-feira, 27, a reunião ordinária no plenário da Câmara contou com a presença do Gerente de Meio Ambiente, Marcelo Nogueira, e da Diretora Geral do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Alaiza Aline Queiroz. O objetivo do encontro foi esclarecer as constantes reclamações dos vereadores em relação ao despejo irregular de esgoto nos ribeirões da cidade e elencar quais ações tem sido tomadas pelos setores para solucionar as reivindicações.

Recentemente, o vereador Da Lua apresentou uma denúncia à comissão de meio ambiente sobre diversos pontos de rompimento de esgoto que estavam sendo despejados diretamente no ribeirão dos Capotos. A vereadora Edênia Alcantara, da comissão de Meio Ambiente, destacou que presenciou pessoalmente os problemas mencionados na denúncia.

A vereadora Márica Cristina, que recebeu um pedido de informações recentemente, enumerou vários problemas de despejo de esgoto em rios e córregos nos últimos tempos e ressaltou a necessidade de maior celeridade na resolução dessas questões. Ela argumentou que o esgoto sendo despejado diretamente nos córregos de Itaúna não condiz com a imagem de uma cidade com o título de educativa.

O vereador Léo Alves da Rádio pontuou que identificou nascentes sendo poluídas por esgoto na Avenida JK. Ao verificar a situação, ele levou a reclamação ao SAAE, que prontamente resolveu o problema. Esse caso já se arrastava há anos, deixando toda a extensão da avenida extremamente malcheirosa.

Em resposta, a Gerência de Meio Ambiente afirmou estar ciente das ocorrências e informou que, em conjunto com o SAAE, está realizando um planejamento para solucionar todos os pontos mencionados o mais rápido possível, a fim de combater os problemas ambientais detectados devido ao derramamento de esgoto.

Ainda durante a reunião, na participação popular da galeria, o cidadão Marcos Antônio Carvalho falou sobre o vínculo histórico que a população de Itaúna possui com o ribeirão dos Capotos, fazendo um paralelo com os dias atuais em que presenciar o ribeirão cada vez mais degradado, poluído e fétido é algo triste e lamentável.