Confira algumas informações sobre a última Reunião Plenária da Câmara Municipal de Itaúna
Câmara lança campanha contra o crack- foi lançada nessa quinta-feira, durante a Reunião Plenária a campanha Crack: A uma pedra da morte! O Presidente Alex Artur salientou a ideia de sensibilizar toda a comunidade na luta contra esse mal que destrói as famílias. Ele lembrou também o papel social do Legislativo em alertar a comunidade sobre os perigos dessa pedra do mal e conclamou todo o povo a abraçar essa luta.
Tribuna Livre- a educadora Júnia Márcia Campos Souza usou o expediente da Tribuna Livre para cobrar que as monitoras de creches tenham a carga horária de trabalho enquadrada em 40 horas, sendo dois terços de interação com os estudantes e 1/3 com atividades extraclasse, conforme consta na Lei 11738/2008. Ela salientou a importância da educação infantil e a necessidade de planejar melhor as atividades pedagógicas de forma a atender os estudantes nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. (foto)
Participação Popular-o cidadão Ismar Rodrigues Antunes usou o expediente da Participação Popular onde cobrou do Município a disponibilização de transporte para alunos que estudam em faculdades fora de Itaúna, como no caso do Instituto J. Andrade em Juatuba. Ismar lembrou que ele e várias outras pessoas dependem desse auxílio para que possam dar continuidade aos seus estudos. (foto)
Legalização de imóveis- foi aprovado pelos vereadores o projeto de Lei Ordinária Nº 111/2013, de autoria do vereador Maurício Aguiar, que reduz de 05 para 03 anos o tempo de espera para que os proprietários possam legalizar seus os imóveis cedidos pela Prefeitura. Maurício acredita que isso vai permitir que vários imóveis na cidade sejam regularizados através de escritura pública, sem que a alienação seja feita irregularmente.
Ponto Socorro- o vereador Maurício Aguiar relatou desespero de familiares devido Í demora de atendimento no Pronto Socorro, por ficarem no local por várias horas sem atendimento, mesmo tendo sido picado por escorpião. Ele lembrou que o Pronto Socorro estava lotado até Í s duas horas da manhã e frisou que nossa saúde está abandonada.
Amor e Fé- os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária Nº 21/2014, que declara de utilidade pública a Associação Terapêutica Amor e Fé, destinada Í recuperação de mulheres dependentes químicas, fundada em 21 de agosto de 2009. A autoria do projeto é do vereador Marcinho Hakuna, que classificou o momento como gratificante por poder votar um projeto em favor de uma comunidade que desempenha trabalho de tamanha importância Í comunidade.
Marcinho parabenizou o trabalho da entidade e salientou que essa é uma luta difícil que merece muito apoio. Os vereadores parabenizaram a iniciativa e elogiaram o trabalho da entidade. Eles salientaram o grande desafio que essas entidades enfrentam para sobreviver e atender a comunidade. Membros da Comunidade Amor e Fé acompanharam a votação. (foto)
Regionalização do Samu-o Vice-Prefeito de Itaúna Antônio de Miranda Silva participou da Reunião Plenária e fez esclarecimentos a respeito da regionalização do Samu, aprovada pelos vereadores recentemente. Antônio ressaltou que Itaúna não tinha outro caminho melhor a seguir do que essa regionalização e defendeu que isso vai gerar economia em torno de 300 mil reais mensais e o atendimento vai melhorar, inclusive com mais recursos. Antônio lembrou que o Samu foi criado em Itaúna como estratégia eleitoreira e ainda não havia sido credenciado, pois teria de servir Í s cidades com mais de 100 mil habitantes, o que não é o caso de Itaúna. Ele ressaltou que o custo do serviço é alto e agora com a regionalização vai ser reduzido e o hospital conseguirá mais recursos para urgência e emergência, inclusive em relação Í neurologia. Segundo Antônio de Miranda com essa regionalização o próprio Samu vai direcionar os locais para onde o paciente deverá ser atendido, o que vai possibilitar melhoria e rapidez. Os vereadores fizeram alguns questionamentos e foram respondidos pelo vice-prefeito.
Recursos para entidades- os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária Nº 22/2014, que autoriza o Executivo a conceder recursos financeiros Í s entidades beneficentes: Creche Branca de Neve, Creche Maria Madalena Fonseca Penitente, Retiro Santa Helena e Fundação São Vicente de Paula.
Novo bispo-o vereador Joel Márcio lembrou estar tramitando na Casa um projeto que visa conceder Moção de Aplausos para com o Bispo José Carlos de Souza Campos, pelos trabalhos realizados como padre a agora pela sua nomeação como bispo. Em breve o projeto deverá ser votado.
Veja algumas indicações e solicitações feitas pelos vereadores Í Prefeitura:
O vereador Adão Batista solicitou cópia dos mapas contendo descrições de números e nomes de todas as ruas dos bairros Morro do Sol 2ª Etapa, Santa Mônica 2ª Etapa, Olímpio Moreira, Morro do Engenho e Santa Edwiges. Ele solicitou ainda Pedido de Informações sobre os servidores do Município que receberão a 2ª parcela das férias-prêmio.
O vereador Antônio Da Lua solicitou informações sobre atendimento pediátrico na rede pública de saúde do Município.
O vereador Hudson Bernardes, solicitou informações sobre valores eventualmente recebidos do Programa “Mães de Minas” pelo Município de Itaúna de janeiro de 2013 até a presente data.
Pedido de Informações do edil Hudson Bernardes, sobre os veículos locados pela Administração Direta e Autárquica do Município.
O vereador Marcinho Hakuna solicitou dados sobre a contratação, pelo Município, das monitoras de creche aprovadas em concurso realizado em 2011.
O vereador Adão Batista solicitou que seja feita a operação tapa-buracos nas ruas Argemiro Ferreira, Joaquim Mendes, Araxá e Poços de Caldas, no bairro Morro do Sol.
O vereador Antônio Da Lua solicitou o asfaltamento da Av. Faria Tavares, bairro Parque Jardim e iluminação da quadra de esportes do bairro Cidade Nova. Ele solicitou ainda que seja feita a captação de esgoto em pontos da comunidade rural de Vista Alegre que não disponham do benefício, a reforma da quadra esportiva do bairro das Graças e um mutirão de obras no bairro Olímpio Moreira.
O vereador Giordane Alberto solicitou que a comunidade rural do Córrego do Soldado passe a ser, oficialmente, um distrito de Itaúna.
O vereador Hélio Machado solicitou a limpeza geral nas ruas do bairro Cidade Nova II e a manutenção da iluminação externa do PSF do bairro Cidade Nova.
O vereador Joel Márcio solicitou que seja feita a limpeza e conservação das edificações do Parque Ecológico Geração do Futuro, no bairro Morada Nova.
O vereador Leo Bala solicitou a instalação de nova cobertura no coreto da Praça da Matriz e a proibição de lavagem de carro nas ruas com mangueira, bem como lavagem de calçadas e passeios. Ele solicitou ainda a distribuição, Í população itaunense, de esguichos reguladores e de cartilhas educativas, visando um consumo mais consciente da água.
O vereador Lucimar Nunes solicitou a substituição da grade de uma boca de lobo localizada em frente ao nº 28 da rua Olímpio Arruda, bairro Belvedere.
A vereadora Palmira Feliciano solicitou a instalação de iluminação pública na rua Roberto Aleixo R. Filho.
Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 17h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.
Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.
Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.
Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.