Reivindicação de itaunenses é discutida por várias Câmaras da região.

Tema sobre pedágio na MG 050 foi sugerido por vereadores de Itaúna e Divinópolis

Vereadores da Câmara Municipal de Itaúna participaram nessa quinta-feira (17/10), do 8º encontro do Movimento Carlos Chagas- Vereadores Unidos por Justiça Social. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Piumhi-MG .

Durante o encontro os vereadores discutiram a respeito do valor desse intercâmbio ente as Câmaras permitindo novas ações comuns. Foi discutido a respeito dos problemas ligados Í s perícias médicas do INSS, cuja denúncia coletiva foi apresentada em Audiência Pública junto Í  Assembleia Legislativa de Minas Geais. Agora outras prioridades passaram a fazer parte do movimento: a redução do valor do pedágio e as melhores condições da Rodovia MG 050 e também a redução da maioridade penal e inserção do menor no mercado de trabalho como forma de trazer reflexos positivos Í  segurança pública.

Menor aprendiz

Os vereadores discutiam a respeito da necessidade de se adequar a Legislação com maior rigor aos adolescentes e jovens, como forma de gerar maior disciplina e coibir a violência. A ociosidade dos adolescentes também foi discutida e vista como ponto de partida para as práticas indevidas. Foi debatida ainda a necessidade de uma maior adequação da lei, permitindo que menores possam desempenhar atividades devidamente acompanhadas, como modo de formação e geração de melhores expectativas.

Foram apresentados por diversos representantes de Câmaras questionamentos a respeito da Concessão Í  Nascentes das Gerais. O vereador Gil Máximo ressaltou a luta dos itaunenses para resolver esse problema do pedágio, inclusive com a realização de audiência pública na Câmara Municipal de Itaúna junto Í  comunidade, representantes da Nascentes e outros envolvidos. Gil frisou que o problema está sendo debatido mesmo por representantes de cidades não atendidas diretamente pela rodovia onde há pedágio. Ele lembrou ainda o a grande quantidade de Termos Aditivos feitos, devido ao não cumprimento de obrigações pela concessionária.

Pedido de informações

Ao final do encontro foi assinado pelos vereadores presentes um ofício que será encaminhado ao Diretor Financeiro da Concessionária Nascentes das Gerais, Alexandre Tujisoki. O documento solicita informações sobre números de veículos que passam pelas seis praças de pedágio da MG 050 e a arrecadação mensal da empresa. O objetivo é obter mais informações para que se busquem alternativas de isenção de pagamento de pedágios para casos como os enfrentados por moradores de Itaúna, que pagam diariamente até mais de uma vez a tarifa. A finalidade é também buscar melhorias e maior segurança para a rodovia e analisar os repasses feitos aos municípios de abrangência da área de concessão, que inclui a MG 050, BR 265 e BR 491.

Documentos devem ser solicitados pelos vereadores também Í  Setop- Secretaria de Transito e Obras Públicas do Estado de Minas, para análise. Entre as informações os vereadores pretendem solicitar cópia do Contato e os aditivos firmados ente a Concessionária e o Estado.

Nono encontro

O próximo encontro do Movimento Carlos Chagas será na Câmara Municipal de Piumhi, no dia 07 de novembro, Í s 17H