Audiência Pública discute acessibilidade

Encontro na Câmara de Vereadores abriu maior debate sobre o tema

Foi realizada na tarde dessa quinta-feira (12/12) uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Itaúna. A iniciativa foi do vereador Gleison Fernandes tendo como finalidade a discussão sobre acessibilidade e ainda sobre vagas de estacionamento de veículos destinadas aos idosos e Í s pessoas com necessidades especiais.

O encontro contou com a participação de vereadores, membros da comunidade e ainda representantes de Secretarias Municipais, Corpo de Bombeiros, Instituto Santa Mônica e Polícia Militar. A audiência foi presidida pelo vereador Leo Bala.

Durante a audiência os presentes discutiram a respeito do tema proposto, sendo feitas diversas perguntas aos membros da Mesa.

Foram exibidas fotos com diversos pontos em Itaúna onde a acessibilidade não existe, ou é inadequada, tanto em prédios públicos, quanto em passeios, consultórios médicos, comércios e escolas.

Participação popular

A cidadã Gleiziane Teixeira Peixoto participou da discussão junto ao seu marido Vinícius Peixoto. Eles comentaram sobre o desafio de ter um filho com deficiência e ter que encarar todos os dias problemas como a falta de atendimento Í  lei e desrespeito a eles.  Gleiziane relatou sempre ter dificuldade em encontrar vagas de estacionamento, pois as pessoas utilizam indevidamente esses locais. Ela lembrou ainda o fato de ter enfrentado o perigo de ser transportada junto ao filho em uma vam que tinha uma das portas fixadas por um arame. Ela citou momento de medo quando essa porta se abriu pondo em risco a vida dos usuários.

O Presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Itaúna Geovane Dutra também fez questionamentos a respeito da dificuldade de transitar pelas ruas de Itaúna devido Í  falta de acessibilidade e ainda sobre o desafio de passar pelos passeios ocupados por mesas de bares. Ele reclamou também dos ônibus coletivos que não estão estruturados para transportar cadeirantes e quando possuem elevadores, os motoristas não conseguem utilizá-los. Geovane citou a longa luta das pessoas com deficiência, inclusive vereadores, por melhorias.

Após as discussões algumas necessidades foram identificadas:

Criação de políticas sociais mais enérgicas e eficazes;

Maior fiscalização para cumprimento da Lei;

Elaboração de projetos e planejamentos ligados Í  acessibilidade;

Maior comprometimento da comunidade a respeito das vagas de estacionamento;

Adequação do Plano Diretor e da Legislação Municipal;

Necessidade de contribuição dos proprietários de imóveis, para as adequações necessárias Í  acessibilidade;

Revisão do número e da localização de vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência;

Incentivo Í  valorização de estabelecimentos comerciais que respeitem a acessibilidade;

Fiscalização para uso adequado dos passeios por bares e restaurantes.

A utilidade do trabalho da Guarda Municipal foi lembrada no encontro, como forma de trazer mais cumprimento das leis no Município. Na última semana a Câmara aprovou um projeto criando a Guarda em Itaúna.

Foi ressaltado ainda que essa primeira audiência foi o ponto inicial de outras discussões sobre o tema, já representando um ganho para a sociedade.