SALA DE IMPRENSA

Notícias

Vereadores aprovam projeto que permite a construção de nova sede do Fórum local

Facebook Twitter Google

Vereadores aprovam projeto que permite a construção de nova sede do Fórum local-foi apreciado e votado pelos vereadores o Projeto de Lei Complementar 16/2013, que inclui o imóvel denominado Fazenda Retiro São João, como nova área urbana do município. Esse projeto vai possibilitar a destinação de um imóvel para a construção da nova sede do Fórum Desembargador Mário Matos. O vereador Nilzon Borges lembrou ser esse projeto de grande importância por viabilizar a construção da nova sede do fórum. A vereadora Palmira Feliciano comentou que na região desse imóvel há uma lagoa e alertou sobre a necessidade de permanecer sempre alerta pela preservação ambiental. O vereador Adão Batista lembrou que o projeto vai permitir maior desenvolvimento para a região, inclusive poderá aumentar o número de saídas dos bairros para a Av. Jove Soares, beneficiando a todos. O vereador Hudson Bernardes informou ter participado da reunião do Conselho das Cidades em que a mudança de área rural para urbana foi discutida e aprovada. O vereador Antônio Da Lua lembrou o quanto a mudança da sede do Fórum vai beneficiar a comunidade diminuindo o fluxo de pessoas no Centro de Itaúna. Para o vereador Gil Máximo o projeto, aprovado unanimemente será um grande benefício Í  cidade. O projeto foi votado por duas vezes, sem o intervalo legal de 15 dias, para permitir os processos de forma maisrápidae garantir o benefício Í  comunidade.


Acessibilidade em residências-o vereador Gleisinho apresentou para apreciação o Projeto de Lei Nº 60/2013, que proíbe a construção de degraus e a instalação de escadas em áreas externas de edificações em novas unidades habitacionais. A justificativa do vereador é que as escadas dificultam o acesso de idosos e outras pessoas com necessidades especiais e que a construção de rampas seria mais segura e prática, promovendo inclusão social sem a geração de maior custo na obra. Gleisinho lembrou a construção de vários conjuntos habitacionais sem respeitar a acessibilidade, ele mostrou fotos que ilustram essa situação e definiu como descaso Í s pessoas com deficiência, o que impede até fazer uma simples visita a vizinhos, o que exige ajuda de outros. O Parecer da Procuradoria do Legislativo identificou vícios de iniciativa no projeto e alguns vereadores votaram contrários Í  proposta, acompanhando o Parecer.  O vereador Joel parabenizou a iniciativa do vereador Gleisinho e disse acreditar ser vetado, mas se dispôs a auxiliar o proponente em ações que permitam essa melhoria proposta pelo projeto. O vereador Maurício parabenizou a iniciativa do vereador Gleisinho e elogiou as ideias sempre apresentadas por ele. A vereadora Palmira Feliciano lembrou a busca dos vereadores para melhorias na comunidade e alertou a dificuldade das pessoas com deficiência ter acesso Í s casas. O vereador Édio Gonçalves defendeu o projeto e lembrou o quanto já foi prometido e exigido legalmente que a cidade fosse adaptada Í s pessoas com deficiência, mas que nada foi concretizado até hoje. O vereador Leo Bala lembrou os vários pontos na cidade onde falta totalmente acessibilidade Í s pessoas, o que precisa ser revisto. Os vereadores Hudson Bernardes, Joel Márcio e Leo Bala justificaram defender a causa e não concordar com o projeto devido ao parecer contrário da Procuradoria. Os vereadores Antônio Da Lua e Adão Batista sugeriram que fosse feita uma indicação dessa ideia ao Executivo. O vereador Gleisinho sugeriu que, caso o conteúdo seja aprovado e vetado, o Executivo envie Í  Câmara um anteprojeto com essa finalidade. O vereador Nilzon Borges parabenizou a ideia e a necessidade de ter maior acessibilidade, não só Í s pessoas com deficiência, mas a todos. O Presidente Alex Artur parabenizou a atuação do vereador Gleisinho nessa e em outras iniciativas. O projeto foi rejeitado com 8 votos contrários e sete favoráveis.


Seguro de vida-foi aprovado pelos vereadores o projeto de Lei Ordinária, Nº 88/2013, que autoriza Í  Prefeitura realizar o pagamento de indenização de prêmio de vida.


Estagiários-foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Resolução 26/2013, que autoriza a Mesa Diretora da Câmara a firmar convênios com instituições de ensino para fins de estágio. 


Confraternização- os vereadores aprovaram também o Projeto de Resolução 28/2013, que autoriza a Câmara a realizar despesas para comemorações do Dia do Servidor e de comemoração natalina. O Presidente Alex Artur lembrou dos gastos que estão sendo feitos com responsabilidade.


O vereador Adão Batista parabenizou a iniciativa dos vereadores em realizar comemorações para os servidores do Legislativo em final de ano.


Dia do professor-  os vereadores lembraram da comemoração do Dia do Professor, classe ainda desvalorizada, que tem grande papel para a formação social.


Kit esportivo- o vereador Leo Bala lembrou que na próxima semana serão entregues Í  várias escolas da cidade, pelo Deputado Estadual Pompílio Canavez, quites de jogos esportivos, como forma de incentivo ao esporte.


Meio Rural-o vereador Maurício Aguiar alertou que o meio rural está esquecido pela atual Administração. Para ele só conserto de estradas não é o suficiente, sendo necessários mais recursos como segurança e saúde.


Campeonato Rural- o vereador Antônio Da Lua lembrou da realização, no último final de semana, do Campeonato de Futebol Rural. Ele parabenizou os atletas participantes e a Secretaria de Esportes pela organização do evento que há anos não ocorria. Cachoeirinha e Barragem foram os campeões do Primeiro Quadro Rural.


Caçambas de entulho- O vereador Antônio Da Lua solicitou que sejam tomadas providências a respeito de caçambas para recolhimento de entulho, deixadas próximo Í  igreja do bairro Aeroporto, que estariam sendo usadas para práticas indevidas. 


Iluminação pública- a vereadora Palmira Feliciano lembrou a precariedade da iluminação pública em alguns pontos da cidade inclusive na Praça José Corradi, no bairro Novo Horizonte. Ela pediu que o responsável pelo setor seja arguido pelos vereadores sobre o assunto. O Presidente Alex Artur informou que na próxima reunião o Pequeno Expediente será suprimido e o responsável pelo setor será convocado para comparecer Í  reunião para esclarecimentos.


Recursos para asfaltamento-o vereador Lucimar Nunes anunciou verba solicitada por ele e destinada através do Deputado Federal Miguel Correa, para a cidade de Itaúna. Através de emenda ao orçamento serão destinados 250 mil reais para asfaltamento de várias vias da cidade. 


Saneamento Básico-o vereador Nilzon Borges, líder o Executivo, convidou os vereadores para um encontro para tratar sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, que será realizado no dia 25 de outubro, sexta-feira, Í s 8H, no Saae.


Indicações


Constantemente os vereadores levam até o Executivo indicações e solicitações para melhorias em nossa cidade. Veja algumas dessas solicitações feitas:


O vereador Gleisinho solicitou que não seja realizada a alteração no trânsito para mão única da Rua Antônio Medeiros, no bairro de Lourdes. Gleisinho solicitou ainda a construção de um banheiro adaptado e duas salas para atender alunos com deficiência do Núcleo de Educação Infantil Santo Agostinho, localizado no Caic.


O vereador solicitou também a troca de redes de água que abastecem as vias: Avenida Hermínio Corradi, Rua Dona Augusta, Rua Donana Lima, Rua Adalgisa Lima e Avenida Silviano Brandão, no bairro Cerqueira Lima e também as ruas Manoel Correa, São Miguel e Santo Agostinho, no bairro das Graças. O vereador solicitou inclusive o recapeamento asfáltico dessas vias.


O vereador Hélio Machado solicitou que seja feita a operação tapa buracos na Rua Miguel Alves, no bairro Piedade e também na Rua Dr. Glaucus Corradi Melo, no bairro Três Marias. Hélio solicitou ainda que sejam feitos reparos na Rua Ernesto Vernúccio, inclusive em frente ao número 356, no bairro Cidade Nova.


A vereadora Palmira Feliciano cobrou maior estrutura para realização de oficinas no Caps Ad, onde já existem poucas opções gerando ociosidade aos pacientes. Ela sugeriu inclusive a colocação de toldos nas áreas de realização dos trabalhos.


A vereadora Palmira também solicitou que seja feita a captação pluvial na ruas Dr. Glaucus Corradi Melo. Ela pediu também esse serviço nas ruas Aureslina de Matos, Altamiro Gomes Nolasco, Dorveley Santos Machado e Dalmo Grassi de Paula no bairro Três Marias.


O vereador Maurício Aguiar lembrou da necessidade de haver um banheiro público organizado na cidade. Ele sugeriu ainda que a Prefeitura estruture a rodoviária, que está abandonada.


O vereador Maurício Aguiar comentou sobre visita feita no Pronto Socorro Municipal, onde identificou, através dos pacientes, que o atendimento melhorou muito. Ele parabenizou a atual Administração Municipal pela melhoria.


O vereado Leo Bala sugeriu a colocação de duas guaritas de ônibus na parte externa da Rodoviária de Itaúna, na Av. São João. Leo sugeriu a conversão em sentido único das ruas Bonfim e Newton Penido. Ele solicitou ainda a revitalização completa da Avenida Manoel da Custódia, com plantio de árvores no canteiro central, colocação de "traffic calming“ e pontos estratégicos e implantação de redutores de velocidade.


O vereador Antônio Da Lua lembrou a satisfação de hoje os vereadores estarem sendo melhores atendidos pelos secretários municipais, o que reflete em melhorias para a comunidade e demonstra o valor da união entre Executivo, Legislativo e Comunidade.


O vereador Edinho cobrou melhorias para o posto de saúde na Comunidade Rural de Brejo Alegre. Ele alertou ser urgente a necessidade de reforma no local para melhor atendimento da região.



O Presidente Alex Artur manifestou satisfação em ver a cidade passando por mudanças e melhorias, que há anos não se viam.

Galeria de Fotos

Acompanhe ao vivo nossas Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 14h CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Missão:
Legislar e fiscalizar em prol do bem comum.

Visão:
Ser reconhecida pela excelência na representatividade popular.

Valores:
Ética, Indepedência, Imparcialidade e Comprometimento.

Princípios
Gestão eficiente, Foco no bem comum e Transparência.