SALA DE IMPRENSA

Notícias

Reunião Plenária de 29/10/2013

Facebook Twitter Google



Suplementação- foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei Ordinária Nº 91/2013, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito suplementar no orçamento vigente. Foi aprovado ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei Ordinária Nº 80/2013, que dispõe sobre o Plano Plurianual de Ação Governamental. 


Jiu-Jitsu- o vereador Marcinho Hakuna apresentou para votação o Projeto de Lei Ordinária Nº 87/2013, que declara de utilidade pública a Associação Esportiva Carlão Jiu-Jitsu. Ele lembrou o grande número de atletas atendidos por essa associação que divulgam o nome de Itaúna de forma positiva. A vereadora Palmira Feliciano salientou o trabalho de diversas associações e pessoas anônimas na cidade que se doam em prol da formação de crianças e jovens. O vereador Antônio Da Lua lembrou ter acompanhado o trabalho do instrutor Carlão em várias cidades. Ele e os vereadores Leo Bala e Hélio Machado parabenizaram o trabalho desenvolvido pela associação. O projeto foi aprovado por unanimidade. (foto)



Milésima edição- foi aprovado pelos vereadores o Processo de Moção de Aplausos Nº 14/2013 Í  direção do Jornal Diário, pela milésima edição. A imparcialidade do trabalho da equipe do Jornal Diário foi destacada pelos vereadores Marcinho Hakuna, Alex Artur e Giordane Alberto, autor da moção.


O vereador Francis Saldanha lembrou de projeto em tramitação que visa homenagear o Colégio Santana com uma Moção de Aplausos, pelos 70 anos dedicado Í  formação.


Tribuna Livre- o cidadão Hélio Pinheiro usou o expediente da Tribuna Livre para questionar a respeito de dificuldade que tem encontrado em relação ao atendimento de , fisioterapia devido Í  falta de profissionais. Ele cobrou melhorias em relação Í  dengue e vários problemas em toda a cidade, inclusive iluminação pública. Hélio cobrou ainda providências sobre o Trevo do Morro do Engenho e conservação do hospital, além de questionar a cobrança de pedágio na MG 050. Os vereadores Gil Máximo, Hudson Bernardes e Antônio Da Lua comentaram a respeito do movimento regional de vereadores que tentam resolver os problemas relacionados ao pedágio da MG 050. O vereador Gleisinho comentou sobre indicações feitas por ele para tentar melhorar a questão do atendimento fisioterápico. (foto)



Água- o vereador Maurício Aguiar alertou para a visível falta de água na cidade. Ele citou o exemplo de cidades como Pará de Minas, onde a falta isso  já é um grande problema. Maurício ressaltou ainda que a comunicação do Saae precisa ser feita de forma mais ampla em se tratando de cortes de água. Ele conclamou que a comunidade economize água. O vereador Nilzon Borges lembrou os diversos trabalhos que estão sendo feitos para assegurar o fornecimento de água a todos e alertou sobre a necessidade de economizar.


Estradas rurais- O vereador Adão Batista cobrou melhorias nas estradas rurais, inclusive a que liga Itaúna a Santo Antônio da Serra, por onde passam muitos caminhões de mineradoras danificando as vias. O vereador Marcinho Hakuna lembrou que em anos anteriores mineradoras realizaram obras nessas vias e acredita que essas empresas estão abertas para parcerias em benefícios por essas estradas.


Caminhão da saúde- o vereador Antônio Da Lua informou ter conseguido mais um atendimento da Caravana da Saúde do SESC, oferecendo inicialmente os exames de mamografia e ultrassonografia. O atendimento gratuito será de 12 a 30 de maio de 2014, em local a ser definido. Outros serviços, como o de oftalmologia, estão sendo buscados para oferecer ao público.



PSF- foi cobrada pelo vereador Hélio Machado a construção de unidades de PSF que atendam Í  região dos bairros Morro do Engenho e do Leonane. O vereador Antônio Da Lua ressaltou discussões que estão sendo feitas para a construção de um PSF na região do bairro São Geraldo. O vereador Joel Márcio informou que, segundo dados oficiais, Itaúna deveria ter o dobro do número de PSF`s para atender Í  demanda.



Avacci- foi realizada uma reunião na tarde de 29 de outubro entre os vereadores e representantes da Avacci, com a finalidade de buscar melhores alternativas para a entidade. O vereador Hélio Machado lembrou que o gasto médio mensal da entidade é em torno de 50 mil reais, tendo como repasse da Prefeitura apenas 3 mil reais. O Presidente Alex Artur informou que vai se empenhar junto aos vereadores e ao Prefeito Osmando Pereira para tentar solucionar esse problema.



Novos veículos- o Presidente Alex Artur informou que a Câmara vai adquirir dois novos carros e vai devolver para o Município dois veículos, sugerindo que eles sejam destinados Í s secretarias da Prefeitura de Itaúna. O vereador Édio Gonçalves ressaltou a necessidade desses carros devolvidos serem bem cuidados, o que não em ocorrido com outros devolvidos anteriormente. 



Equipe de Projetos- está sendo estudada pela Prefeitura de Itaúna a possibilidade de montagem de uma equipe responsável pela elaboração de projetos com a finalidade de buscar recursos para a cidade, o que vai permitir o melhor aproveitamento de oportunidades. A informação foi passada pelo vereador Nilzon Borges.


Moradores de rua- foi alertado pelo vereador Gleisinho a respeito do perigo que tem sido transitar pela Praça Luiz Ribeiro por causa do grande número de moradores de rua, usuários de droga e prostituição. Gleisinho sugeriu intervenções no local e alertou que as pessoas devem evitar dar esmolas e sim encaminhar os pedintes para locais como o albergue, o que foi sugerido por ele através de lei sancionada em agosto de 2011. O vereador Hudson Bernardes lembrou da inauguração ocorrida no último sábado de um centro de atenção aos moradores de rua. O vereador Francis Saldanha comentou que esse serviço das Obras Sociais em parceria com a Paróquia de Sant`Ana e outros colaboradores vai permitir o atendimento provisório e encaminhamento desses andarilhos. O vereador Marcinho Hakuna informou sobre projeto de autoria dele, que deve ser votado em breve, proibindo a venda de bebidas alcoólicas para moradores de rua e pessoas com deficiência mental.


Túmulos irregulares- foi alertado pelo vereador Giordane Alberto a respeito de denúncias de supostas vendas irregulares de túmulos no Cemitério Central de Itaúna.  Giordane lembrou da necessidade de destinação de mais áreas para criação de novos túmulos exigidos pela demanda na cidade.


Obras - o vereador Marcinho Hakuna parabenizou as melhorias que foram feitas na Av. Jove Soares e as que estão sendo executadas na Av. Walter Mendes e em outros pontos da cidade. Marcinho disse esperar que os próximos serviços sejam feitos com esse mesmo padrão de qualidade.


Planejamento estratégico- foi sugerido pelo vereador Francis Saldanha a criação de um cronograma de prioridades para Itaúna. Francis lembrou a necessidade de haver uma maior gestão administrativa da cidade, inclusive com foco no PPAG, com diretrizes e planejamentos estratégico dos próximos 4 anos. Ele cobrou planejamento inclusive em relação aos passeios da cidade. Francis lembrou sobre a dificuldade de transitar nessas vias, sendo ainda para as pessoas com menor mobilidade.


Benefício Í  educação- foi lembrado pelo vice-presidente Gil Máximo a retomada de pagamento do Bolsa Auxílio pela Prefeitura aos alunos da Granja Escola São José. Gil parabenizou o trabalho da entidade e ressaltou o quanto é necessário investir na formação dos jovens e adolescentes.


Praça da Matriz- o vereador Giordane Alberto pediu que seja feita a manutenção na fonte luminosa no centro da cidade. A vereadora Palmira Feliciano solicitou o retorno da Feira de Artesanato para a Praça da Matriz e ainda que esse local tenha uma área adaptada para uso dos jogadores de truco. O vereador Leo Bala solicitou ao Executivo que seja elaborado um plano de trabalho para conservação da Praça da Matriz. (foto)


Fiscalização-  o vereador Maurício Aguiar cobrou maior fiscalização em relação ao atendimento das agências bancárias e também sobre os lotes vagos. Ele lembrou o grande problema enfrentado por clientes em filas de bancos e da lei municipal que obriga o atendimento em tempo máximo, mas é descumprida e o usuário dos bancos sofre com isso. Sobre os lotes vagos Maurício lembrou da existência de muitas reclamações. Ele sugeriu que a limpeza da cidade seja feita por zoneamento, onde cada equipe cuidaria de determinada área.


Aluno expulso- o vereador Lucimar Nunes alertou sobre denúncia recebida de que uma creche da cidade teria expulso um aluno. Lucimar informou que a Comissão de Direitos Humanos vai investigar essa questão.


Sugestões do Legislativo


Os vereadores Leo Bala e Antônio Da Lua cobraram colaboração da comunidade em relação Í  coleta de lixo e economia de água.


O Presidente Alex Artur cobrou a inauguração da creche do bairro Aeroporto, que há cinco anos está parada e o povo necessita do serviço. Alex lembrou ainda da necessidade de melhorias para o Terminal Rodoviário da cidade, questão já cobrada pelo vereador Maurício Aguiar.


A vereadora Palmira Feliciano solicitou informações sobre o custo médio de um paciente acometido de dengue para o Município.


O secretário Giordane Alberto solicitou informações sobre o vínculo entre a Fundação Escola São José e a Prefeitura de Itaúna.


O vereador Marcinho Hakuna solicitou que a Procuradoria do Legislativo tome as medidas necessárias para que os efeitos do apostilamento em nosso Município possam ser arguidos judicialmente.


O presidente Alex Artur solicitou a pavimentação da rua Clóvis Pereira, no bairro Garcias e também a captação pluvial na rua Dr. Tomás de Andrade, no bairro S. Geraldo.


O vereador Antônio Da Lua solicitou a instalação de placas de sinalização de parada obrigatória nos cruzamentos da rua Prof. Alice Andrade com as ruas Crispim Martins Fagundes e Izidro de Morais, no bairro de Lourdes. Solicitou ainda a elevação dos trilhos do bueiro da rua Mozart Machado em frente ao nº 435 e a instalação de placa de Pare no cruzamento da rua Maria do Carmo Myrrha e Rua Seis, bairro Aeroporto. Ele sugeriu ainda a instalação de lâmpada no poste da rua Manoel Ribeiro, próximo ao nº 199.


O vereador Gleisinho solicitou o serviço de reparos na rua Jorge Antônio da Fonseca e também o asfaltamento da Rua Osvaldo Chaves,no bairro Jadir Marinho;


O vereador Joel Márcio solicitou a implantação de bocas-de-lobo nas ruas do Bairro Residencial São Geraldo. Também a implantação de bocas-de-lobo nas ruas Vereador Thales Santos, Geralda Feliciana Ramos e Luiz Guimarães Jr., no bairro Jadir Marinho. Joel sugeriu ainda a implantação de esgotamento sanitário na Rua Izaurino do Vale, no bairro Vila Tavares.


O vereador Lucimar Nunes indicou ao Executivo o serviço de sinalização gráfica horizontal de "Pare" na rua Sebastião Soares, esquina com Rua Tarcísio Ribeiro, e em outras esquinas do bairro Santanense. Lucimar sugeriu ainda a recuperação de bueiro na rua Acácio Baeta, esquina com Av. Governador Magalhães Pinto e operação tapa-buracos no Distrito Industrial.


O vereador Maurício Aguiar solicitou o asfaltamento da Rua Izaurino do Vale, bairro Vila Tavares e também o asfaltamento de um trecho da rua Alfredo de Albuquerque, bairro Cerqueira Lima.


O vereador Joel Márcio cobrou providências em relação ao Parque Ecológico no bairro Morada Nova que está abandonado sem servidores para cuidar do local.



O vereador Hudson Bernardes solicitou informações sobre a situação em que se encontram as monitoras de creche aprovadas no último concurso público municipal.

Galeria de Fotos

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.