SALA DE IMPRENSA

Notícias

20 de Novembro – Dia da Consciência Negra

Facebook Twitter Google

A data nacionalmente comemorada no dia 20 de novembro de cada ano tem o objetivo de levantar várias questões acerca da luta negra em busca de igualdade social, bem como reunir diferentes ações de combate ao racismo e reacender o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade. 


O Dia da Consciência Negra foi instituído durante o governo Lula, através da Lei nº 10.639. O documento inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras. Além disso, instituiu o 20 de novembro como o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’. Apesar da legislação reconhecer a data em 2003, a sua existência é bem anterior.


Instituída por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, que protagonizou a luta de ex-escravizados no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga em Alagoas, a data ganhou visibilidade pela primeira vez em 1971, quando o grupo pioneiro realizou um ato evocativo à resistência negra na noite do dia 20 de novembro no clube Marcílio Dias, em Porto Alegre, evento  este que valorizava "o herói Zumbi dos Palmares".



Style

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.