Vereadores aprovam reajuste salarial de servidores

Os vereadores itaunenses se reuniram no dia 15 de janeiro, para uma reunião extraordinária destinada Í  votação de 10 projetos.

Recursos para entidades: os vereadores aprovaram 05 projetos com destinação de recursos para entidades itaunenses, entre elas escolas, creches, Instituto Santa Mônica, Fundação Frederico Ozanan de Itaúna, Albergue fraterno Bezerra de Menezes. Essas entidades estão ligadas Í  formação, acolhimento a idosos e crianças, escolas municipais e outros serviços.

Os vereadores ressaltaram a utilidade de votação desse projetos para que essas entidades tenham seus trabalhos mantidos com recursos para a comunidade.

Recurso para educação- foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei Ordinária Nº 05/2014, que abre crédito especial para a implantação e funcionamento da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais- UAITEC, destinada a oferecer cursos, através de parceria com o Governo Estadual e Federal. Os vereadores Francis Saldanha e Gleisinho parabenizaram a iniciativa de disponibilizar esses recursos de formação Í  distância, com cursos técnicos, de graduação e pós graduação. Gleisinho lembrou que esse convênio vai permitir inclusive que pessoas impedidas de sair de casa consigam cursos de graduação e pós com maior praticidade e assim gerar melhor acesso a todos, sem discriminação. Para o vereador Nilzon Borges esse projeto é de grande valor por possibilitar a melhor formação das pessoas. O vereador Francis sugeriu que posteriormente a Secretaria de Educação possa esclarecer mais detalhes sobre esse projeto Í  comunidade, como forma de atingir e beneficiar o máximo de pessoas.

O presidente Alex Artur salientou ser esse projeto uma forma de beneficiar a comunidade com maior formação.

Atenção ao homem do campo- foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei Ordinária Nº 06/2014, que destina recursos financeiros Í  Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais).

O vereador Francis Saldanha parabenizou a Emater pelos serviços desenvolvidos em Itaúna e por prestar contas aos vereadores de suas atividades. Para ele esse seria um exemplo a ser seguido pelas outras entidades, dando esse retorno sobre o que desenvolveu durante o ano, justificando o recebimento de verbas. O vereador Édio Gonçalves ressaltou que a prestação de contas da Emater gera maior credibilidade nos serviços desenvolvidos, o que deveria ser copiado pelas demais entidades que recebem os recursos aprovados na Câmara. Para o vereador Adão Batista a Emater merece grande atenção, principalmente por trazer recursos ao homem do campo, que enfrenta tantas dificuldades. Os vereadores Nilzon Borges e Alex Artur parabenizaram as ações desenvolvidas pela Emater-Itaúna.

Reajuste salarial- foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei Ordinária Nº 08/2014, que reajusta os salários dos servidores do Executivo Municipal em 8%. E também recompõe em 5,50% os subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários e outros cargos da Prefeitura de Itaúna.

O vereador Adão Batista ressaltou as poucas condições de trabalho dos servidores, como no caso dos responsáveis pela capina de ruas. Reclamou que não houve assembleias e discussões com o sindicato para definição desse reajuste e alertou o abandono em que estão os servidores públicos itaunenses e a defasagem de seus salários, sem assistência e sem um plano de cargos e salários. Adão repudiou e protestou contra o aumento proposto. Criticou a falta de atuação do Sindserv, que pouco representa os servidores e deveria seguir exemplo dos demais sindicatos.

O vereador Nilzon Borges lembrou a necessidade de se haver maior aumento salarial e de benefícios, apesar da dificuldade no orçamento. Ele ressaltou ainda que o índice dado foi acima da inflação e do reajuste do salário mínimo. A vereadora Palmira alertou para a necessidade de se melhorar a segurança e proteção individual dos servidores municipais. Ela alegou ainda a falta de diálogo do Sindicato com os servidores.

O vereador Joel Márcio salientou a necessidade de maior valorização dos servidores que recebem menores salários. Ele votou contrário a esse reajuste e justificou a indignação alegando que os servidores municipais merecem melhores salários em resposta aos serviços prestados. O vereador Hudson Bernardes sugeriu que as próximas negociações salariais sejam acompanhadas por uma comissão de vereadores. O vereador Antônio Da Lua parabenizou essa sugestão. O vereador Lucimar Nunes lembrou que os vereadores não interferem em nada nessa negociação salarial do Executivo e que o índice de reajuste deveria ser maior.

Para o vereador Alex Artur o aumento é realmente insuficiente, mas as despesas do Município hoje são grandes, com diversos gastos em benefícios Í  comunidade.

Foi aprovado o reajuste salarial para servidores do Legislativo, através do Projeto de Resolução Nº 01/2014. O vereador Alex Artur salientou que inicialmente o aumento seria de 6%, mas após várias discussões e estudos foi concedido o percentual de 8%, que segundo ele deveria ser ainda maior, mas não foi possível. Alex parabenizou o desempenho dos servidores do Legislativo em prol da comunidade itaunense. Foi aprovado ainda, através do Projeto de Resolução Nº 02/2014, o reajuste de 5,50%, dos subsídios dos vereadores itaunenses. O vereador Adão Batista votou contrário e esse projeto.  Os reajustes prevalecem a partir de 1º de janeiro de 2014.