SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária de 05/11/2013

Facebook Twitter Google

Voto secreto-foi sugerido pelo vereador Marcinho Hakuna a votação do Projeto de resolução Nº 23/2013, que abole o voto secreto na Câmara Municipal de Itaúna. A justificativa é de dar maior transparência aos atos. O projeto teve o pedido de vistas do Secretário Giordane Alberto. 



Destinação de Imóveis- os vereadores aprovaram na reunião plenária do dia 05 de novembro 03 Projetos de Lei Ordinária destinando imóveis para uso de empresas. Foi aprovado o Projeto Nº 90/2013, que autoriza a doação de imóvel Í  Itasoldas e Tornearia Ltda. Aprovado ainda o Projeto Nº 93/2013, que autoriza a concessão de direito real de uso de imóvel público Í  Usinagem Vitória e o Projeto Nº 94/2013, que concede essa mesma autorização Í  empresa individual José Donizetti Silva. (foto)


Pronto Socorro- a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Itaúna foi usada pela cidadã Maria Darci Magalhães Soares para reclamar do atendimento no Pronto Socorro Municipal. Ela alega que sua irmã Merce Chaves Borges foi atendida no local em agosto desse ano após passar mal e a família suspeitar de infarto. A paciente teria sido liberada pela médica Dra. Jovina Reis com a indicação de tomar apenas o medicamento omeprazol e sem fazer nenhum exame. Segundo a cidadã, a paciente voltou a passar mal, retornando ao Plantão onde foi atendida pela mesma médica. A situação piorou e foi preciso aguardar vaga no CTI para realização de cirurgia. A paciente entrou em estado de coma e faleceu. Maria Darci classificou o atendimento como desumano. Os vereadores manifestaram solidariedade Í  cidadã.  Os vereadores Hudson Bernardes e Maurício Aguiar solicitaram que a Comissão de Direitos Humanos a Câmara investigue a situação. Para o vereador Francis Saldanha cabe uma análise para verificar se houve negligência médica ou algo ligado Í  estrutura do hospital. O vereador Maurício Aguiar lembrou que muitos médicos tem amor Í  profissão, mas outros atendem "a toque de caixa" e banalizam e o respeitam os pacientes. (foto)


Minha Casa Minha Vida- o vereador Leo Bala destacou a importância de se debater mais a respeito da qualidade de imóveis populares entregues Í  comunidade. Para ele, o sonho da casa própria acaba se tornando um grande pesadelo para os proprietários.


Acessibilidade- o vereador Gleisinho comentou a respeito de lutas dos vereadores que já tem trazido resultados positivos para a comunidade. Ele citou o caso dos atendimentos Í s pessoas com deficiência que hoje tem várias melhorias, inclusive no transporte público. O vereador informou ter feito uma visita ao Instituto Santa Mônica junto Í  sua mãe que relatou Í s mães presentes as dificuldades enfrentadas por ela para criar o filho, por não ter apoio dos poderes constituídos. Gleisinho lembrou que sua mãe o levou no colo por oitos anos para a Apae e hoje graças Í  luta dele e de outras pessoas há transporte destinado a aos deficientes. Gleisinho lembrou a necessidade de se manter esse recurso e também ser valorizado pelos usuários e familiares. Ele ressaltou a presença do vereador Edinho nesse encontro realizado. Gleisinho sugeriu que Prefeitura e Câmara organizassem um evento no dia 03 de dezembro, comemorando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A luta do vereador Gleisinho e também do vereador Édio Gonçalves e do ex-vereador Anselmo Fabiano foi destacada pelo líder do Prefeito na Câmara, Nilzon Borges.


Doação de Veículo- no dia 14/11, será feita na Cidade Administrativa a cerimônia de entrega de um veículo doado Í  Secretaria de Saúde de Itaúna. O vereador Antônio Da Lua informou ter conseguido esse recurso junto ao Deputado Estadual Gustavo Perrela.


Frente Parlamentar- foi anunciada pelo vereador Leo Bala uma das primeiras ações da Frente Parlamentar. A finalidade será realizar uma audiência junto ao Prefeito Osmando Pereira para tratar a respeito da coleta de lixo na cidade. Os vereadores discutiram a respeito de alterações que precisam ser feitas para um melhor atendimento desse serviço. A maior colaboração do povo também foi cobrada. 


CPI- o vereador Francis Saldanha informou a respeito do andamento da CPI que investiga o transporte público na cidade. Francis comentou sobre as últimas oitivas dessa primeira fase, que serão feitas nos dias 07 e 08 de novembro. E ainda a respeito de processo que está sendo feito para contratação de assessoria técnica para análise de processos e documentos. (foto)


Movimento Carlos Chagas- o vice-presidente Gil Máximo convidou todos os vereadores para a reunião do Movimento Carlos Chagas a ser realizada no dia 07 de novembro, Í s 17H, na Câmara Municipal de Mateus Leme. O movimento une Câmaras de vários municípios em busca coletiva por melhorias sociais. 


Projeto Nossas Bandeiras- está sendo realizado na cidade um projeto que visa desenvolver o patriotismo em jovens alunos. A iniciativa é feita em parceria da Câmara Municipal de Itaúna com as Lojas Maçônicas, Prefeitura de Itaúna, Polícia Militar e Tiro de Guerra. Um kit está sendo distribuído em 17 escolas municipais, contendo novas bandeiras e um cd com hinos. O vereador Francis Saldanha parabenizou a iniciativa, que terá encerramento no dia 19 de novembro, na Praça Dr. Augusto Gonçalves, com a incineração das bandeiras substituídas.


Planejamento de ações- o vereador Francis Saldanha sugeriu ao Executivo uma reavaliação das equipes de trabalho para serem mantidas nos próximos anos. Para Francis é preciso também trabalhar em cima das prioridades do Plano Plurianual de Ações Governamentais, com melhor planejamento das ações.


Secretária de Saúde- foi adiada para a próxima reunião a presença da Secretária Municipal de Saúde Ângela Amaral, na reunião plenária dos vereadores. Ela foi convocada a trazer esclarecimentos sobre a saúde na reunião de 05/11, porém solicitou adiamento para o dia 12/11, devido a um outro compromisso. O vereador Hudson Bernardes sugeriu que os membros do Conselho Municipal de Saúde fossem convidados para acompanhar essa reunião, que visa inclusive discutir a respeito da implantação da Unidade de Pronto Atendimento em Itaúna.


Guarda Municipal - o vereador Hudson Bernardes informou ter feito uma visita Í  cidade de Nova Lima onde conheceu o trabalho da Guarda Municipal. Hudson informou ter convidado o comandante Francisco Lourenço Blanco para participar da reunião plenária dos vereadores em Itaúna de modo a trocar experiências a respeito desse benefício.


Natal Iluminado- os vereadores Gil Máximo e Marcinho Hakuna informaram a respeito da iluminação natalina que será feita na Praça da Matriz e em outros pontos da cidade nesse ano. A decoração foi conseguida através dos vereadores e diversas outras parcerias, como Cemig e Prefeitura.


Bicicletas- A vereadora Palmira Feliciano alertou a respeito das bicicletas motorizadas, que hoje remete a preocupação social, devido ao mau uso desse veículo. Ela lembrou que o assunto já foi alertado pelo vereador Gil Máximo e precisa ser buscada uma providência. O vereador Maurício Aguiar comentou a respeito do grande número de bicicletas que seguem na contra mão de direção. Ele alertou para o perigo e necessidade de maior fiscalização e conscientização das pessoas.


Apoio aos irmãos de rua- o vereador Marcinho Hakuna elogiou a iniciativa de construção do Centro de Apoio aos Irmãos de Rua, idealizado pela Paróquia de Sant`Ana. O trabalho visa acolher as pessoas sem moradia com a ideia de implantar outras políticas de recuperação.


Meio Ambiente- o vereador Joel Márcio cobrou providências a respeito do Parque Socioambiental no bairro Morada Nova. Ele lembrou a necessidade de preservação de uma nascente de água no local e alegou dificuldade de contato com a Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente para resolver a respeito desse assunto.


Congratulações- os vereadores Francis Saldanha e Giordane Alberto apresentaram um Voto de Congratulações para com o engenheiro e professor da Universidade de Itaúna Robson Neves Cotta, pelo recebimento do prêmio de Engenheiro do Ano de 2013 na categoria Projeto e Design pela SAE Brasil. Eles parabenizaram o esforço do profissional homenageado


Pedido de informações


O vereador Adão Batista solicitou ao Executivo informações sobre a existência de projeto prevendo continuidade a uma rua que fica entre os números 163 e 187 da rua Nelson Penido, no bairro Aeroporto.


O Secretário Giordane Alberto solicitou informações sobre o custo das operações tapa-buraco nas vias da cidade.


O vereador Antônio Da Lua solicitou detalhes sobre a situação em que se encontra o veículo de placa GVH-4756, usado para transporte de estudantes pelo motorista Raimundo Andrade da Silva, perante os setores competentes da Prefeitura.


Foi solicitado pelo vereador Hudson Bernardes informações sobre os pagamentos de horas-extras pelo Saae aos seus servidores.


Indicações


O vereador Adão Batista solicitou a instalação de corrimão na travessia da via férrea ligando a Av. Lenhita Í  Rua Contagem, no Padre Eustáquio e também a construção de banheiros públicos em área localizada entre a serralheria na Av. Jove Soares, 437, e a quadra de esportes da Praça Celi, nos bairros Pio XII e Nogueira Machado.


O Presidente Alex Artur solicitou a instalação de mata-burro na comunidade rural de Lopes.


O vereador Antônio Da Lua solicitou que seja feita a limpeza e operação tapa-buracos na rua Joaquim Alves de Assis, bairro Garcias, também a pintura de sinalização de trânsito na esquina da rua Safira, próximo ao nº 210, bairro Padre Eustáquio e pintura de sinalização de trânsito de parada obrigatória na rua Diamante, esquina com rua Salitre, bairro Padre Eustáquio.


O vereador Gleisinho solicitou a alteração do Plano Diretor referente Í  medida de 3 metros de afastamento em construções em lotes de esquinas.


O Secretário Giordane Alberto solicitou a operação tapa-buracos na rua Rolney Corradi Fonseca, bairro Morada Nova.


Foi solicitado pelo vereador Joel Márcio o asfaltamento da rua Cândido Bernardes, no bairro Morada Nova e a capina e tapa-buracos na rua Antenor Gonçalves, bairro Jadir Marinho.


O vereador Leo Bala solicitou a instalação de poste de iluminação na rua Antônio Batista de Souza, bairro Veredas.


O vereador Lucimar Nunes solicitou a limpeza geral na rua Antônio Júlio Campanha, e no entorno da pracinha do Cruzeiro, no bairro Santanense.


O vereador Maurício Aguiar solicitou a construção de um novo Cemitério na cidade.


A vereadora Palmira Feliciano solicitou a instalação de três barras de proteção na esquina da rua Vovó Benvinda Parreiras, altura do nº 381, bairro Murilo Gonçalves e também a ligação de água na praça do bairro Residencial Santa Edwiges, com plantio de mudas de árvores e plantas ornamentais.


O vereador Nilzon Borges anunciou Emenda a Fundo Perdido conseguida pela Prefeitura para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto em Itaúna.


O vereador Adão Batista sugeriu que os servidores do Executivo sejam contemplados com festividades de fim de ano e cestas básicas. 


O vereador Antônio Da Lua cobrou maior fiscalização da Prefeitura em relação Í s vans públicas usadas na cidade, como forma de garantir maior segurança aos usuários. 


O vereador Hudson Bernardes sugeriu que a Feira de Artesanato volte a ser realizada na Praça da Matriz, como forma de beneficiar a comunidade.


Foi alertado pelo vereador Gil Máximo a respeito do atual perigo devido ao aumento de escorpiões na cidade. Ele sugeriu ações para combater esse problema.



O vereador Maurício Aguiar definiu como vergonha a situação da Praça Luiz Ribeiro. Ele cobrou que a Prefeitura dê maior atenção a esse local.

Galeria de Fotos

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 17h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.